Metronidazol para corrimento vaginal e como usá-lo

Metronidazol é um antibiótico. Este medicamento é usado para tratar infecções de pele, rosácea e infecções orais (incluindo infecções gengivais e abscessos). Além disso, o metronidazol também é usado para tratar infecções bacterianas na vagina que causam corrimento vaginal, bem como doença inflamatória pélvica. Então, o uso do metronidazol é realmente eficaz no tratamento do corrimento vaginal? Como usar de acordo com as recomendações médicas?

Metronidazol para corrimento vaginal

O metronidazol está disponível na forma de comprimido, gel, creme, líquido potável ou supositório. Também pode ser usado por injeção. No entanto, a administração por injeção geralmente só é feita em um hospital. O metronidazol só pode ser obtido mediante receita médica. Evite metronidazol se estiver menstruando.A seguir estão as instruções para o uso de metronidazol para corrimento vaginal.

1. Como usar metronidazol

Para tratar infecções bacterianas na vagina que podem desencadear o corrimento vaginal, você pode usar um aplicador ao aplicar o gel de metronidazol na vagina. A dose que os médicos geralmente recomendam é de 1 aplicador completo todas as noites, durante 5 noites. Siga as instruções de uso na embalagem. Incluindo saber como aplicar metronidazol na vagina. Você não deve usar gel de metronidazol durante a menstruação. Além disso, evite relações sexuais enquanto toma este medicamento.

2. Duração do uso de drogas

Continue a usar o gel de metronidazol para tratar o corrimento vaginal, conforme recomendado pelo seu médico. Mesmo se você se sentir melhor, não pare de tomar o medicamento até terminar. Porque se você parar, a infecção corre o risco de reaparecer. Caso se esqueça de usá-lo, aplique imediatamente o medicamento o mais rápido possível com a dose habitual. Evite usá-lo mais de uma vez por noite. Em seguida, use metronidazol como de costume. Você pode ter aplicado muito gel. Não precisa entrar em pânico, porque não é perigoso. No entanto, você pode consultar um médico ou farmacêutico se estiver preocupado.

3. Efeitos colaterais do metronidazol

Normalmente, não há efeitos colaterais do uso de gel de metronidazol. No entanto, ainda existe o risco de efeitos colaterais com o uso do gel na vagina. É importante lembrar que você não bebe álcool enquanto usa gel vaginal. Isso ocorre porque pode causar efeitos colaterais graves, como náusea, dor abdominal, sensação de calor no corpo, aumento da frequência cardíaca e dores de cabeça. Espere pelo menos 2 dias após o término do tratamento, se desejar consumir bebidas alcoólicas. Assim, há tempo suficiente para o metronidazol deixar o corpo.

4. O que fazer antes e depois de tomar metronidazol

O gel de metronidazol deve ser usado apenas por via vaginal. Lave as mãos antes e depois de aplicá-lo. Não deixe este medicamento nos seus olhos. Se entrar em contacto com os olhos, lave com água fria. Chame seu médico se a irritação não passar. [[Artigo relacionado]]

Este grupo de indivíduos deve ser cauteloso com metronidazol

Durante a gravidez, o metronidazol é proibido no primeiro trimestre. Vários grupos de indivíduos devem ter cautela com o uso de metronidazol, devido ao risco potencial aumentado de efeitos colaterais.

1. Pacientes com doença hepática

O fígado desempenha um papel importante no processamento dessa droga. Portanto, se você tiver uma doença hepática grave, o fígado irá processá-la mais lentamente. Como resultado, essa condição aumentará os níveis do medicamento no corpo e aumentará o risco de efeitos colaterais. O seu médico pode reduzir a sua dose de metronidazol, ou pode ser necessário limitar o seu uso.

2. Pacientes com doença renal

Os rins desempenham um papel importante em livrar o corpo dessa droga. A doença renal grave fará com que este órgão processe os medicamentos mais lentamente. Tal como acontece com a doença hepática grave, haverá um aumento dos efeitos colaterais devido ao acúmulo de drogas no corpo. Os médicos reduzirão a dose de metronidazol para pessoas com doença renal. Caso contrário, você precisa reduzir seu uso.

3. Mulheres grávidas

O metronidazol é um medicamento pertencente à categoria B. Isso significa que os estudos em animais não mostraram risco para o feto. No entanto, não houve pesquisa adequada em mulheres grávidas para ver os riscos dessas drogas. Portanto, consulte um médico se estiver grávida ou planejando engravidar. Portanto, o metronidazol não deve ser usado no primeiro trimestre da gravidez. Enquanto isso, mesmo esse medicamento só deve ser usado no segundo e terceiro trimestres, se os benefícios superarem os possíveis riscos.

4. Mãe que amamenta

O metronidazol pode passar para o leite materno e causar efeitos colaterais em bebês amamentados. Portanto, informe o seu médico se estiver amamentando. Seu médico pode sugerir a descontinuação do medicamento ou a interrupção temporária da amamentação.

5. Idoso

Os rins e o fígado em idosos podem não funcionar tão bem quanto deveriam. Como resultado, o corpo processará o metronidazol lentamente. Como resultado, o medicamento permanecerá no corpo por mais tempo, o que, por sua vez, aumenta o risco de efeitos colaterais.

Passos para prevenir corrimento vaginal

A prevenção é certamente melhor do que ter que tratar mais tarde. Portanto, siga estas etapas para evitar corrimento vaginal anormal.
  • Certifique-se de que a vagina esteja limpa enxaguando-a com sabão neutro e água morna por fora. Você não precisa esfregar o sabonete diretamente na vagina.
  • Evite usar sabonetes com fragrâncias ou produtos de higiene feminina, bem como spray para a vagina.
  • Depois de usar o banheiro, não se esqueça de limpar da frente para trás, para evitar que bactérias entrem na vagina, o que pode causar infecção.
  • Use roupa íntima com 100% algodão e evite roupas muito justas.
Para saber mais sobre o uso de metronidazol para corrimento vaginal ou outras formas de tratar esta condição, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.