7 maneiras de se livrar da gagueira em adultos

A gagueira é um distúrbio da fala que pode ser vivenciado por pessoas de todas as idades. Essa condição tornará difícil para o sofredor falar e, eventualmente, repetir palavras, para prolongar o som que sai de sua boca. As pessoas que gaguejam sabem realmente o que querem dizer, mas têm dificuldade em transmiti-lo. Não apenas as crianças pequenas, os adultos também podem experimentar a condição de gagueira. Como se livrar da gagueira em adultos?

Como se livrar da gagueira em adultos

Antes de saber como se livrar da gagueira em adultos, você deve primeiro conhecer os três tipos de gagueira. Quais são os três tipos de gagueira?
  • Gagueira na infância: esse tipo de gagueira é mais comum em crianças menores de 5 anos, especialmente nos meninos. Isso acontece quando as crianças estão no processo de aprender a falar e falar. A gagueira pode desaparecer sozinha, sem tratamento.
  • Neurogênica: a gagueira é causada por uma sinalização anormal entre os nervos, o cérebro ou os músculos.
  • Psicogênica: se a gagueira ocorre devido a um distúrbio da parte do cérebro que regula o pensamento e o raciocínio, a gagueira é classificada como um tipo de distúrbio psicogênico.
A gagueira não é uma condição médica a ser considerada levianamente. A prova, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, sofrem desse distúrbio da fala. Embora seja mais comumente encontrado em homens, isso não significa que as mulheres não possam experimentá-lo. Você pode pensar que a gagueira é apenas parte do aprendizado das crianças a falar. Na verdade, 5 a 10% das crianças pequenas terão gagueira durante a vida. Mas normalmente, a gagueira começa a desaparecer com a idade. No entanto, uma em cada quatro crianças, pode ser "assombrada" com gagueira, na idade adulta. Isso é o que muitas pessoas temem. Então, como lidar com a gagueira em adultos?

1. Aprenda a falar devagar

Às vezes, falar rápido demais pode piorar os sintomas da gagueira. Portanto, praticar para falar devagar pode aliviar os sintomas da gagueira. Se for feito todos os dias, como superar essa gagueira, pode ajudar a falar com mais fluência. Por exemplo, falar em voz alta ao ler um livro, mas em um ritmo lento. Isso pode ser feito se você estiver sozinho em casa. Se você já domina esse método de superar a gagueira, tente se comunicar com outras pessoas usando o mesmo ritmo. Outra opção é pausar cada palavra ou frase falada. Além disso, respirar fundo antes de falar também pode ajudar a evitar e controlar a gagueira.

2. Evite gaguejar palavras de "gatilho"

Algumas pessoas que sofrem de gagueira têm certas palavras que podem desencadear os sintomas de gagueira. Essas palavras-gatilho podem ser diferentes de uma pessoa para outra. Portanto, evitar palavras que desencadeiam a gagueira pode ser muito útil para lidar com a gagueira. Você pode procurar outras palavras alternativas para evitar isso.

3. Meditação

Além de ser capaz de aliviar o estresse e a ansiedade, vários estudos mostraram que a meditação também pode ajudar a aliviar os sintomas da gagueira. A meditação visa aqui enfocar o que está acontecendo com o corpo e o conteúdo da mente. Acredita-se que isso ajude as pessoas que sofrem de gagueira a serem mais fluentes na fala.

4. Converse com pessoas que querem entender

Às vezes, conversar com alguém que gagueja exige paciência. Essa situação às vezes pode deixar a pessoa irritada e sem vontade de responder às palavras do gago.

Na verdade, faz o sofredor gaguejar, o que o torna ainda mais inseguro. Na verdade, uma resposta insatisfatória dos ouvintes pode fazer com que os sofredores gaguejem, apresentando sintomas mais graves. Tente ajudar a pessoa que gagueja acalmando-a e pedindo-lhe que respire fundo. Ser gago não é fácil. Portanto, não torne as coisas difíceis por não responder bem ao que ele diz.

5. Fonoaudiologia

Não apenas crianças pequenas com gagueira são indicadas para realização de terapia fonoaudiológica. Os adultos também são recomendados a seguir a terapia da fala, para "vencer" o distúrbio da fala com gagueira. Porque, um terapeuta pode ajudá-lo a:
  • Fale mais devagar
  • Notificar quando os sintomas de ataque de gagueira
  • Situações de controle quando os sintomas de gagueira pioram
  • Ensine bons padrões de fala
Alguns estudos chegam a afirmar que a fonoterapia é a melhor forma de tratar as pessoas com gagueira.

6. Terapia cognitivo-comportamental

A terapia cognitivo-comportamental é um tipo de psicoterapia que pode ajudar uma pessoa a mudar sua perspectiva e comportamento. Para lidar com casos de gagueira, esta terapia pode ajudar os sofredores ao:
  • Comunique-se diretamente
  • Fornece educação sobre a condição de gagueira
  • Ensine técnicas de relaxamento, como respiração profunda
  • Elimine pensamentos perturbadores
A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar as pessoas com gagueira a aliviar a ansiedade causada pelo próprio distúrbio da fala.

7. Remédios

Os médicos geralmente prescrevem medicamentos como o alprazolam (um ansiolítico), o citalopram (um antidepressivo) e a clomipramina (um antidepressivo). No entanto, essas drogas são consideradas ineficazes para o alívio da gagueira em uma pessoa. Mesmo que funcione, os sintomas da gagueira não desaparecem completamente. No entanto, acredita-se que essas drogas funcionem melhor quando pessoas com distúrbios da fala com gagueira estão fazendo terapia da fala. As sete formas acima podem ser experimentadas como forma de superar a gagueira em adultos. Consultar um médico e um psicólogo é uma opção altamente recomendada, a fim de se manter confiante e poder vencer a disfunção da fala com gagueira. [[artigo relacionado]] Embora não haja cura para esse distúrbio da fala, acredita-se que os métodos de gagueira, como a terapia da fala, sejam muito eficazes no controle da fala. Portanto, não desista da luta contra a percepção da condição de gagueira.