11 tipos de peixes de água doce ricos em nutrientes

O peixe é uma fonte de alimento animal com uma miríade de nutrientes que são bons para o corpo. Não só os peixes marinhos, na verdade os peixes de água doce não são menos saudáveis. Na verdade, esses peixes de água doce são considerados mais saudáveis ​​porque vivem em reservatórios, rios, lagos ou lagoas menos poluídos do que os peixes marinhos. Vamos , identifique os tipos e o conteúdo nutricional dos peixes de água doce, junto com os possíveis perigos e métodos de processamento seguros.

Tipos de peixes de água doce e seu conteúdo nutricional

Os peixes de água doce não têm menos conteúdo nutricional do que outros frutos do mar. Semelhante aos peixes marinhos, os peixes de água doce têm alto teor de proteínas e baixo teor de gordura. Além disso, os peixes de água doce também são ricos em nutrientes, como vitaminas, minerais, ômega-3 e ômega-6, que são bons para prevenir doenças crônicas e melhorar a saúde. Aqui estão alguns tipos de peixes de água doce e seu conteúdo nutricional que podem ser uma opção de menu em seu prato.

1. Nila

Peixe papagaio ( tilápia ) é um dos peixes de água doce bastante populares e frequentemente utilizado como prato principal. Além de barata, a tilápia também é uma boa fonte de proteína e baixa em calorias e gorduras. A tilápia contém ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, vitaminas B e vários minerais, como fósforo, selênio e potássio. Além de delicioso, esse teor de nutrientes também tem potencial para melhorar a saúde e prevenir doenças.

2. Truta arco-íris

Truta arco-íris ( truta arco-íris ) é um dos peixes de água doce mais amplamente cultivados. Considerando que este peixe é fruto do cultivo, o peixe truta arco-íris considerado mais seguro e saudável. A truta é conhecida por ser uma boa fonte de proteínas e vitamina B12 para o corpo. Além do cultivo, esse peixe também é encontrado nos rios.

3. Peixe-gato

Quem não conhece o bagre, este peixe de água doce preferido de muita gente também possui um rico conteúdo nutricional. O peixe-gato é rico em proteínas, ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, vitamina B12 e vários minerais, como selênio, fósforo, tiamina e potássio. Com este conteúdo, você pode obter vários benefícios para a saúde comendo peixe-gato.

4. Cortiça

O peixe cabeça de cobra é um dos peixes de água doce que é rico em nutrientes. Outro tipo de peixe de água doce idêntico aos pratos indonésios, nomeadamente o peixe cabeça de cobra. O peixe cabeça de cobra tem alto teor de proteínas, principalmente albumina e aminoácidos, além de ácidos graxos essenciais. Não se esqueça que a cortiça também é rica em vitaminas e minerais, especialmente zinco, necessário para manter o sistema imunológico. Com esse conteúdo nutricional, o peixe cabeça de cobra foi testado clinicamente para ser usado como suplemento e remédio para diversas doenças.

5. Base

O peixe basa ou peixe swai é um tipo de peixe branco de água doce nativo do sudeste asiático. Este peixe ainda é uma espécie com bagre. Como outros peixes, os peixes alcalinos são ricos em proteínas e têm poucas calorias. Este peixe de água doce também contém ácidos graxos ômega-3, que são bons para a saúde do coração e do cérebro. [[Artigo relacionado]]

6. Enguia

A enguia pertence à categoria de peixes de água doce que também é bastante popular para ser usada em vários pratos na Indonésia e até no Japão. Os benefícios das enguias incluem o conteúdo de proteínas e derivados completos de aminoácidos essenciais e não essenciais necessários ao corpo. Diário Ciência Alimentar e Nutrição menciona, as enguias também contêm ácidos graxos ômega-3, vitamina A, vitamina B12 e são ricas em cálcio, que são bons para apoiar a saúde do corpo.

7. Mas

Mais um tipo de peixe de água doce popular na Indonésia: a carpa. Não apenas popular como prato de arquipélago, o peixe dourado ( carpa ) também é bastante popular para cultivo. Além de deliciosa, a carne de peixe dourado é uma grande fonte de proteínas. O peixe dourado também contém vitamina B12, minerais de fósforo e ácidos graxos que são benéficos para o corpo. No entanto, tome cuidado ao consumi-lo para não engolir os espinhos dos peixes. A razão, este peixe tem muitos espinhos.

8. Bawal

O pomfret de água doce também é muito apreciado pelo povo da Indonésia. Usado não apenas como prato, o pomfret também é um animal cultivado lucrativo. Pomfret também contém nutrientes, incluindo proteínas, ferro, fósforo e cálcio, que são bons para o crescimento, superar a anemia e apoiar a saúde. Em um estudo publicado na revista Jornal Internacional de Pesca e Estudos Aquáticos Diz-se que o valor nutricional do pomfret pode durar mais tempo após o processo de cozimento em comparação com o peixe hilsa (um tipo de peixe marinho).

