Diferença entre dor nas costas menstrual e gravidez: reconheça os sintomas

Existem alguns sintomas da TPM que são bastante semelhantes aos sintomas do início da gravidez, como dor nas costas. Reconhecer a diferença entre dor nas costas menstrual e gravidez pode ajudá-la a conhecer melhor a condição do seu corpo e a tratá-la de maneira adequada. A dor nas costas pode ocorrer durante a menstruação e a gravidez. No entanto, essa condição é causada por coisas diferentes e tem várias características diferentes. Então, como você vê a diferença entre dor nas costas menstrual e gravidez? Aqui está a revisão completa.

A diferença entre dor nas costas menstrual e gravidez a partir da causa

Dor nas costas ou dor lombar durante ou antes da menstruação é um sintoma comum. Esta condição surge devido às contrações uterinas para desprender o revestimento espessado da parede, mas não é fertilizado. Dor lombar ou cólica menstrual também é um sinal de TPM, que ocorre porque os hormônios costumam flutuar durante o ciclo menstrual. As contrações devido à menstruação geralmente são dolorosas porque são desencadeadas pelo aumento da produção do hormônio prostaglandina. Esse hormônio ajuda o músculo uterino a liberar seu revestimento. No entanto, a dor ainda deve ser tolerável. Se a dor for muito dolorosa, você deve consultar um médico. Por outro lado, a dor nas costas durante o início da gravidez também é uma condição comum que geralmente ocorre em mulheres grávidas. Dor nas costas e cólicas abdominais são um dos primeiros sinais da gravidez. A dor nas costas durante a gravidez ocorre porque os ligamentos da região lombar se esticam e ficam mais macios naturalmente. Essa condição pode continuar durante a gravidez como uma parte natural da preparação do corpo para o parto. O alongamento e o amolecimento da área do ligamento durante a gravidez podem exercer pressão sobre a área das articulações ao redor, especialmente na parte inferior das costas e no colo do útero, causando dor. Além disso, nos primeiros dias da gravidez, algumas mulheres também apresentam cólicas abdominais. Essas cólicas ocorrem quando o óvulo fertilizado se fixa à parede uterina para crescer e se desenvolver posteriormente.

Como saber a diferença entre dor nas costas menstrual e gravidez

A diferença entre a dor nas costas menstrual e a gravidez também pode ser observada nos sintomas causados. Como são causados ​​por coisas diferentes, os sintomas de dor lombar e cólicas abdominais durante a menstruação e a gravidez também serão diferentes. Aqui estão alguns sinais de dor nas costas e cólicas abdominais devido à menstruação ou TPM:síndrome pré-menstrual):
  • A dor ocorre 1-2 dias antes da menstruação
  • A dor tende a ser mais leve conforme ocorre o sangramento e para no final da menstruação
  • A dor pode se espalhar para a área da perna
  • A dor pode ser acompanhada por dor de cabeça, fadiga e náuseas
Embora a dor nas costas e as cólicas abdominais sejam um sinal de gravidez, geralmente são indicadas pelos seguintes sintomas:
  • Dor leve, como dor menstrual
  • A dor é geralmente descrita como uma sensação de formigamento ou formigamento e não é tão intensa quanto a dor menstrual
  • Dor no abdômen ou parte inferior das costas
  • A dor não pode ir embora por semanas
  • A dor pode ser seguida por sangramento, mas apenas breve e ligeiramente em comparação com a duração da menstruação, que é de apenas 1-3 dias
  • A dor só pode ocorrer em um lado da cintura ou na lateral do abdômen
Citado de Netdoctor, dores nas costas e cólicas abdominais como um sinal de gravidez também serão seguidas por uma série de outros sintomas iniciais da gravidez, como menstruação perdida, náuseas e alterações nos seios onde a área da aréola (a área ao redor do mamilo) fica mais escura, então você vai comece a urinar com frequência, especialmente à noite. Para determinar a diferença entre dor nas costas menstrual e gravidez, você pode fazer: pacotes de teste. Mesmo assim, é melhor apenas fazer pacote de teste quando sua menstruação atrasa cerca de uma semana, para que os resultados sejam mais otimizados. [[Artigo relacionado]]

