6 fatores que causam gravidez fora do casamento que você precisa saber

Há algum tempo, o público ficou chocado com a notícia do Young Lex. Por meio de seu canal no Youtube, o rapper admitiu que sua esposa estava grávida fora do casamento. Quando se casou em junho passado, Eriska Nakesya (esposa de Young Lex) já estava grávida de 1 mês. O fenômeno de engravidar fora do casamento é bastante comum, especialmente entre adolescentes. Com base nos dados da OMS, cerca de 11 por cento das adolescentes em todo o mundo engravidam fora do casamento todos os anos. Para evitar que isso aconteça, o papel dos pais é necessário na educação de seus filhos. Então o que fazer?

Fatores que causam gravidez fora do casamento

A gravidez fora do casamento pode ocorrer devido a vários fatores, desde a família até ele próprio. Vários fatores causam a gravidez fora do casamento, incluindo:
  • Problema familiar

Problemas familiares podem ser um fator para engravidar fora do casamento. Um estudo mostra que as adolescentes têm 11 vezes mais probabilidade de engravidar fora do casamento de famílias problemáticas. Crianças com problemas familiares têm menos probabilidade de receber afeto de suas famílias ou de não se sentirem seguras em casa. Além disso, em famílias problemáticas, as crianças também recebem menos apoio de suas famílias em relação aos problemas que enfrentam e tendem a ter níveis mais baixos de felicidade. Exemplos de problemas familiares que podem ocorrer incluem uma família incompleta (os pais morrem, se divorciam ou se separam), filhos de famílias polígamas, casamentos parentais desarmoniosos, relacionamentos problemáticos com padrastos, pobreza extrema, pais com deficiência mental, pais idosos e fracos, pais solteiros, e assim por diante.
  • Falta de controle dos pais

A maioria dos casos de gravidez fora do casamento ocorre devido à falta de supervisão e controle dos pais. Os pais que não têm controle ou são muito rígidos no controle dos filhos aumentam o risco de engravidar fora do casamento 14 vezes. Não morar com os pais causa falta de supervisão e controle adequados nos filhos. Esse baixo controle faz com que a criança se sinta livre para conviver. Já os pais desempenham um papel importante, principalmente no desenvolvimento sexual e no comportamento dos filhos. Monitoramento e supervisão dos pais são necessários para evitar que os adolescentes participem de atividades de risco.
  • Relacionamento familiar ruim

Relações familiares ruins mostraram que o risco de engravidar fora do casamento era quase 15 vezes maior. Adolescentes que engravidam fora do casamento com relacionamentos familiares ruins não têm o hábito de se comunicar abertamente ou discutir problemas com seus pais e outros membros da família, e seus pais nunca discutem assuntos familiares. Enquanto isso, adolescentes com boas relações familiares tendem a apresentar intensa comunicação com os pais, têm maior conectividade e futuro. Já o vínculo familiar pode ser uma forma de proteção para as crianças correrem o risco das relações sexuais de forma a evitá-lo.
  • Baixa escolaridade

Mais do que os casos de autores de engravidar fora do casamento, só tinham escolaridade até o ensino médio ou inferior. Mulheres com baixa escolaridade têm quatro vezes mais chances de ter uma gravidez indesejada.
  • Não ativo

Adolescentes e jovens adultos que não estão envolvidos em atividades produtivas têm maior probabilidade de engravidar fora do casamento do que aqueles que são produtivos. Eles ainda têm um risco duas vezes maior de ter uma gravidez indesejada.
  • Não sei sobre saúde sexual e reprodutiva

Vários conhecimentos sobre menstruação, concepção, infecções sexualmente transmissíveis, contracepção e sexo seguro raramente são conhecidos pelas crianças indonésias. A falta de conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva tem uma relação significativa com a gravidez fora do casamento. A pesquisa mostra que a ignorância, os mitos e os conceitos errados sobre os problemas sexuais são mais comuns entre as adolescentes que engravidam fora do casamento. [[Artigo relacionado]]

O papel dos pais na prevenção da gravidez fora do casamento

Os pais têm um papel importante na educação dos filhos, além de desempenhar um papel fundamental na redução dos casos de gravidez fora do casamento, principalmente entre adolescentes. Quanto ao que os pais podem fazer para prevenir a gravidez fora do casamento, a saber:
  • Dê às crianças uma compreensão do sexo

Fornece explicações fáceis de entender sobre vários conhecimentos sobre saúde sexual e reprodutiva em crianças. Explique também as limitações relacionadas ao sexo e as consequências que ocorrerão se eles fizerem sexo. Permita que a criança pergunte o que quiser sobre isso e responda com sabedoria. Deixar as crianças à vontade durante a discussão tornará mais fácil para elas entenderem bem.
  • Supervisionar e monitorar as atividades das crianças

Ter um bom controle sobre seus filhos é muito importante porque você pode ter certeza de que estão seguros. Também pode ajudar as crianças a compreenderem que os pais se preocupam e estão preocupados. No entanto, não seja muito restritivo com as crianças, pois teme-se que elas se rebelem.
  • Conheça os amigos e familiares do seu filho

Os pares têm uma forte influência nas crianças. Ao conhecer os amigos dele, você pode fazer com que eles conheçam os valores que se aplicam ao seu filho. Além disso, converse com seus pais sobre as regras do horário de jogo e outras boas regras a serem seguidas.
  • Incentive as crianças a fazer atividades positivas

Você pode ajudar seu filho a fazer o dever de casa e compartilhar seus hobbies, como escrever, desenhar, nadar e assim por diante, juntando-se a uma comunidade ou tendo aulas. Isso pode impedir que as crianças realizem atividades que tenham uma influência negativa.
  • Saiba o que as crianças assistem, leem e ouvem

O conteúdo sexual em várias mídias agora está facilmente acessível. Portanto, você deve impedir que crianças acessem esse conteúdo negativo aplicando filtros específicos por idade nos gadgets infantis. Você também pode ajudar as crianças a assistirem a programas de TV apropriados para sua idade.
  • Relacionamento harmonioso com as crianças

Mostre carinho e carinho na família. Convide as crianças a se comunicarem com frequência e contarem o que passaram hoje. Enfatizar a confiança e o respeito mútuos é muito importante, para que as crianças queiram se abrir com os pais. Além disso, você também deve ser disciplinado e repreender seu filho se ele cometer um erro. Ao fazer isso, os pais podem ajudar os filhos a tomar decisões saudáveis ​​e responsáveis, e compreender que o sexo não deve ser feito de maneira aleatória, especialmente em uma idade jovem.