As folhas de erva-doce podem não ter sido amplamente vistas como um dos alimentos mais saudáveis. Até agora, o foco dado a esta planta está mais nas sementes. Agora, é hora de essa suposição mudar. Porque os benefícios das folhas de erva-doce não são menos promissores. Essa planta, que tem o nome latino Foeniculum vulgare, é considerada como tendo várias propriedades boas para a saúde, como antibacteriana e antiinflamatória. As folhas de erva-doce também são consideradas como tendo antioxidantes que podem prevenir a ocorrência de várias doenças perigosas no corpo. [[Artigo relacionado]]
O conteúdo nutricional do funcho
Em 100 gramas, as calorias de erva-doce chegam a 30 calorias e contém outros nutrientes, como:
- Proteína: 1,2 gramas
- Fibra: 3 gramas
- Carboidratos: 7 gramas
- Fósforo: 50 miligramas
- Cálcio: 50 miligramas
- Magnésio: 17 miligramas
- Ferro: 0,7 miligramas
- Zinco: 4 miligramas
- Potássio: 400 miligramas
- Vitamina C: 12 miligramas
- Vitamina A: 950 UI
Além dos nutrientes acima, a erva-doce também contém vitaminas B, ácido fólico e beta-caroteno. O conteúdo está contido nas sementes e nas folhas. No entanto, as sementes de erva-doce geralmente contêm mais nutrientes.
Leia também: Spice Lover? Conheça os benefícios para a saúde Os benefícios das folhas de erva-doce para a saúde
Acredita-se que as folhas de erva-doce são boas para a saúde dos ossos. Se você tem folhas de erva-doce em casa, não hesite em incluí-las em seu menu diário. Dessa forma, você pode obter os vários benefícios abaixo.
1. Contém antioxidantes
A planta do funcho é uma fonte de antioxidantes, incluindo antioxidantes polifenóis, que são muito bons para a saúde. Porque as pessoas que costumam comer alimentos que contêm esses componentes têm menor risco de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e câncer.
2. Bom para a saúde óssea
Outro benefício das folhas de erva-doce é que elas contêm várias vitaminas e minerais que são bons para a saúde dos ossos, como fosfato, cálcio, ferro e zinco. Esta planta também contém vitamina K, que pode aumentar a absorção de cálcio no corpo e ajudar a reduzir o risco de osteoporose.
3. Reduzindo a pressão arterial
O potássio ou potássio nas folhas de erva-doce é bom para manter a pressão arterial. Isso ocorre porque este mineral irá regular a dilatação (dilatação) e constrição (contração) dos vasos sanguíneos para que a pressão possa permanecer estável. Além disso, a pesquisa mostra que o conteúdo de nitrato na erva-doce pode ajudar a reduzir a pressão arterial e proteger o coração por causa de suas propriedades vasodilatadoras e vasoprotetoras. A pesquisa diz que os níveis de pressão arterial são mais baixos após a ingestão de suplementos de nitrato.
4. Alivia o acúmulo de gás no estômago
Quando há gás que se acumula no corpo, inevitavelmente o gás deve ser expelido pelo mecanismo de exalar ou peidar continuamente. Funcho, folhas e sementes são considerados para aliviar esta condição.
5. Manter a função cerebral
Não apenas ajuda a baixar a pressão arterial, o potássio nas folhas de erva-doce também é bom para o cérebro porque pode manter a função cerebral e trabalhar para que funcione corretamente. Além disso, a natureza da erva-doce, que pode dilatar os vasos sanguíneos, faz com que desempenhe um papel na entrada de oxigênio no cérebro, que é importante para manter a função desse órgão.
As folhas de erva-doce são consideradas para tornar a menstruação mais suave
6. Inicie a menstruação
A erva-doce, incluindo as folhas e as sementes, pode ajudar a iniciar a menstruação. Porque, o funcho é capaz de regular o trabalho do hormônio estrogênio no corpo. Além disso, esta planta também é considerada capaz de reduzir os sintomas que muitas vezes aparecem antes da menstruação, como cólicas estomacais.
7. Aumente a resistência
As folhas de erva-doce contêm vitamina C, que há muito se sabe ser útil para aumentar a resistência. Essa vitamina também ajudará o corpo a combater a origem da infecção e a prevenir danos causados pela exposição excessiva aos radicais livres.
8. Manter a saúde dos olhos
As folhas de erva-doce também protegem os olhos de inflamações e danos aos olhos devido ao envelhecimento, incluindo degeneração macular. Esse benefício pode ser obtido porque o conteúdo antioxidante da erva-doce tem o potencial de desencadear o rejuvenescimento dos tecidos e combater o envelhecimento.
9. Pele saudável
O conteúdo de vitamina C nas folhas de erva-doce é importante para a formação de colágeno. O colágeno é um componente indispensável da pele para mantê-la firme e flexível. Além disso, como a vitamina C pode atuar como antioxidante, ao consumi-la você estará protegido dos efeitos adversos da exposição à poluição e aos radicais livres. Assim, o risco de envelhecimento precoce também pode diminuir.
Leia também: Vegetais verdes, alimentos ricos em cálcio para pacientes com Osteogênese ImperfeitaEfeitos colaterais da erva-doce a serem observados
Mulheres grávidas devem evitar consumir folhas de erva-doce. Vendo os vários benefícios das folhas de erva-doce, talvez você não consiga esperar para apreciá-los. No entanto, você deve se lembrar de não exagerar. Porque, esta planta também tem efeitos colaterais que precisam ser vigiados. Uma delas são suas propriedades estrogênicas, que são bastante óbvias. Ou seja, em certas quantidades, essa planta pode agir de forma semelhante ao hormônio estrogênio. Portanto, embora seja seguro para ser consumido para aliviar os sintomas menstruais, as folhas de erva-doce não devem ser consumidas por mulheres grávidas porque teme-se o risco de perturbar o crescimento e desenvolvimento do feto. As folhas de erva-doce também podem interagir ou interferir no funcionamento de certos medicamentos, como pílulas de estrogênio e drogas contra o câncer. Portanto, se você deseja tomar suplementos ou extrato de folha de erva-doce em doses altas o suficiente, é melhor consultar um médico primeiro.
Mensagem de SehatQ
As folhas de erva-doce são boas para a saúde. Mas se você quiser usá-lo para tratamento, continue seguindo as regras da medicina que são boas e corretas. Mesmo assim, se você quiser usar folhas de erva-doce como um alimento adicional saudável, é claro que não é absolutamente proibido. Se quiser consultar diretamente um médico sobre outros vegetais saudáveis, você pode
chat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.