A dor pode ser superada pulseira magnética? Fatos médicos dizem isso

Muitas pessoas preferem a medicina alternativa porque são tentadas por anúncios ou afirmações que afirmam estar curadas. Um que há muito tem sido objeto de debate são as pulseiras magnéticas. Embora ainda esteja em debate, essa ferramenta tem sido aplicada em diversas necessidades humanas, desde meias, colchões, pulseiras, até roupas esportivas. O benefício esperado desta pulseira magnética é o alívio da dor devido a artrite. Além disso, muitos também usam essas pulseiras para aliviar dores nos calcanhares, pés, pulsos, quadris, joelhos e costas. Alguns até o usam para aliviar a tontura. Isso está certo?

História da pulseira magnética

A crença na eficácia das pulseiras magnéticas remonta aos tempos antigos, para ser mais preciso, o período Renascimento. Nesta era, considera-se que os ímãs têm energia vital, portanto, espera-se que sejam benéficos para aqueles que os usam. Na década de 1970, a terapia magnética era muito popular porque havia uma teoria de que essa etapa poderia matar células cancerosas, aliviar artritee tratar a infertilidade. Agora, essa confiança se tornou uma fonte lucrativa de negócios.

Pesquisa médica em pulseiras magnéticas

Para provar a alegação de que os ímãs têm benefícios para a saúde, muitos estudos foram realizados. Vários estudos por ano incluem:
  • 1997

Em 1997, foi realizado um estudo que revelou que a terapia magnética é boa para o alívio da dor. Acredita-se que os ímãs 10 vezes mais poderosos do que os ímãs de geladeira reduzam a dor se forem colocados na área afetada por 45 minutos. Este estudo foi demonstrado em 50 pacientes. No entanto, considera-se que este estudo envolve muito poucos participantes. Também há um viés de pesquisa dos médicos envolvidos. Eles fazem isso por si mesmos antes da pesquisa. Embora abordando o assunto em larga escala, este estudo não conseguiu mostrar os mesmos resultados.
  • 2006

Outra pesquisa para encontrar evidências positivas de ímãs para a saúde. Várias literaturas foram examinadas para encontrar essa conexão. Infelizmente, este estudo não conseguiu encontrar evidências das alegações da eficácia da terapia magnética para tratar várias doenças. A conclusão afirma que os campos magnéticos estáticos não foram comprovados como capazes de tratar doenças.
  • 2007

Outro estudo científico foi conduzido em 2007 que investigou a função dos campos magnéticos no alívio da rigidez ou dor articular e muscular. Este estudo também não encontrou nenhuma evidência científica que mostre evidências da eficácia dos campos magnéticos. Esta pesquisa é a maior pesquisa para encontrar evidências de ímãs estáticos no alívio da dor. A conclusão é que os ímãs não são recomendados para o tratamento de doenças.
  • 2013

Em 2013, alguns estudos também foram realizados para responder se os ímãs são realmente úteis na cura de doenças. Várias pulseiras magnéticas e de cobre foram pesquisadas para descobrir sua capacidade de aliviar a dor em quem sofre artrite reumatoide. Como resultado, todas as pulseiras falharam em fornecer evidências convincentes. O estudo também comparou ímãs fortes e fracos presos ao joelho. Ainda assim, não há evidências sólidas de que os ímãs possam ser a cura. A conclusão deste estudo é que o uso de ímãs não é recomendado no tratamento artrite reumatoide.

Não com uma pulseira magnética, esta é a maneira certa de lidar com a dor

Como muitos estudos descobriram que os ímãs não são eficazes para o tratamento, é hora de você não se deixar enganar por afirmações tentadoras. Geralmente, os bons efeitos são apenas na forma de efeitos placebo. Este efeito é perigoso porque fará com que o doente se sinta seguro, mesmo que não seja submetido ao tratamento adequado. Mesmo que a doença continue a corroer seu corpo. Em vez de cair no berço de uma pulseira magnética, é melhor encontrar o tratamento certo para a dor. O tratamento do médico será ajustado à condição subjacente. Aqui está um exemplo:

1. Dor aguda

Para a dor aguda, seu médico pode prescrever vários medicamentos para a dor. Por exemplo, paracetamol, antiinflamatórios não esteróides (AINEs) e opioides.

2. Dor crônica

Para a dor crônica, uma série de tratamentos abaixo pode ser sugerida por um médico:
  • acupuntura

A acupuntura é feita inserindo pequenas agulhas em determinados pontos do corpo. Este método antigo da China está sendo cada vez mais reconhecido por sua eficácia no alívio da dor.
  • Bloco Nervoso

O bloqueio nervoso é feito injetando-se o nervo que é a fonte da dor. Como resultado, outras partes do corpo não sentem dor. As injeções também podem ser aplicadas para que certas partes do corpo sintam dormência.
  • Psicoterapia

Para lidar com a dor prolongada, o lado emocional do paciente também precisa receber tratamento por meio de psicoterapia. Essa etapa é realizada para que a condição mental do paciente seja mantida, para que ele não entre em depressão ou estresse.
  • DEZ

A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é realizada para estimular os nervos com eletricidade transcutânea. O objetivo é estimular as fontes de dor no cérebro e no sistema opioide para aliviar a dor.
  • Operação

Neurocirurgia, cirurgia do cérebro e coluna vertebral também podem ser uma alternativa médica para tratar a dor. O tipo de cirurgia será, obviamente, ajustado à principal fonte de dor no corpo. [[artigo relacionado]] Depois de aprender sobre as falsas alegações e os resultados de pesquisas que as refutam, não se deixe influenciar pelos vendedores de pulseiras magnéticas. Em vez de desperdiçar dinheiro em uma pulseira cuja eficácia ainda é questionável, é melhor usá-la para obter o tratamento certo e de acordo com o conselho do médico. Quer saber mais sobre pulseiras magnéticas e seus benefícios para a saúde? Você pode consulta direta com um médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.