Causas de dores nas costas

O aumento da idade desempenha um papel importante na dor nas costas. A partir dos 30 anos de idade ou mais, a coluna vertebral começa a degenerar. Isso torna a pessoa mais suscetível a dores nas costas. A dor nas costas pode ocorrer devido a causas mecânicas, radiculares, ou devido a distúrbios de órgãos internos.

1. Dor mecânica

A dor mecânica é uma causa comum de dor nas costas. Essa dor vem dos músculos, ligamentos ou ossos ao redor da cintura. Dor que ocorre centrada na cintura, nádegas e na parte superior da coxa. A dor nas costas devido à mecânica ocorre devido à carga excessiva na coluna vertebral. Essa carga excessiva causa fadiga nos músculos e ligamentos, o que pode causar lesões ou sobrecarga. A dor que ocorre é influenciada pelos movimentos que você faz. A dor pode diminuir ou piorar ao ficar em pé, sentado ou em repouso.

2. Dor radicular

Se você tem dor nas costas que não passa, você pode ter dor radicular. Esse tipo de dor ocorre devido à inflamação ou compressão da medula espinhal. A dor nas costas devido à dor radicular é mais frequentemente causada por ciática, que é uma condição em que há pinçamento do nervo ciático, que está localizado na área do osso sentado e se irradia para a planta do pé. Uma pessoa pode ter um nervo comprimido devido à herniação do disco espinhal. Os discos espinhais servem como almofadas entre os ossos, eles são em forma de donut com núcleos macios. Uma ruptura no disco faz com que o núcleo mole saia, comprima o nervo e cause dor ciática.

3. Dor nos órgãos internos

A dor nas costas pode ser causada por vários distúrbios dos órgãos internos. A dor nas costas à direita e à esquerda pode ser causada por diferentes órgãos. A dor nas costas pode ocorrer devido a doenças renais, como infecção, cálculos renais e colite ulcerosa. Mulheres com dores nas costas podem ser causadas por problemas nos órgãos reprodutores, por exemplo, endometriose. A gravidez também é uma causa frequente de dores nas costas. A cintura direita posterior pode doer por causa da apendicite (apendicite).

Como lidar com a dor nas costas menstrual e a gravidez

Em geral, a dor nas costas devido à menstruação ou gravidez pode ser tratada da mesma maneira que a seguir:
  • Aumente o tempo de descanso
  • Faça compressas quentes na área dolorida ou tome um banho quente
  • Massageie suavemente a área dolorida
  • Faça exercícios leves, como alongamento, caminhada e ioga. Para mulheres grávidas, faça ioga especificamente para a gravidez porque nem todos os movimentos de ioga podem ser feitos.
  • Sente-se em uma boa posição, onde os joelhos estão dobrados e as costas retas
As mulheres grávidas também são aconselhadas a não levantar objetos pesados ​​e usar apenas calçados planos. A diferença entre a dor nas costas menstrual e a gravidez é pequena. No entanto, a gravidade, o tipo de dor e sua duração tendem a ser diferentes. Além disso, outros sintomas associados também podem ajudá-lo a reconhecer melhor a condição, gravidez ou menstruação. Ao saber a diferença entre a dor nas costas durante a menstruação e a gravidez, espera-se que você seja capaz de lidar melhor com a dor nas costas e as cólicas abdominais. Por exemplo, se é verdade que você está grávida, tente fazê-lo imediatamente pacote de teste e consulte um médico para uma gravidez saudável. Se quiser consultar diretamente um médico sobre a diferença entre dor nas costas menstrual e gravidez, você podechat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.

Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.