Vagina dolorosa? 7 Essas coisas podem ser a causa!

A dor vaginal pode ser causada por várias condições diferentes. Esta condição nem sempre ocorre devido a problemas físicos, distúrbios psicológicos podem causar dores vaginais. Às vezes, as mulheres que passam por isso sentem medo ou hesitam em ir ao médico. Na verdade, a ajuda médica é necessária para superar a dor na vagina.

7 causas de vagina dolorida

Não hesite em ir ao médico, especialmente se estiver tendo problemas com seus órgãos genitais, como uma vagina inflamada. Porque, quanto mais cedo for tratado, melhores serão os resultados do tratamento. Além disso, identifique as várias causas dessa inflamação na vagina para que você possa evitá-la no futuro:

1. Infecção fúngica

Tenha cuidado, as infecções fúngicas podem causar dor vaginal. As infecções fúngicas são a causa mais comum de dor vaginal. Estima-se que cerca de 75 por cento das mulheres experimentaram esse problema. Não só a dor vaginal, as infecções por fungos também podem causar uma sensação de queimação, coceira, para liberar uma secreção de odor fétido. As infecções vaginais são geralmente causadas por fungos Candida albicans. Quando esse fungo se multiplica nas camadas mais profundas das células vaginais, os sintomas de uma infecção por fungos começam a aparecer. Normalmente, as infecções vaginais causadas por fungos podem ser tratadas com medicamentos antifúngicos na forma de comprimidos ou pomadas, como o miconazol e o terconazol.

2. Vaginose bacteriana

Assim como as infecções por fungos, a vaginose bacteriana é uma infecção vaginal, mas é causada por bactérias. Normalmente, a vaginose bacteriana ocorre devido a alterações no equilíbrio das bactérias na vagina. A vaginose bacteriana é mais comum em mulheres sexualmente ativas. Além de uma vagina dolorida, essa condição pode causar sintomas de coceira, sensação de queimação, mau cheiro e desconforto durante a relação sexual. Os médicos podem dar antibióticos, como metronidazol, clindamicina, ao tinidazol, na forma de comprimidos ou medicamentos tópicos que são aplicados diretamente na vagina.

3. Lesões físicas

A próxima causa de dor vaginal é uma lesão física, que geralmente é causada por uma lesão ao raspar os pelos pubianos. Além disso, lesões físicas também podem ocorrer durante o processo de entrega. Lembre-se de que, quando as mulheres dão à luz, a vagina fica dilacerada. Na verdade, o rasgo pode atingir o ânus. Portanto, não se surpreenda se sentir uma dor na vagina. O médico geralmente costura imediatamente a parte rasgada da vagina. Com o tempo, os pontos vão se desgastando e não há necessidade de removê-los.

4. Disfunção do assoalho pélvico

A disfunção do assoalho pélvico pode causar sensibilidade vaginal. A disfunção do assoalho pélvico é uma condição que faz com que as mulheres sejam incapazes de controlar os músculos do assoalho pélvico. Essa situação pode causar dor vaginal. Além disso, se os músculos do assoalho pélvico estiverem lesionados, dores na vagina, no abdômen e nas costas também podem ser sentidas. Existem vários fatores que podem aumentar o risco de disfunção do assoalho pélvico, como idade, gravidez, lesão durante o parto, ao procedimento de episiotomia (uma incisão para alargar a abertura vaginal no períneo durante o parto).

5. Vulvodínia

Vulvodynia é um tipo de dor crônica que ocorre na vulva ou vagina. O grau de dor varia de mulher para mulher, mas a maioria delas relata dor contínua. Especialmente quando você está fazendo sexo com seu parceiro. Especialistas não sabem a causa vulvodínia. Qualquer pessoa com essa condição deve consultar um médico imediatamente para tratamento. Os médicos podem dar drogas esteróides, antidepressivos tricíclicos, aos anticonvulsivantes para reduzir a dor. Enquanto os medicamentos anti-histamínicos também podem ser consumidos para superar a coceira.

6. Cisto de Bartholin

As glândulas de Bartholin estão perto dos lábios da vagina, cujo trabalho é lubrificar a vagina. Se uma das glândulas de Bartholin for bloqueada, um cisto de Bartholin pode aparecer. Esses cistos podem causar uma sensação de queimação se tocados e podem até aumentar de tamanho em alguns dias. Às vezes, um cisto de Bartholin pode infeccionar e causar uma dor insuportável. Normalmente, a dor causada por um cisto de Bartholin pode ser reduzida mergulhando em água morna por 10-15 minutos. Além disso, também é possível aplicar uma compressa quente. Se isso não funcionar, o médico pode prescrever analgésicos, como paracetamol e ibuprofeno.

7. Violência sexual

Nem sempre a causa da dor vaginal vem de problemas físicos. Às vezes, distúrbios psicológicos também podem causar dor vaginal. Por exemplo, quando uma mulher sofreu violência ou assédio sexual, pode ocorrer dor vaginal.

Como prevenir feridas na vagina

Existem várias maneiras de prevenir dores vaginais em mulheres, incluindo:
  • Sempre use camisinha ao fazer sexo
  • Sempre controle a saúde dos órgãos íntimos, principalmente para o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis
  • Sempre pergunte ao seu parceiro se ele tem uma doença sexualmente transmissível ou não
  • Evite usar calças molhadas para prevenir o crescimento de fungos.
Fazendo as várias maneiras acima, espera-se que a dor vaginal possa ser prevenida. Se essa condição já aparecer, verifique com seu médico para obter o tratamento correto. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ:

A dor vaginal não é uma condição médica que pode ser subestimada, pois há uma série de condições que podem causá-la. Se você sentir dor na vagina ou tiver dúvidas sobre a genitália feminina, não se envergonhe de perguntar ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App Store e Google Play.