Estas são as causas dos transtornos mentais e como evitá-los

Tal como acontece com a saúde física, a saúde mental ou mental também pode ter problemas. Os transtornos mentais são um grupo de condições que afetam a maneira como você pensa, sente, humor e se comporta. Essa condição pode ser temporária ou de longo prazo (crônica). Alguns dos tipos mais comuns de transtornos mentais são depressão, transtornos de ansiedade, esquizofrenia, transtornos alimentares e comportamento viciante (vício). Para declarar alguém que sofre de transtorno mental, é necessário ser examinado por um psicólogo ou psiquiatra quanto aos sintomas, pensamentos e padrões de comportamento vivenciados pelo portador.

Fatores de risco e causas de transtornos mentais

Até agora, a causa exata dos transtornos mentais não é conhecida. No entanto, vários estudos mostram que muitos transtornos mentais são causados ​​por uma combinação de:
  • Fatores biológicos: função cerebral prejudicada devido à genética, infecção, traumatismo craniano ou distúrbios nutricionais.
  • Fatores psicológicos: trauma, uma profunda sensação de perda, especialmente quando criança, negligência e dificuldade em se relacionar com os outros.
  • Fator ambiental: divórcio ou morte, vida familiar complicada, mudança de local de trabalho ou escola, expectativas sociais, violência do meio ambiente.
Além disso, algumas pessoas com certas condições têm maior risco de desenvolver transtornos mentais. A seguir estão vários fatores de risco que podem causar transtornos mentais:
  • Genética e história familiar de saúde mental
  • Experiências de vidas anteriores, como estresse ou história de abuso, especialmente se o trauma ocorreu na infância
  • Fatores biológicos, como desequilíbrio químico no cérebro
  • Traumatismo crâniano
  • Feto em mulheres grávidas expostas a vírus ou produtos químicos tóxicos
  • Abuso de álcool ou drogas
  • Ter uma condição médica séria (crítica), como câncer
  • Tem poucos amigos e muitas vezes se sente solitário ou isolado.
Para diagnosticar transtornos mentais, existe uma série de exames que devem ser realizados com o auxílio de um médico ou psicólogo, incluindo:
  • Histórico médico
  • Exame físico
  • Teste de laboratório
  • Avaliação psicológica.
Especificamente para avaliação psicológica, os pacientes deverão responder a perguntas sobre seus pensamentos, sentimentos e comportamento.

Como prevenir transtornos mentais

O exercício regular pode ajudar a manter a saúde mental Os transtornos mentais podem ser evitados com uma série de ações para manter sempre a sua saúde mental ou mental. Aqui estão algumas coisas que são úteis para manter sua saúde mental.

1. Durma o suficiente

Os especialistas descobriram uma ligação entre problemas de sono e um risco aumentado de transtornos mentais. A falta de sono também pode afetar a capacidade do cérebro de se concentrar, aprender e manter a calma. Os adultos devem dormir cerca de 8 horas todas as noites para que o cérebro possa funcionar adequadamente e a saúde mental seja sempre mantida.

2. Reserve um tempo para si mesmo

Você pode tentar encontrar tempo para fazer o que você ama, especialmente no meio de um dia agitado. Essa atividade pode remover temporariamente a fadiga, a ansiedade e as preocupações de sua mente, de modo a dar à sua alma ou mente uma chance de descansar e se manter saudável.

3. Exercitar-se ativamente

Ser ativo nos esportes pode não apenas manter a boa forma física, mas também pode fornecer um impulso positivo para a saúde mental. O exercício faz com que o cérebro produza endorfinas e hormônios da serotonina que podem melhorar o humor. Praticar exercícios regularmente pode reduzir os níveis de estresse, ansiedade e depressão.

4. Gerenciar o estresse

O estresse se tornou parte da vida e pode acontecer com qualquer pessoa. No entanto, se você não pode controlar isso, pode levar a transtornos mentais. Reserve um tempo para você mesmo fazer atividades ou atividades para controlar o estresse e acalmar a mente. Existem várias maneiras que podem ser feitas, nomeadamente meditação, exercícios respiratórios, ioga, exercícios, desfrutar de hobbies e outras atividades para relaxar. [[Artigo relacionado]]

5. Manter uma dieta saudável

Todos os tipos de alimentos e bebidas que consumimos podem afetar todas as partes do corpo, incluindo o cérebro. Alimentos nutritivos e altamente nutritivos podem ajudar o corpo a ter mais energia e manter as funções cerebrais em ótima forma.

6. Construir autoconfiança

Um sentimento de autoconfiança e baixa autoestima podem ser um fator causador de transtornos mentais. Portanto, tente se aceitar como você é. Nunca se compare com outras pessoas. Explore seu potencial e seja a melhor versão de si mesmo. Isso vai aumentar a confiança e fazer você se valorizar mais.

7. Socializar

Ser ativo na socialização pode ajudá-lo a evitar sentimentos de solidão e isolamento que podem aumentar o risco de transtornos mentais. Socializar regularmente com amigos ou parentes pode fazer você ter sensação de pertencer (um sentimento de pertença).

8. Pedindo ajuda

Quando você começa a sentir pressão ou algo está acontecendo além do seu controle, nunca é demais pedir ajuda. Não demore mais porque sua condição mental pode piorar sem você perceber. Fale com uma pessoa de confiança mais próxima de você. Além disso, você também pode consultar um psicólogo ou psiquiatra para solucionar problemas e prevenir transtornos mentais. Se você tiver mais perguntas sobre as causas dos transtornos mentais, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.