Otimizando o desenvolvimento da primeira infância, em que prestar atenção?

Você pode frequentemente ouvir declarações que dizem que monitorar o desenvolvimento da primeira infância é muito importante para o seu futuro. agora, você sabe o que significa a própria primeira infância e quais aspectos do desenvolvimento você deve monitorar? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a primeira infância compreende crianças de 0 a 8 anos. Enquanto isso, o desenvolvimento da primeira infância é o progresso vivenciado pela criança como um todo, desde o aspecto físico até o socioemocional da criança. A idade precoce é um período crítico para as crianças, pois neste período o cérebro da criança se desenvolve muito rapidamente e ainda pode mudar de acordo com a formação dos pais aos fatores ambientais. A Associação Indonésia de Pediatras (IDAI) enfatiza que o desenvolvimento mais importante na primeira infância ocorre nos primeiros 1.000 dias de vida (desde o início da gravidez até os 2 anos de idade). Nesta fase, a capacidade do cérebro da criança se desenvolve até 80 por cento em comparação com o cérebro do adulto. Se houver um distúrbio do desenvolvimento, os pais devem encontrar imediatamente uma solução para que não afete a qualidade de sua vida.

Quais são os aspectos do desenvolvimento da primeira infância?

O desenvolvimento na primeira infância será mais fácil de monitorar quando for classificado em quatro categorias básicas, a saber:
  • Desenvolvimento físico e motor
  • Capacidade de se comunicar ou falar
  • Cognitivo (aprender, pensar e resolver problemas)
  • Social e emocional.
Para realizar uma infância saudável, esses quatro aspectos devem andar de mãos dadas. Ou seja, os pais devem desenvolver a inteligência dos filhos não apenas medida por sua habilidade em um aspecto. Por exemplo, a atitude socioemocional da criança será vista por meio de sua capacidade de falar e se comunicar com os colegas. Por outro lado, a capacidade das crianças de resolver problemas é influenciada por sua condição física e habilidades motoras. Muitas coisas afetam o desenvolvimento desses quatro aspectos, a saber, a paternidade que ama e cuida dos filhos para a satisfação de suas necessidades nutricionais. Os pais também devem garantir que o ambiente de brincadeira seja seguro e que as crianças possam viver, aprender, crescer e desenvolver seu potencial. [[Artigo relacionado]]

Coisas que você deve monitorar no desenvolvimento da primeira infância

O desenvolvimento na primeira infância precisa ser monitorado Para otimizar o aprendizado na primeira infância, você deve se adaptar às características de sua idade. Aqui estão alguns pontos que você pode usar como guia no monitoramento do desenvolvimento da primeira infância.
  • 0-1 anos

Esta fase é o período de crescimento mais rápido em comparação com outras faixas etárias. Nesse momento, as crianças aprenderão várias habilidades e aptidões básicas. As características dos bebês com idade são ter habilidades motoras, como rolar, engatinhar, sentar, ficar em pé e andar. Além disso, as crianças aprendem a usar seus cinco sentidos, a saber, ver, tocar, ouvir, cheirar e saborear, colocando cada objeto na boca. Em termos de comunicação social, as crianças tentam se comunicar com os adultos usando uma linguagem verbal e não verbal rudimentar. Com 1 ano de idade, as crianças podem pronunciar as primeiras palavras com clareza e serem compreendidas pelos adultos, não apenas 'ba-ba-ba', mas já podem dizer as palavras 'ma-ma', 'pa-pa' ou 'ma '-u'.
  • 2-3 anos de idade

O desenvolvimento da primeira infância nesta fase é marcado por crianças que são muito ativas na exploração de objetos ao seu redor. As crianças também começam a aprender a desenvolver competências linguísticas, nomeadamente conversando. Na idade de 2 anos, as crianças dominam 120-200 palavras e podem combinar 2-3 palavras em frases. Por exemplo, eles podem dizer suas coisas favoritas, como "quer comer arroz" ou "não consigo dormir". Na idade de 3 anos, geralmente seu filho consegue dominar mais palavras, que são 900-1000 palavras e pode faça perguntas curtas. Socioemocionalmente, as crianças também aprenderão a compreender a fala de outras pessoas e a expressar seus corações e mentes. Além disso, as crianças também aprenderão a desenvolver emoções com base em fatores ambientais, porque as emoções são encontradas principalmente fora do círculo familiar.
  • 4-6 anos

Nessa idade, algumas crianças podem ter começado a entrar em instituições lúdicas, como grupo de brincadeira ou jardim de infância. Nesse momento, a criança deve estar envolvida em tantas atividades quanto possível para ajudar a desenvolver os músculos da criança. Sua interação com o meio ambiente também será mais ampla para que o desenvolvimento de sua linguagem seja cada vez melhor. As crianças são capazes de entender a fala de outras pessoas e são capazes de expressar seus pensamentos. De uma perspectiva cognitiva, o desenvolvimento da primeira infância nesta fase é muito rápido. Um deles é demonstrado pela curiosidade da criança sobre o meio envolvente e muitas vezes pergunta sobre tudo o que vê. No entanto, as crianças ainda são indivíduos, embora brinquem com frequência com os amigos. Essa é a natureza da criança e se desenvolverá com a idade.
  • 7-8 anos de idade

Na última fase do desenvolvimento da primeira infância, as crianças terão um desenvolvimento cognitivo significativo. Esta é caracterizada por sua capacidade de pensar analiticamente e sinteticamente, bem como dedutiva e indutivamente (capaz de pensar parte por parte). Em termos de desenvolvimento social, as crianças começam a querer se separar dos pais. As crianças costumam brincar fora de casa para sair com seus colegas. As crianças também começam a gostar de jogos que envolvem muitas pessoas, interagindo umas com as outras. Enquanto isso, em termos de emoções, você verá que sua personalidade começa a tomar forma e aparece como parte do caráter da criança que ela carrega até a idade adulta.

Recados para os pais

Cada criança passará por um desenvolvimento único na primeira infância, mesmo entre crianças criadas na mesma família e no mesmo ambiente. Mesmo que você já conheça as diretrizes acima, não entre em pânico se seu filho não gostar da imagem. Monitorar o desenvolvimento da primeira infância não é como ler um gráfico que será suave do início ao fim. Se você tiver dificuldades ou achar que encontrou discrepâncias no desenvolvimento da primeira infância, não há nada de errado em consultar um médico de crescimento e desenvolvimento.