Dormência no dedão do pé pode ser algo que dura um tempo por ficar muito tempo na mesma posição ou um sintoma de uma condição médica crônica. O formigamento no polegar pode ser causado por um problema nos nervos do pé ou um sinal de neuropatia diabética. Se o formigamento do dedão do pé ocorrer apenas por alguns instantes, isso significa que não há problema. Mas há momentos em que o formigamento do dedão do pé é acompanhado por outras queixas. Quando isso acontecer, consulte imediatamente um médico especialista. [[Artigo relacionado]]
Quando deve ser notado um formigamento no dedo do pé?
Algumas pessoas podem sentir um formigamento no dedão do pé juntamente com outras queixas. Além disso, existem várias condições que fazem com que o formigamento do dedão do pé não deva ser subestimado, a saber:
- Recentemente sofreu um ferimento na cabeça
- Formigamento acontece de repente
- O formigamento se espalha rápido
- Sentindo fraco
- Não consigo me concentrar
- Dificil de falar
- Grande dor de cabeça
Para saber exatamente o que causa formigamento no dedão do pé quando há outras queixas, consulte imediatamente um médico. Conte-me o que aconteceu recentemente e as pequenas coisas que você sente.
Formigamento nos dedos dos pés, quais são os sintomas?
Várias condições médicas podem causar formigamento no dedão do pé. Quanto mais preciso for o diagnóstico, mais preciso e rápido será o tratamento dessa condição. Aqui estão algumas condições médicas que podem ocorrer com sintomas de formigamento no dedão do pé:
1. Diabetes
Níveis elevados de açúcar e gordura no sangue podem danificar as células nervosas. O termo médico para isso é neuropatia diabética, às vezes, além de formigamento nos dedões dos pés, também é acompanhada por queixas de formigamento nas mãos. Quando o diabetes afeta os pés ou as mãos, é chamado
neuropatia periférica. Pelo menos metade dos diabéticos experimenta isso. Além de formigamento nos dedos dos pés, outras queixas vivenciadas por pacientes diabéticos são sensação de muita sede ou fome, visão turva, aumento da frequência de micção e feridas que demoram muito para cicatrizar.
2. Fenômeno de Raynaud
Você já notou que seus dedos ficam azulados quando está muito frio? Pode ser cianose que ocorre devido ao fenômeno de Raynaud. O fluxo sanguíneo para as pontas dos dedos fica mais lento devido ao ar frio ou mesmo ao estresse. Se demorar um pouco, não se preocupe. No entanto, preste atenção se o fenômeno de Raynaud ocorrer em conjunto com outras queixas, como dor nas articulações e vermelhidão.
3. Síndrome de Guillain-Barré
A próxima causa de formigamento no dedão do pé pode ser um distúrbio do sistema imunológico, como a síndrome de Guillain-Barré. Nos pacientes, o sistema imunológico ataca realmente as células nervosas, de modo que estão propensas a causar dormência nos dedos dos pés. A síndrome de Guillain-Barré geralmente se espalha da parte inferior do corpo para o topo. Quem sofre também sente as pernas enfraquecerem e se espalharem para a parte superior do corpo, dificuldade para mover o rosto e dificuldade para respirar. A síndrome de Guillain-Barré é uma doença rara grave.
4. Metatarsalgia
Problemas com os ossos do pé, principalmente metatarsalgia, também podem causar formigamento no dedão do pé. As causas são muitas, desde a forma dos pés de uma pessoa ou atividades que colocam pressão excessiva sobre os pés, como corredores de longa distância. Pessoas com sobrepeso também podem sentir isso. Além de formigamento nos dedos dos pés, outras queixas podem ser na forma de pés doloridos. Mas não há necessidade de se preocupar, pois essa condição pode ser superada por você mesmo, trocando os sapatos ou aplicando uma bolsa de gelo.
5. Neuroma de Morton
Quando há espessamento do tecido ao redor do nervo do dedão do pé, é o Neuroma de Morton. A pressão sobre os nervos pode causar dor na planta dos pés e formigamento no dedão do pé. O uso de calçados inadequados ou atividade excessiva pode desencadear o aparecimento do Neuroma de Morton.
6. Vasculite
Outra causa de formigamento no dedão do pé é a vasculite. A vasculite é a inflamação dos vasos sanguíneos, incluindo as veias dos dedos dos pés. Pacientes com vasculite sentirão dor e o dedão do pé ficará dormente.
7. Excesso de álcool
Pessoas que consomem muito álcool também têm tendência a sentir dor e formigamento no dedão do pé. O termo médico é
neuropatia alcoólica. Isso acontece porque as células nervosas foram danificadas devido ao consumo excessivo de álcool. Superá-lo pode ser reduzindo ou até mesmo não consumindo álcool para restaurar a saúde do corpo.
8. Doença de Charcot-Marie-Tooth
Inspirado nos nomes de três de seus inventores, a doença de Charcot-Marie-Tooth faz com que os pacientes sintam uma função nervosa mais fraca. Algumas das queixas mais comuns que são sentidas são fraqueza nos músculos das pernas, dificuldade em ficar em pé, oscilação ao andar e, claro, um formigamento no dedão do pé.
9. Hérnia de disco
Outro gatilho de formigamento no dedo do pé é
hérnia de disco ou seja, a condição da almofada elástica entre os ossos nas costas experimentando uma mudança de modo que os nervos são comprimidos. Não só causa dor no bumbum,
hérnia de disco Também causa formigamento no dedão do pé. Se o formigamento no dedão do pé for parte do sintoma de uma condição médica ou outro problema, o médico fará um exame físico. Se estiver relacionado a convulsões ou
acidente vascular encefálicoVocê também precisa de uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Além disso, o médico também examinará minuciosamente a forma do pé, incluindo o teste da resposta nervosa a vários estímulos diferentes. Se o formigamento do dedão do pé já é atividades muito perturbadoras, não demore para descobrir a causa.