Como lidar com um bebê que tosse com catarro de maneira adequada

A tosse pode afetar qualquer pessoa, inclusive bebês. Quando um bebê tosse com catarro, os pais muitas vezes entram em pânico e ficam ocupados procurando o remédio certo para tosse para seu filho. O motivo é que a maneira de lidar com a tosse com catarro em bebês não é a mesma coisa que em adultos. A tosse é, na verdade, um processo natural com um som distinto quando há um objeto estranho no trato respiratório que desencadeia a produção de muco excessivo (catarro). Ao tossir, o corpo tenta expelir o objeto estranho junto com o muco, por isso costuma ser chamado de tosse com catarro. A tosse com catarro em bebês geralmente é causada por uma infecção viral que causa a produção excessiva de muco na garganta. Essa condição pode realmente desaparecer por conta própria em 5 a 7 dias ou em um máximo de 14 dias. No entanto, para reduzir o desconforto do bebê ao tossir, você pode seguir os seguintes passos.

Como lidar com tosse com catarro em bebês?

Quando um bebê tosse com catarro, a primeira coisa que vem à mente para aliviá-lo é dar-lhe um remédio. Na verdade, não existe medicamento que possa curar a tosse com catarro causada por uma infecção viral. Você também deve evitar dar remédios para tosse sem receita para bebês com menos de 2 anos de idade, mesmo que eles estejam rotulados para bebês ou crianças. Por outro lado, as formas recomendadas para lidar com a tosse com catarro em bebês são as seguintes:

1. Expandir o fornecimento de fluidos

Esse método é feito para que o muco das vias aéreas se dilua rapidamente e seja mais fácil de ser expelido. Em crianças com menos de 6 meses de idade, dê apenas líquidos na forma de leite materno (ASI) ou leite artificial. Enquanto isso, para bebês com mais de 6 meses que já consomem alimentos complementares (MPASI), você pode dar água, suco de frutas ou sopa.

2. Coloque o bebê para dormir com a cabeça apoiada no travesseiro

A posição de dormir com a cabeça apoiada em um travesseiro permitirá que o bebê que tosse respire mais facilmente enquanto dorme.

3. Use um umidificador

Os umidificadores podem deixar o ar ambiente mais úmido, ajudando a limpar os pulmões e as vias respiratórias quando o bebê tosse com catarro. Além de não dar remédio para tosse sem receita médica, você também está proibido de dar mel a bebês menores de 1 ano de idade. O mel contém bactérias que podem causar botulismo infantil.

4. Evite a exposição à poluição

Para tratar a tosse em bebês para que não piore, evite a exposição à poluição, como fumaça de cigarro e ar sujo. Isso pode ajudar a prevenir o aumento da irritação e tosse experiente. Além disso, certifique-se de que o bebê descanse o suficiente para que sua condição corporal seja forte para combater infecções que causam tosse e catarro.

5. Consulte um médico

Se a tosse com catarro persistir e não melhorar com febre, falta de ar, fraqueza e não quiser amamentar, consulte imediatamente um médico. Esses sintomas podem levar a infecções mais graves do trato respiratório, como pneumonia e asma. Além disso, você também deve estar alerta se o bebê tossir, expelir catarro acompanhado de sintomas de dificuldade para respirar e produzir um 'grito'. Pode ser, ele estava com tosse convulsa que deve ser tratada imediatamente. [[Artigo relacionado]]

Os bebês podem tomar remédios para curar a tosse com catarro?

A Academia de Pediatria dos Estados Unidos (AAP) e a Associação Indonésia de Pediatria (IDAI) não recomendam dar remédio para tosse para bebês. Quando um bebê tosse com catarro, ele também não deve receber antibióticos, porque isso não resolverá o problema e tem o potencial de torná-lo resistente aos antibióticos. Em vez disso, você pode dar a ele algum medicamento para reduzir outros sintomas quando o bebê tossir com catarro, por exemplo:

1. Paracetamol

Este medicamento é seguro para aliviar a febre que acompanha a tosse em bebês. Paracetamol na forma líquida (gotas ou xarope) não pode ser usado mais do que quatro vezes em 24 horas. Comparado ao ibuprofeno, o paracetamol é relativamente seguro para administrar a crianças porque não causa dor de estômago, portanto, pode ser consumido mesmo com o estômago vazio. Para a dosagem, você deve primeiro consultar o seu médico.

2. Ibuprofeno

Este medicamento líquido (xarope) só pode ser usado em bebês com mais de 3 meses de idade na dose recomendada pelo médico. Assim como o paracetamol, o ibuprofeno também atua no alívio da febre em bebês que tossem com catarro. No entanto, dar ibuprofeno tem efeitos colaterais na forma de dor de estômago.

3. Líquido salino (gotas)

Este medicamento é administrado quando a tosse com catarro é acompanhada de coriza. A solução salina pode diluir o muco do nariz, facilitando a sua expulsão. Esse líquido pode ser usado antes de dormir ou quando a criança acorda à noite por causa de uma tosse que atrapalha seu descanso. Depois de pingar soro fisiológico, você pode coletar o muco do nariz do bebê com um dispositivo de sucção especial. A tosse é basicamente um mecanismo normal em bebês e vai melhorar com o tempo. No entanto, se a tosse do bebê não melhorar em 2 semanas, consulte imediatamente um médico.