A diferença entre um pênis circuncidado e um pênis não circuncidado, qual é mais saudável?

A circuncisão é uma escolha pessoal de cada pessoa. Em vários países, incluindo a Indonésia, essa prática se tornou uma tradição hereditária, de modo que a maioria dos homens tem um pênis circuncidado. Mesmo assim, também existem homens que optam por não ser circuncidados por certos motivos. Do ponto de vista médico, quais são as diferenças entre um pênis circuncidado e um pênis não circuncidado? Então, qual é o melhor para a saúde?

Diferença entre pênis circuncidado e não circuncidado

A diferença entre um pênis circuncidado e não apenas em termos de aparência. Algumas das diferenças podem ser sentidas por proprietários de pênis não circuncidados e existentes, variando da sensibilidade à estimulação, lubrificação e o risco de certas infecções. Aqui estão algumas das diferenças entre pênis circuncidados e incircuncisos:

1. Higiene

O pênis não circuncidado requer atenção extra em termos de higiene. Quando a parte inferior do prepúcio não é limpa regularmente, óleo, bactérias e células mortas da pele se acumulam em smegma. A própria smegma pode fazer seu pênis cheirar mal. Além disso, essa condição também pode desencadear a balanite, que ocorre quando o prepúcio do pênis fica difícil ou não pode ser puxado durante uma ereção devido à inflamação. Enquanto isso, um pênis circuncidado é suficiente para limpar, lavando-o com sabão e água limpa durante o banho. No entanto, a pele ao redor da cabeça do pênis pode ficar mais seca e mais facilmente esfolada ou irritada sem o prepúcio. Para evitar isso, evite usar calças justas ou roupas íntimas.

2. Sensibilidade sexual

Um estudo de 2016 disse que o prepúcio é a parte do pênis que é mais sensível aos estímulos de toque. Mesmo assim, esta alta sensibilidade nem sempre faz você se sentir uma experiência sexual mais agradável e satisfatória do que um pênis circuncidado.

3. Lubrificação

A diferença entre um pênis circuncidado e um não circuncidado é a lubrificação. Diz-se que o prepúcio fornece lubrificação natural ao pênis. Enquanto isso, um pênis circuncidado pode precisar de lubrificação extra durante certas atividades sexuais, uma das quais é o sexo anal. No entanto, a diferença na lubrificação não significa que as pessoas com pênis não circuncidado sentirão mais prazer durante o sexo. Além disso, a lubrificação diferente não afeta a saúde do pênis.

4. Risco de infecção

Um pênis não circuncidado tem maior risco de desenvolver infecções do trato urinário. Além disso, o acúmulo de smegma que ocorre quando o prepúcio do pênis não é limpo adequadamente também aumenta o risco de infecções que causam fimose (o prepúcio está firmemente preso à cabeça do pênis) e balanite (inflamação que torna difícil puxá-lo o prepúcio durante uma ereção). Enquanto isso, os homens que foram circuncidados têm um risco menor de contrair doenças sexualmente transmissíveis (IST), como o herpes genital. O risco de contrair o HIV de uma parceira também é 50 a 60 por cento menor se seu pênis foi circuncidado.

O pênis não circuncidado afeta a fertilidade?

Muitos dizem que a circuncisão afeta a fertilidade do homem. Até agora, não há evidências científicas mostrando que a presença ou ausência do prepúcio afeta a fertilidade de uma pessoa. A causa da infertilidade em si está geralmente relacionada à produção de esperma nos testículos. Vários fatores podem afetar a fertilidade masculina, incluindo:
  • Genética
  • Problemas de ejaculação
  • Baixa contagem de esperma
  • Efeitos de tomar certas drogas
  • Os testículos não produzem espermatozoides
  • Os testículos produzem espermatozoides com uma forma ou movimento anormal

É verdade que a circuncisão aumenta o tamanho do pênis?

A notícia de que a circuncisão pode aumentar o tamanho do pênis não é verdade. Na verdade, não ser circuncidado aumentará o tamanho do pênis do que após a circuncisão. No entanto, esta condição só se aplica quando o pênis não está ereto. O tamanho do pênis não é influenciado pela circuncisão, mas baseado em fatores genéticos. Além disso, o fluxo sanguíneo para o tecido peniano também pode afetar o tamanho do pênis quando ereto ao máximo. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A circuncisão ou incircuncisão é uma escolha pessoal da pessoa. No entanto, quando visto de uma perspectiva de saúde, os homens são mais aconselhados a se submeterem à circuncisão, a fim de reduzir o risco de experimentar ou contrair certas doenças infecciosas. Para discutir mais a diferença entre um pênis circuncidado e não circuncidado e seu impacto na saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora na App Store e Google Play.