Significado de Suspeito, Provável e Confirmação de Substitutos para os Termos ODP, PDP e OTG para Casos Corona

Os termos ODP, PDP e OTG certamente são familiares aos seus ouvidos desde o surto do novo vírus corona ou casos de Covid-19 na Indonésia. No entanto, recentemente, o Ministro da Saúde da República da Indonésia, Terawan Agus Putranto, substituiu os três mandatos. Qual é o novo termo usado?

Os termos ODP, PDP e OTG foram oficialmente substituídos pelo Ministro da Saúde

Os termos pessoas sob monitoramento (ODP), pacientes sob vigilância (PDP) e pessoas sem sintomas (OTG) foram oficialmente removidos pelo ministro da Saúde, Terawan Agus Putranto. Em vez disso, surgiram vários novos termos, nomeadamente casos suspeitos, casos prováveis ​​e casos confirmados. A substituição deste termo está contida no Decreto do Ministro da Saúde da República da Indonésia Número HK.01.07 / MENKES / 413/2020 relativo às Diretrizes para a Prevenção e Controle da Doença por Coronavírus 2019 (COVID-19) que foi assinado por Terawan na segunda-feira, 13 de julho de 2020. Embora substituído, vários novos termos são feitos para mostrar os grupos de risco, bem como o aparecimento de sintomas de pessoas que podem ou já foram expostas ao vírus SARS-Cov-2.

Diferença entre casos suspeitos, prováveis ​​e confirmados

Casos suspeitos, casos prováveis ​​e casos confirmados são novos termos para substituir os casos ODP, PDP e OTG do vírus corona, anteriormente conhecidos. Para além dos casos suspeitos, prováveis ​​e confirmados, existem também outros novos termos relacionados com a nomenclatura de pessoas infectadas com o vírus corona na Indonésia, nomeadamente contactos próximos, viajantes, descartado , isolamento completo e morte. Para não ser confundido e mal pronunciado, aqui estão as diferenças em termos suspeitos, prováveis, confirmados e outros novos termos relacionados ao caso do vírus corona definido pelo Ministro da Saúde Terawan.

1. Caso suspeito

O caso suspeito é um substituto para os termos ODP e PDP. Diz-se que uma pessoa tem um caso suspeito se ela tem uma Infecção Respiratória Aguda (IRA), febre (≥38 graus Celsius) ou história de febre; e acompanhada por um dos sintomas ou sinais de doença respiratória, como tosse, falta de ar, dor de garganta, coriza e pneumonia leve a grave. Além disso, nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas da doença, apresentar histórico de viagem ou ter vivido em um país / território da Indonésia onde haja casos confirmados de Covid-19 e / ou histórico de contato com casos provável ou casos confirmados de Covid-19. Você também é considerado um caso suspeito se tiver uma IRA ou pneumonia grave que requeira tratamento hospitalar e não houver outras causas subjacentes para o início dos sintomas de Covid-19.

2. Caso provável

Um caso provável é um caso suspeito de IRA grave ou Sistema de Doença Respiratória Aguda (ARDS) ou morreu com um diagnóstico que se acredita ser Covid-19. No entanto, ainda não há resultados do teste de swab RT-PCR.

3. Confirmação de caso

Uma pessoa pode ser categorizada como um caso confirmado se estiver positivamente infectada com o vírus Covid-19, conforme evidenciado por testes rápidos e exames laboratoriais de PCR. Os casos de confirmação dividem-se em dois tipos, nomeadamente os casos confirmados com sintomas (sintomáticos) e os casos confirmados sem sintomas (assintomáticos).

