Diferença entre sinvastatina e atorvastatina, o medicamento para colesterol

A sinvastatina e a atorvastatina são dois tipos de drogas estatinas (drogas para baixar o colesterol) com características quase idênticas. Você deve estar atento para entender a diferença entre a sinvastatina e a atorvastatina, conhecendo o padrão de ação, os efeitos colaterais e as regras para seu uso. Então, qual é a diferença entre sinvastatina e atorvastatina?

A diferença entre sinvastatina e atorvastatina na forma como funcionam

Embora esses dois medicamentos possam ser usados ​​para reduzir o colesterol, eles atuam de forma diferente. Como funcionam a sinvastatina e a atorvastatina?

1. Como funciona a sinvastatina:

A sinvastatina atua ajudando a diminuir o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, e aumenta os níveis de colesterol bom (HDL) no sangue. Este tipo de estatina pode reduzir a quantidade de colesterol produzida pelo fígado. Quando os níveis de LDL e triglicerídeos diminuem, enquanto o HDL no sangue aumenta simultaneamente, as chances de artérias obstruídas diminuem. Como resultado, a sinvastatina também atua na redução do risco de doenças cardíacas e na prevenção de derrames.

2. Como funciona a atorvastatina

Enquanto isso, a atorvastatina serve para reduzir a quantidade de colesterol no corpo, inibindo a enzima responsável pela produção de colesterol no fígado. Como a sinvastatina, a atorvastatina também evita que o colesterol grude e obstrua os vasos sanguíneos, reduzindo assim o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos e aumentando o colesterol bom (HDL). Este medicamento também é capaz de reduzir o risco de doenças cardíacas e prevenir acidentes vasculares cerebrais. [[Artigo relacionado]]

Diferença entre os efeitos colaterais da sinvastatina e da atorvastatina

Dor de garganta pode ser um dos efeitos colaterais

Uso de sinvastatina e atorvastatina. Como outros medicamentos, o uso de sinvastatina e atorvastatina pode causar efeitos colaterais. Esses dois tipos de estatinas, entre outros, podem causar efeitos colaterais como dor de garganta, dores musculares, fadiga, náuseas e diarréia, além de causar danos aos músculos esqueléticos. Enquanto isso, os resultados da pesquisa realizada pela agência de saúde, o National Institutes of Health (NIH), afirmou que havia pouca diferença entre esses dois medicamentos em termos de efeitos colaterais. A sinvastatina tende a ser mais sujeita a efeitos colaterais, como dores musculares e fadiga, do que a atorvastatina. Além disso, a sinvastatina também pode ter outros efeitos graves, como confusão, febre, dor ao urinar, ganho de peso, sede extrema e erupções cutâneas. Nem todo mundo experimenta os efeitos colaterais acima. Mas se você sentir isso, consulte um médico o mais rápido possível.

Diferenças nas regras e maneiras de beber

A sinvastatina e a atorvastatina têm uma diferença significativa no tempo de ingestão. Na sinvastatina, este medicamento funciona muito mais eficazmente quando tomado à noite, por isso reduz o colesterol LDL mais do que se tomado de manhã. No entanto, este não é o caso da atorvastatina, que atua com a mesma eficácia mesmo se for tomada à noite ou de manhã. Sabe-se que esse medicamento tem um tempo de duração maior, cerca de 14 horas, pelo que pode ser tomado a qualquer momento.

Preste atenção a isso antes de tomar sinvastatina e atorvastatina

Se você tem alergia ao conteúdo desses dois tipos de estatinas, consulte seu médico antes de tomar sinvastatina ou atorvastatina. Da mesma forma, somente se você tiver histórico de doenças hepáticas, renais, musculares, tireoidianas e diabetes. Além disso, evite consumir álcool enquanto toma sinvastatina ou atorvastatina. Porque consumir álcool enquanto você também está em tratamento com esses dois medicamentos pode aumentar os níveis de triglicerídeos e o risco de danos ao fígado. Tenha cuidado ao tomar junto com drogas antivirais ou antifúngicas azólicas, bem como drogas fibratos de colesterol, ciclosporina ou antibióticos macrolídeos porque eles podem interagir com a atorvastatina. Além disso, a sinvastatina também pode ter um impacto negativo no feto. Assim, as mulheres grávidas que tomam sinvastatina são aconselhadas a usar métodos contraceptivos durante as relações sexuais.

Como usar os medicamentos sinvastatina e atorvastatina?

Para reduzir os níveis de colesterol no sangue, a maneira mais eficaz é evitar alimentos gordurosos e conter colesterol alto. A sinvastatina e a atorvastatina não são eficazes se você não evita alimentos que causam colesterol alto e ainda segue uma dieta não saudável. Ambos os tipos de estatinas são geralmente tomados uma vez ao dia. A sinvastatina é administrada antes de deitar, enquanto a atorvastatina é administrada antes ou depois das refeições. A dosagem para uso de ambos é dada com base na idade, condição e resposta do corpo ao medicamento. Se quiser tomá-lo, não divida os comprimidos de sinvastatina e atorvastatina. Porque a divisão da droga pode realmente aumentar o risco de efeitos colaterais.

Quem precisa de sinvastatina e atorvastatina?

Consulte o seu médico primeiro, antes de tomar sinvastatina e atorvastatina. Em geral, esses dois tipos de medicamentos para baixar o colesterol são necessários para indivíduos com as seguintes condições:
  • Têm níveis elevados de colesterol
  • Têm níveis de LDL ou colesterol ruim de mais de 190 mg / dL
  • Idade 40-75 anos e níveis de LDL entre 70-189 mg / dL