Conheça os 5 sentidos humanos e suas funções

Você já se perguntou sobre o significado e a função dos cinco sentidos? Os cinco sentidos são "mídias" que existem no corpo humano, desde o ventre da mãe. A sua existência pode ajudar uma pessoa a compreender os conteúdos do mundo e, claro, a realizar as atividades diárias.

Conheça os cinco sentidos e suas funções

Os cinco sentidos humanos são os sentidos do tato, visão, olfato, audição e paladar. Com a ajuda de seus respectivos órgãos, os cinco sentidos podem desempenhar suas funções adequadamente e enviar "mensagens" especiais ao cérebro, para que os humanos possam entender e sentir muitas coisas. Vamos identificar os cinco sentidos nos humanos.

1. Os cinco sentidos do tato

Esses cinco sentidos desempenham um papel para que os humanos possam estar cientes do toque, da pressão, do calor da temperatura ambiente, da vibração e da dor. Todas essas faculdades táteis são "recebidas" por meio de receptores (órgãos ou células que respondem à luz, calor ou estímulos externos e os transmitem aos nervos sensoriais) da pele, cada um com suas próprias habilidades. Uma das funções mais importantes desses cinco sentidos do tato é transmitir compaixão para com os outros seres humanos. Por exemplo, um filho recém-nascido se sentirá seguro e confortável ao ser acariciado e sentirá o toque de ambos os pais. Ajuda o bebê a dormir e a se sentir próximo da mãe e do pai.

2. Cinco sentidos da visão

Os cinco sentidos são muito importantes. No entanto, ao que parece, os cinco sentidos para ver são considerados um dos mais importantes. Com sua existência, você pode ver a beleza do universo. Os cinco sentidos da visão funcionam quando a luz é processada pelos olhos e interpretada pelo cérebro. A luz passa pela córnea e a pupila se dilata ou se contrai para regular a quantidade de luz que entra no olho. Em seguida, a luz será recebida pela retina e "convertida" em impulsos nervosos que podem ser lidos pelo cérebro. Existem fatos únicos sobre os cinco sentidos da visão. Estudos mostram que quem nasce sem o sentido da visão (cego) tem excelente audição, paladar, tato e olfato. As habilidades de memória e fala dos deficientes visuais são potencialmente melhores do que as de pessoas que nasceram com olhos normais.

3. Os cinco sentidos da audição

O ouvido humano é um complicado "labirinto". Pois, os cinco sentidos da audição devem trabalhar muito, para que o som possa ser aceito pelo cérebro. Em primeiro lugar, o som entra no ouvido externo e é transmitido ao conduto auditivo externo. Depois disso, as ondas sonoras atingirão a membrana timpânica ou o tímpano. Este tecido fino vibrará, quando as ondas sonoras "atingirem". As vibrações chegam ao ouvido médio. Aqui, os três pequenos ossos (martelo, bigorna e estribo) também vibram. Esses três ossos também têm suas respectivas funções, para enviar ondas sonoras ao cérebro.

O osso do estribo transmite vibrações sonoras ao corti (órgão receptor da audição). Em seguida, as células ciliadas do órgão de Corti traduzem as vibrações sonoras em impulsos elétricos. Por meio dos nervos sensoriais, o cérebro recebe impulsos elétricos.

4. O olfato de Pandra

De acordo com os pesquisadores, o olfato humano pode reconhecer mais de um trilhão de odores. O olfato humano funcionará com a fenda olfativa, que fica no teto da cavidade nasal, próxima à parte do cérebro que funciona como "olfativa". As terminações nervosas na fenda olfatória transmitem odores ao cérebro. O cheiro ortonasal “pega” os odores no ar, quando você respira pela frente do nariz. Você já sentiu o cheiro da comida que está mastigando? Sim, essa é outra maneira de o olfato funcionar na parte de trás do nosso nariz, que é chamado de cheiro retronasal.

5. Os cinco sentidos do paladar

Graças às papilas gustativas, você pode saborear o ácido, o doce, o salgado, o amargo e o salgado. As células gustativas na frente e atrás da língua, bem como nas costas e no topo da boca, detectam todos os cinco sabores.

Essas células receptoras se ligam às moléculas dos alimentos e bebidas que você consome e enviam sinais ao cérebro. Você pode estar se perguntando, por que o picante não está na lista de papilas gustativas? De acordo com a National Library of Medicine (NLM), o sabor picante é, na verdade, um sinal de dor, que é sentido pela língua. Os cinco sabores acima, podem ser capturados por papilas gustativas, que está na língua humana. Adultos, têm pelo menos 2.000 a 4.000 papilas gustativas. A maioria está na língua, mas também é encontrada na parte posterior da garganta, epiglote (cartilagem localizada atrás da língua), cavidade nasal e esôfago. Há uma explicação sobre os cinco sabores acima e a localização da língua que os sente. Doce, sentido na ponta da língua. Gosto salgado, pode ser sentido com a ponta esquerda ou direita da língua. Em seguida, o sabor amargo, está localizado na parte de trás da língua. Enquanto o ácido, fica do lado esquerdo e direito da língua. [[artigo relacionado]] A existência dos cinco sentidos pode ajudá-lo a viver sua vida diária. Se algum dos cinco sentidos que você sente que não está desempenhando sua função adequadamente, você deve consultar imediatamente um médico, para que o distúrbio sensorial possa ser tratado, para restaurar seu melhor funcionamento.