É verdade que o leite materno pode tornar o leite materno mais abundante?

Beber leite materno (leite materno) é frequentemente considerado um atalho para fazer o leite materno fluir mais abundantemente. Então, o leite suavizante do leite materno é realmente eficaz para aumentar a produção de leite materno? Você deve beber este leite para garantir o aleitamento materno exclusivo da criança? Na verdade, muito ou menos da produção de leite materno é influenciada por vários fatores, como a frequência da amamentação direta, o intervalo entre duas sessões de amamentação e a pega do bebê ao sugar o leite da mãe. É inegável que o consumo de alimentos, medicamentos e suplementos também pode afetar a qualidade e a quantidade do leite materno.

Conheça a composição e eficácia do leite para aumentar o leite materno

Atualmente, o leite facilitador que circula no mercado costuma ser feito de leite de vaca, alguns à base de leite de amêndoa ou leite de soja para mães alérgicas à proteína do leite de vaca. Este leite pode ser enriquecido com outros valores nutricionais ou com extratos adicionados de ingredientes naturais que se acredita estimularem o leite materno, como folhas de katuk ou feno-grego. A seguir está uma explicação da eficácia do leite de aumento do leite materno com base em pesquisas científicas até agora.

1. Leite de vaca

Você pode frequentemente ouvir muitas mães que amamentam alegando que sua produção de leite é mais estável após o consumo do leite materno, que é amplamente vendido no mercado. Porém, até o momento, não há pesquisas que afirmem que o consumo de leite de vaca pode aumentar a quantidade de leite materno. Mesmo assim, ainda é recomendado que você beba qualquer leite de vaca (não necessariamente aquele rotulado como 'leite materno') para melhorar a qualidade do leite materno. Além de proteínas e cálcio, o suplemento de leite materno feito de leite de vaca geralmente contém nutrientes, como colina, ferro e ômega-3 e ômega-6, que são bons para bebês e mães que amamentam. A pesquisa também mostra que mulheres grávidas que bebem regularmente leite de vaca durante a amamentação têm níveis mais elevados de anticorpos IgA do que mães que raramente bebem leite. Esses anticorpos podem tornar os intestinos do bebê mais fortes, de modo que eles ficam menos propensos a desenvolver alergias à proteína do leite de vaca mais tarde na vida. Se você é alérgico ou mesmo intolerante à lactose, deve evitar beber leite feito de leite de vaca. Em vez disso, você pode experimentar o leite materno reforço a partir de ingredientes que são mais amigáveis ​​para a digestão, como leite de soja e leite de amêndoa.

2. Leite de soja

O leite de soja também tem sido amplamente utilizado como leite materno, o que é bastante acessível. A boa notícia é que pesquisas mostram que o leite de soja pode aumentar a produção de leite materno, principalmente para mães que ainda estão no puerpério. O efeito positivo do leite de soja no suprimento de leite materno é devido ao conteúdo de isoflavonas nele. As isoflavonas ou hormônios fitoestrogênicos são hormônios estrogênicos produzidos naturalmente pelo corpo e podem ajudar as glândulas mamárias das mães que amamentam a produzir mais leite materno.

3. Leite de amêndoa

Não são poucas as mães que amamentam que escolhem o leite de amêndoa como leite suavizante enquanto aumenta a espessura e a doçura do leite materno. O leite de amêndoa é realmente rico em vitaminas e minerais, especialmente proteínas e cálcio, mas o efeito das amêndoas no aumento da produção de leite materno ainda é apenas uma crença e sugestão. Contanto que você acredite que o leite materno pode realmente iniciar sua produção de leite, não há nada de errado em fazer do leite sua dieta enquanto amamenta seu filho. No entanto, não se esqueça de aplicar os princípios básicos de como aumentar o leite materno de acordo com as recomendações do médico a seguir.

Maneira natural de aumentar o leite materno

A produção de leite materno segue o princípio de oferta e procura, o que significa que quanto mais frequentemente seus seios são esvaziados (através da amamentação direta ou bombeamento), mais leite você produzirá. Portanto, é altamente recomendável que você use estes métodos para promover o leite materno:

1. Amamentar com mais frequência

Normalmente, o bebê mama 8 a 10 vezes ao dia, mas também pode ser mais ou menos frequente.

2. Bombeamento durante as pausas para amamentar

Torne a extração do leite materno uma atividade de rotina, especialmente após alimentar seu bebê, quando ele faltar a uma sessão de alimentação ou quando seu filho beber leite em pó de uma mamadeira.

3. Amamente com ambos os seios

A sucção direta do seu bebê estimula a produção de leite e enriquece o conteúdo nutricional do leite materno. [[artigos relacionados]] Esta forma de aumentar a produção de leite começará a mostrar resultados após alguns dias de uso. Se a produção de leite ainda for problemática, consulte um médico ou um conselheiro em lactação.