9. pargo amarelo

O pargo também é delicioso e nutritivo em comparação com o pargo (Aulia A / Shutterstock). poleiro amarelo ) é um peixe de água doce que geralmente vive em lagos. Como outros peixes, o pargo também tem alto teor de proteínas e aminoácidos, além de baixo teor de gordura. O pargo também é rico em ômega-3, complexo de vitamina B e vitamina C, que são bons para acelerar o metabolismo do corpo e evitar várias doenças infecciosas e degenerativas.

10. Código

O bacalhau é um peixe de água doce com polpa branca e sabor suave. Este peixe é rico em proteínas, vitaminas B e minerais como selênio e fósforo. A carne não é apenas repleta de nutrientes, o óleo de fígado de bacalhau também é rico em vitamina D e ácidos graxos ômega-3. É por isso que os suplementos de óleo de fígado de bacalhau são tão populares para manter a saúde.

11. Salmão do Atlântico

O salmão do Atlântico é um animal de cultura de água doce rico em benefícios. Semelhante ao salmão marinho, o salmão do Atlântico ou salmão de viveiro também contém nutrientes, incluindo alto teor de proteína, ômega-3, ômega-6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco. Em contraste com o salmão do mar, o salmão de viveiro tem um peso e valor nutricional maiores, especialmente teor de ômega-3. Em um estudo em Jornal da Academia de Nutrição e Dietética , consumir salmão do Atlântico duas vezes por semana pode aumentar os níveis de ômega-3 no sangue e pode reduzir o risco de doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos.

Os peixes de água doce representam algum perigo para a saúde?

Com o conteúdo de vários nutrientes nele, o consumo de peixes de água doce é muito bom para apoiar a saúde. No entanto, o consumo de peixe é certamente inseparável dos riscos para a saúde que ameaçam. Embora ainda esteja dentro dos limites de tolerância e possa ser inferior ao dos peixes marinhos, a possibilidade de contaminação de resíduos industriais como o mercúrio ainda está presente nos peixes de água doce. Esses compostos podem se acumular e são tóxicos para o corpo. Além da contaminação de resíduos industriais, peixes de água doce também são suscetíveis à contaminação química. Isso ocorre porque a maior parte da piscicultura de água doce usa drogas especiais para controlar patógenos e parasitas em tanques de aquicultura. No entanto, você não precisa se preocupar, em um estudo publicado no JAMA, os benefícios potenciais dos peixes de água doce superam os riscos à saúde que representam. Para minimizar os riscos à saúde que ocorrem, certifique-se de que os peixes de água doce que você consome estão perfeitamente cozidos e em quantidades adequadas. [[Artigo relacionado]]

Delicioso e saudável, é assim que se processa peixe de água doce

Sem dúvida, peixes de água doce podem ser o cardápio certo para você e sua família. Além de baratos e fáceis de obter, os peixes de água doce também são ricos em nutrientes. Algumas maneiras de processar o peixe podem ter impacto sobre o teor de calorias, sódio e gordura nele contido. Se você escolher o método de cozimento errado, seu prato de peixe de água doce adicionará calorias, colesterol ruim e gordura em seu corpo, o que tem impacto sobre vários riscos à saúde. É por isso que você pode seguir algumas das dicas a seguir para processar peixes de água doce.
  • Grelhar ainda é a melhor forma de saborear uma refeição saudável. Peixe de água doce assado a 190? dentro de 10-15 minutos, ou até estar totalmente cozido.
  • Sinta-se à vontade para adicionar azeite, alho, suco de limão e outras especiarias para obter mais benefícios para a saúde e sabor.
  • Evite cozinhar peixes fritando especialmente com óleo usado porque pode aumentar os níveis de colesterol ruim, gordura e calorias.
  • Evite usar sal em excesso na culinária, pois pode aumentar os níveis de sódio, que apresentam risco de hipertensão.
  • Evite também o uso excessivo de açúcar e temperos alimentares
Todos os tipos de peixes, incluindo aqueles que vivem em água doce, oferecem um conteúdo nutricional de ômega-3 que é muito caro perder. O processamento adequado não apenas adicionará sabor, mas também aumentará os benefícios potenciais para a saúde. Certifique-se também de escolher peixes de água doce frescos e de boa qualidade e lave-os adequadamente para evitar o risco de intoxicação alimentar. Ainda hesita em adicionar peixes de água doce processados ​​à sua dieta? Consulte mais informações usando os recursos conversa de médico através do aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo em Loja de aplicativos e Google Play agora!