4. Fechar contato

Contato próximo é o termo dado a pessoas que possuem histórico de contato com casos prováveis ​​ou confirmados de COVID-19. O histórico de contato em questão inclui:
  • Contato face a face com ou próximo a um caso provável ou confirmado em um raio de 1 metro e por um período de 15 minutos ou mais.
  • Toque físico direto com um caso provável ou confirmado. Por exemplo, apertar as mãos, dar as mãos, abraçar, beijar e outros.
  • Pessoa que presta atendimento direto a pessoa com caso provável ou confirmado, sem o uso de equipamento de proteção individual (EPI) adequado.
  • Outras situações que indicam contato são baseadas em uma avaliação de risco local estabelecida pela equipe de investigação epidemiológica local.
Para encontrar alguém que está em contato próximo em casos prováveis ​​ou confirmados que são sintomáticos, o período de contato pode ser calculado de 2 dias antes do aparecimento dos sintomas a 14 dias após o aparecimento dos sintomas. Enquanto isso, para encontrar alguém que tenha status de contato próximo em casos prováveis ​​ou confirmados que são assintomáticos, o período de contato pode ser calculado de 2 dias antes e 14 dias após a data de coleta das amostras de casos confirmados.

5. Viajantes

Viajante é aquele que viaja de dentro do país (nacional) ou do exterior nos últimos 14 dias.

6. Descartado

Alguém disse descartado se atender a um dos seguintes critérios:
  • Pessoas com status de caso suspeito cujos resultados do exame RT-PCR foram negativos por 2 dias consecutivos com um intervalo de> 24 horas.
  • Pessoas com status de contato próximo que concluíram um período de quarentena de 14 dias.

7. Concluir o isolamento

O termo isolamento completo é dado a uma pessoa se ela atender a um dos seguintes critérios:
  • Casos confirmados sem sintomas (assintomáticos) que não foram submetidos a novo exame de RT-PCR com acréscimo de 10 dias de auto-isolamento desde a retirada da amostra de diagnóstico.
  • Casos prováveis ​​/ casos confirmados com sintomas (sintomáticos) que não foram submetidos a outro exame RT-PCR contados 10 dias a partir da data de início e mais 3 dias de auto-isolamento, no hospital ou em casa, após não apresentarem mais os sintomas de febre e problemas respiratórios.
  • Casos prováveis ​​/ casos confirmados com sintomas (sintomáticos) que apresentam resultados negativos em 1 vez de acompanhamento por RT-PCR, além de um mínimo de 3 dias de auto-isolamento, no hospital ou em casa, após não apresentar mais sintomas de febre e Problemas respiratórios.

Como se proteger da propagação da Covid-19

Covid-19 é um novo tipo de doença com uma taxa de transmissão bastante alta. A taxa de transmissão do vírus corona em si pode ser influenciada pelo movimento das pessoas, pelas interações entre humanos e pela reunião de muitas pessoas. Portanto, é necessário envidar esforços adequados de proteção da saúde. Os esforços para se proteger visam prevenir a ocorrência de transmissão de pessoa para pessoa em larga escala. Algumas das maneiras mais fáceis e adequadas de se proteger e proteger outras pessoas da transmissão da Covid-19 são:
  • Sempre use uma máscara quando estiver em ambientes internos e externos
  • Mantenha uma distância segura de outras pessoas até 1 metro
  • Lave as mãos freqüentemente com sabão e água corrente por pelo menos 20 segundos. Se você não conseguir encontrar água corrente, use uma solução de limpeza à base de álcool a 60%.
  • Aplicar a etiqueta adequada para tossir e espirrar, nomeadamente cobrindo o nariz e a boca com um lenço de papel ou a parte interna do cotovelo.
  • O vírus Corona acabou sendo transmitido pelo ar
  • O que você deve fazer ao passar pelo novo normal
  • Proteção facial para prevenir o vírus Corona, é realmente eficaz?

Notas de SehatQ

Os termos ODP, PDP e suspeito foram alterados para casos suspeitos, prováveis ​​e confirmados. Geralmente, o prazo será obtido quando o governo continuar a monitorar ( rastreamento ) em cada região. No entanto, certifique-se sempre de se autoexaminar ativamente e relatar se tiver sintomas de coronavírus.