Fandom é uma comunidade de fãs pesados, com essas consequências

Fandom é um termo para uma comunidade que realmente idolatra uma determinada pessoa ou grupo, como uma banda. Na verdade, o comportamento da comunidade às vezes é considerado excessivo. Na verdade, os psicólogos acham que o fandom implica um transtorno mental chamado síndrome do culto à celebridade (síndrome de adoração a celebridade) ou popularmente chamada de síndrome ventilador pesado. Na verdade, fandom é um termo para descrever uma comunidade que é construída com base na preferência por certas coisas, como livros, atores e atrizes, grupos musicais, times de futebol e outros. Algumas pessoas conhecem o fandom como base de fãs, mais alguma menção como cultura de fãs. Enquanto isso, as pessoas que não fazem parte do fandom vão pensar neles como geek.

Fandom é uma condição de conseqüênciasíndrome de adoração a celebridadee, aqui está a explicação

As pessoas que se juntam a fandoms geralmente não são apenas fãs comuns, mas na verdade sentem uma ligação emocional com o ídolo. Eles também percebem esse amor realizando eventos regulares, como festivais de fantasias. Vendo pessoas que ventilador estar pesado com alguma coisa ou alguém já é muito comum na sociedade. No entanto, isso não significa que o amor cego deva se arrastar, porque pode interferir na sua saúde mental. O Fandom corre o risco de causar autoconfiança no próprio corpo. Síndrome do culto à celebridade, também conhecida como síndrome de adoração a celebridade é um termo para um transtorno de comportamento obsessivo-viciante em uma pessoa. Essa síndrome pode acontecer com qualquer pessoa, mas geralmente é vivenciada por aqueles que idolatram celebridades, políticos ou figuras públicas que aparecem na televisão ou em outros meios de comunicação de massa. De acordo com pesquisas, a síndrome de adoração a celebridades em pessoas que são membros do fandom é tridimensional. Aqui está a explicação.

1. Dimensão de entretenimento social

Essa dimensão diz respeito ao comportamento de quem se sente atraído por celebridades ou figuras públicas por causa de sua imagem veiculada na mídia. Esta imagem faz com que seus fãs tenham um assunto em comum para falar ou torcer.

2. Dimensão pessoal intensa

Esta dimensão diz respeito a indivíduos que têm sentimentos intensos e compulsivos por uma celebridade.

3. Dimensão patológica-limite

Essa dimensão ocorre quando uma pessoa não hesita em apresentar comportamentos e fantasias incontroláveis ​​sobre a celebridade em questão. Em um estudo realizado no Reino Unido, a síndrome de adoração a celebridades está intimamente relacionada a condições precárias de saúde mental nos pacientes. Eles tendem a sentir ansiedade, depressão, altos níveis de estresse e falta de confiança na forma do próprio corpo. Essa síndrome é encontrada principalmente em adultos, mas não são poucas as meninas com idade entre 14 e 16 anos que também são afetadas por ela. O mesmo estudo revelou ainda que pessoas que são grandes fãs de alguma coisa ou de alguém, têm uma atitude solitária e gostam de fantasiar. [[Artigo relacionado]]

Prós e contras do fandom

Não são poucas as pessoas que pensam no fandom como um meio de canalizar seu amor por alguém ou por algo. Se não, até que continue a ser síndrome de adoração a celebridades, na verdade, isso tem um impacto positivo na saúde mental, como ser menos sujeito ao estresse, obter eventos de socialização e aumentar a autoconfiança. O Fandom também corre o risco de ter um comportamento de compra compulsivo. Por outro lado, o fanatismo excessivo que leva a um comportamento obsessivo e viciante, na verdade, tem um impacto negativo em sua saúde mental, conforme a seguir.

1. Dissociação

A dissociação é uma discrepância entre pensamentos, ambiente, ações e identidade própria. Em psicologia, o transtorno dissociativo de identidade, também conhecido como personalidade múltipla, geralmente ocorre em pessoas com síndrome de adoração a celebridades de alto nível.

2. Comportamento de perseguição

A síndrome do grande fã pode fazer com que alguém não hesite em seguir seus ídolos onde quer que eles estejam. Na verdade, esses fãs gostam de perseguir e explorar a vida privada dessas figuras públicas, o que não deveria ser para consumo público.

3. Compras compulsivas

Pessoas que sofrem de síndrome de adoração a celebridades geralmente não pensam muito em comprar coisas relacionadas ao seu ídolo. Mesmo que não tenham dinheiro para comprar o item, os fãs não hesitam em usar meios extremos, como roubar.

4. Depressão e ansiedade

O último efeito da síndrome de adoração à celebridade que pode ocorrer no fandom é a depressão e os transtornos de ansiedade, o que significa que é muito prejudicial à mente de uma pessoa. Pessoas com essa síndrome geralmente são inseguras, inclusive por causa do formato do corpo ou do rosto que não é semelhante ao do ídolo.

Notas de SehatQ

Qualquer coisa em excesso não é bom, inclusive adorar alguém, até mesmo ser viciado e fechar os olhos para suas deficiências. Entrar para um fandom é bom, desde que você esteja mais preocupado em assumir a responsabilidade por si mesmo e sua família. Se você quiser saber mais sobre a síndrome ventilador peso e seus efeitos na saúde mental, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.