Os olhos são órgãos vitais que desempenham um papel muito importante em todas as atividades diárias para ver. Você pode começar a reconhecer as partes do olho e suas funções para entender como funcionam e como manter a saúde ocular de maneira adequada. Aqui está a explicação completa.
As partes e funções dos órgãos oculares
Anatomia e partes do olho humano Citando da University of Michigan Health, órgãos como o olho são conectados ao cérebro para que possam produzir o que você vê. Os tecidos que constituem os órgãos oculares em humanos são os tecidos nervoso, epitelial e conjuntivo que fornecem informações visuais a serem transmitidas ao cérebro. Como parte da anatomia do corpo humano, aqui está uma explicação do olho.
A parte externa e a superfície do olho
1. Esclera
Você precisa saber que, em anatomia, o olho está em uma cavidade óssea protetora conhecida como órbita. Existem 6 músculos extraoculares. na órbita ligada ao olho. Esse músculo é o que move o olho para cima, para baixo e de um lado para o outro. Além disso, os músculos extraoculares também estão ligados à parte branca do olho, ou seja, a esclera. Esta é uma camada de tecido que cobre quase todo o globo ocular.
2. Conjuntiva
A superfície e o interior das pálpebras são cobertos por uma membrana transparente, a conjuntiva. Sua principal função é manter a superfície frontal do olho e a parte interna das pálpebras úmidas. Portanto, fica mais fácil para você abrir e fechar os olhos. Além disso, outra função é proteger os olhos contra poeira, sujeira e outros microorganismos que causam infecções oculares. [[Artigo relacionado]]
A frente do olho
1. Córnea
A córnea é a superfície clara, fina e em forma de cúpula acima da íris e que cobre a parte frontal do olho. A função da córnea é como uma janela protetora que permite que a luz entre no olho, ajudando assim a retina a focar. A córnea deve permanecer limpa para que sua visão seja boa.
2. Humor aquoso
Atrás da córnea, o olho tem um fluido claro conhecido como
humor aquoso que ajuda na entrega de nutrientes ao tecido ocular. Essa falta de fluido pode aumentar a pressão no olho, o que causa problemas oculares, como o glaucoma.
3. Iris
A íris é geralmente conhecida como a parte do olho que funciona para dar cor ao olho, mas a função da íris não se limita apenas a isso. A íris é composta de músculos que ajudam a pupila a se expandir e se contrair. Outra função da íris é regular a quantidade de luz que entra no olho, ajustando o tamanho da pupila.
4. Alunos
A anatomia do olho que regula a quantidade de luz que entra no olho é a pupila. Você pode ver a pupila como um ponto preto ou círculo no centro do olho. O tamanho da pupila é regulado pela íris, que a torna menor quando exposta a muita luz ou quando você se sente deslumbrado.
5. Lente
A lente do olho é composta por uma variedade de tecidos transparentes flexíveis localizados atrás da íris e da pupila. A função das lentes oculares é ajudar a focalizar a luz e as imagens na retina. Além disso, a lente também mudará o formato para que o objeto visto pelo olho permaneça em foco. Esta parte do olho ficará mais fina quando você vir objetos que estão mais distantes e ficará mais espessa quando você vir objetos que estão próximos.
A parte de trás do olho
1. Vítreo
O vítreo é uma parte do olho que raramente é conhecida, mas tem uma função importante. Tem uma estrutura gelatinosa que preenche a lente até a parede posterior do globo ocular para manter a forma do olho e manter a retina no lugar.
2. Retina
A retina é a parte do olho que é mais sensível à luz e às sombras. Portanto, a função da retina é processar a luz que entra no olho para que se torne um sinal elétrico a ser transmitido ao cérebro através do nervo óptico. A estrutura da retina é composta por tecidos sensíveis à luz que estão na superfície interna do olho.
3. Macula
No centro da retina também há outra anatomia conhecida como mácula. Esta é a parte que permite ver os objetos de forma nítida, clara e direta. Por esse motivo, a mácula também é responsável por toda a visão primária e pela maioria das visões que envolvem cores.
4. Nervo óptico
O nervo óptico é composto por milhões de fibras nervosas que se transmitem a partes do cérebro para que você possa ver claramente. Isso será feito pela retina para enviar luz como impulsos elétricos através do nervo óptico até o cérebro.
