Não ignore as 5 causas do atraso da fala nessas crianças

Atraso de fala é um tipo de distúrbio de comunicação. Isso acontece se o seu filho não consegue atingir os marcos de desenvolvimento da linguagem para a idade, ou seja, seu filho pode ser mais lento para desenvolver a fala, em comparação com a maioria das outras crianças. Nesse caso, seu filho também pode ter dificuldade em se expressar ou compreender os outros. Atraso de fala O que eles experimentam também pode afetar a fala, a audição e as habilidades cognitivas.

Quais são os sintomas atraso de fala?

Se o seu filho está em silêncio ou fazendo outros sons aos 2 meses de idade, pode ser um sinal precoce de atraso de fala. Aos 18 meses, a maioria dos bebês pode usar palavras simples, como "mamãe" ou "papai". Aqui está um sinal atraso de fala em crianças:
  • 2 anos de idade: incapacidade de usar pelo menos 25 palavras.
  • 2,5 anos de idade: incapacidade de usar frases únicas de duas palavras ou combinações de substantivos.
  • 3 anos de idade: incapacidade de usar pelo menos 200 palavras, não pedir coisas pelo nome, a fala é difícil de entender, mesmo morando junto.
  • Idade acima de 3 anos: incapaz de pronunciar palavras aprendidas anteriormente.
Os sintomas gerais que são um sinal atraso de fala em crianças, incluindo:
  • Dificuldade em seguir as instruções
  • Má pronúncia ou articulação
  • Dificuldade em colocar as palavras juntas em uma frase ou gagueira.

Razão atraso de fala em crianças

Atraso de fala Em crianças, existem muitas causas possíveis. Em alguns casos, mais de um fator contribui para esse atraso de linguagem. Pode haver um distúrbio físico que está impedindo seu filho de formar as palavras corretamente ou pode haver um problema de processamento, significando que o sistema de comunicação interna de seu filho é incapaz de transmitir mensagens entre o cérebro e as partes do corpo usadas para falar com eficácia. Se você está preocupado com a possibilidade de atraso de fala Nas habilidades verbais de seu filho, identifique os seguintes fatores que podem desempenhar um papel nos atrasos de fala e linguagem ou atraso de fala.

1. A presença de distúrbios orais

A fenda labial é um exemplo de distúrbio bucal que pode afetar a fala de uma criança. Outro problema que pode afetar a fala é ter um frênulo curto (prega embaixo da língua) que limita o movimento da língua. Anormalidades físicas como essa geralmente podem ser reconhecidas e antecipadas rapidamente por um pediatra. No entanto, em alguns casos, esse problema é percebido tarde demais, até que seu filho comece a mostrar sinais atraso de fala.

2. Problemas de audição

Problemas de audição são comumente associados a atraso de fala. É por isso que a audição de uma criança deve ser testada por um médico sempre que houver um problema de fala. Uma criança com deficiência auditiva também pode ter dificuldade em entender a fala ao seu redor e falar em sua própria voz. Isso dificulta a compreensão e o domínio de palavras específicas, o que os limita a imitar palavras e usar a linguagem de maneira fluente ou correta. Os sinais de uma criança com perda auditiva não são claramente visíveis. Porém, um dos indícios que pode ser percebido é a ocorrência de atraso de fala.

3. Há uma infecção no ouvido

Geralmente, as infecções de ouvido que cicatrizam não causam problemas de fala em crianças. No entanto, infecções crônicas de ouvido podem afetar a fala do seu filho. Este tipo de infecção é caracterizado por inflamação e infecção no ouvido médio. As infecções de ouvido podem ser intermitentes. Se seu filho se enquadra nesta categoria, você deve consultar imediatamente um especialista em ouvido, nariz e garganta (ENT).

4. Problemas motoras orais

Muitas crianças experimentam atraso de fala tem problemas oro-motores, como apraxia, que podem prejudicar as habilidades motoras. Esse distúrbio ocorre quando há um problema na área do cérebro responsável pela produção da fala. Atraso de fala Esse problema motor-oral torna difícil para a criança coordenar os lábios, a língua e a mandíbula usados ​​para falar. Além disso, também existe a possibilidade de o seu filho ter dificuldade em comer.

5. Falta de estímulo

Às vezes, o ambiente se torna um fator para uma criança vivenciar atraso de fala. Isso ocorre porque o ambiente ao redor não proporciona uma boa estimulação para as crianças. Eles nunca se envolvem em qualquer tipo de conversa ou conversa. Portanto, o meio ambiente, especialmente os pais, desempenha um papel importante no desenvolvimento da fala ou linguagem das crianças. [[Artigo relacionado]]

Existe uma maneira de lidar com atraso de fala em crianças?

O médico pode considerar as possíveis causas de atraso de fala, variando de problemas de audição a distúrbios de desenvolvimento. Se necessário, ele pode encaminhar seu filho a um patologista da linguagem, fonoaudiólogo ou médico de desenvolvimento infantil. Além disso, os pais também desempenham um papel importante em ajudar uma criança que tem problemas atraso de fala. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para incentivar o desenvolvimento da fala e da linguagem em seu filho:
  • Converse com seu filho, cante e incentive a imitação de vozes e gestos.
  • Leia livros para seu filho. Comece a ler quando seu filho for um bebê. Procure livros alegres ou livros ilustrados adequados à idade.
  • Use situações cotidianas. Para desenvolver as habilidades de fala e linguagem de seu filho, converse ao longo do dia. Dê um nome à comida no supermercado, explique o que você faz quando cozinha ou limpa a sala e aponte os objetos pela casa.
As etapas acima o ajudarão a moldar as habilidades de fala do seu filho desde a mais tenra idade. Se você não começou, quem mais?