Não poucas pessoas podem mencionar a diferença entre gengibre e açafrão. És um deles? À primeira vista, gengibre e açafrão têm muito em comum. Ambas são plantas que vêm da família Zingiberaceae e tem o gênero Curcuma. No entanto, ambos têm nomes de espécies diferentes, a saber Curcuma domestica para açafrão e Curcuma zanthorrhiza para gengibre. Inevitavelmente, os dois também apresentam algumas diferenças marcantes, que vão desde a forma da planta, a forma do rizoma, até a função e utilização.
Diferenças físicas entre gengibre e açafrão
A diferença entre gengibre e açafrão pode ser reconhecida pela forma física do rizoma. Além disso, por serem plantas subterrâneas, você também pode diferenciar o gengibre e o açafrão pela forma de suas folhas, caules e flores.rizoma
Caules e folhas
A diferença entre gengibre e açafrão em termos de função
Funcionalmente, a diferença entre gengibre e açafrão também é bastante significativa. Uma delas é quando ambos são consumidos em porções maiores. Diz-se que comer muito açafrão causa dor de estômago, tontura, náusea e diarreia. Por outro lado, consumir temulawak em quantidades ligeiramente acima do normal é considerado mais seguro para o estômago e até mesmo essa planta pode ser usada para aliviar vários problemas digestivos, como flatulência, dor de estômago e assim por diante. síndrome do intestino irritável (SII). No entanto, temulawak e açafrão têm algumas semelhanças em termos de benefícios, a saber:- Alivia os sintomas da osteoartrite: O Temulawak e o açafrão contêm curcumina, que pode reduzir a inflamação e, assim, aliviar a dor da osteoartrite.
- Reduza a obesidade: As propriedades antiinflamatórias do gengibre e da cúrcuma também podem reduzir a gordura corporal.
- Coração saudável: Além das diferenças entre gengibre e açafrão, essas duas plantas demonstraram reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, de modo que seus níveis de colesterol tendem a ser normais, o que, por sua vez, reduz o risco de várias doenças cardíacas.
- Previna diabetes: A cúrcuma e o temulawak podem aumentar o metabolismo do açúcar no sangue, reduzindo assim o risco de desenvolver diabetes.
- Coração saudável: o consumo de extratos de gengibre e cúrcuma também reduz a exposição aos radicais livres que podem danificar o fígado, embora essa afirmação seja baseada apenas em estudos em animais.
- Previna o câncer de cólon: embora essa afirmação seja baseada em pesquisas anteriores, não há nada de errado em consumir açafrão ou gengibre, que têm o potencial de prevenir o câncer de cólon e outros tipos de câncer.