Como funciona o olho para ver?
Todas as partes do olho e suas funções ajudam os humanos a enxergar perfeitamente. O processo de visão começa com o reflexo da luz no objeto visto entrando pela córnea. Depois disso, a luz vai passar
humor aquoso e na pupila no cristalino do olho. A lente do olho muda sua forma para coincidir com a quantidade de luz que entra no olho e se curva e focaliza a luz na retina por meio do fluido.
vítreo. Quando a luz atinge a retina, ela a converte em sinais elétricos que são transmitidos ao cérebro por meio do nervo óptico. Os sinais elétricos que alcançaram o cérebro serão traduzidos por uma parte do cérebro chamada córtex visual. [[Artigo relacionado]]
Problemas ou distúrbios de visão ocular
Algumas pessoas que têm problemas nos olhos podem desaparecer por conta própria ou são facilmente tratadas. No entanto, também existem aqueles que precisam de cuidados de longo prazo. Aqui estão alguns tipos de distúrbios ou doenças oculares, incluindo:
1. Tensão nos olhos
Olhos tensos ou
fadiga ocular é uma condição que ocorre quando você usa os olhos com muita frequência, sem pausas. Portanto, os olhos ficarão tensos ao ponto de tontura.
2. Olhos vermelhos
Esta é uma condição quando a superfície do olho é coberta por vasos sanguíneos que se expandem causando irritação ou infecção ocular. Além disso, olhos vermelhos também podem ser um sintoma de conjuntivite.
3. Erro ocular
Erros de refração são os problemas oculares mais comuns. Este é um distúrbio que inclui miopia (miopia), hipermetropia (hipermetropia), astigmatismo (para todas as distâncias) e presbiopia que ocorre entre as idades de 40-50 anos.
4. Glaucoma
Glaucoma é uma doença que pode danificar o nervo óptico do olho e causar perda de visão. A causa é devido à pressão do fluido no olho e aumenta lentamente.
5. Catarata
A catarata é uma condição em que o cristalino do olho fica turvo. É a principal causa de cegueira em todo o mundo. Não só nos idosos, a catarata pode ocorrer em qualquer idade e até aparecer desde o nascimento. [[Artigo relacionado]]
Como manter a saúde dos olhos
Conhecer as partes do olho e sua função, bem como o processo da visão humana, não é suficiente para ajudar a manter a saúde ocular. Aqui estão algumas dicas que você pode fazer para manter a saúde dos olhos, como:
1. Faça exames oftalmológicos regulares
Os exames oftalmológicos não são realizados apenas quando há um problema ocular, mas devem ser realizados regularmente para verificar a saúde da anatomia e da função ocular. Se você tem 20 a 30 anos, deve examinar seus olhos a cada 5 a 10 anos. Enquanto isso, para aqueles com idade entre 40-54 anos, faça exames aos olhos a cada 2-4 anos. Quando você tiver 55-64 anos, precisará fazer um exame de vista a cada 1-3 anos. Se você tem mais de 65 anos, deve fazer um exame de vista a cada 1 ou 2 anos.
2. Implementar um estilo de vida saudável
Um estilo de vida saudável pode manter um corpo e olhos saudáveis. Uma delas é consumir alimentos ricos em ômega-3 e vegetais com folhas verdes e praticar exercícios regularmente. Não se esqueça de dormir o suficiente regularmente e manter regularmente a ingestão de líquidos de pelo menos oito copos de água por dia.
3. Pare de fumar
Fumar não é apenas prejudicial para os pulmões, mas também pode danificar partes do olho e sua função. Fumar pode aumentar o risco de desenvolver catarata e danificar o nervo óptico do olho.
4. Descanse seus olhos
Ao trabalhar em um computador ou laptop por longos períodos de tempo, descanse os olhos a cada 20 minutos. Em seguida, tente olhar para um objeto que está a cerca de 6 metros de distância por 20 segundos.
5. Mantenha as lentes de contato limpas
Se você usar lentes de contato para ver, sempre lave as mãos antes de remover ou colocar as lentes de contato. Não se esqueça de limpar suas lentes de contato e substituí-las regularmente. Para evitar infecções, não durma enquanto usa lentes de contato.
6. Pare de esfregar os olhos
Esfregar os olhos é provavelmente um dos hábitos que você sempre faz. Na verdade, esfregar os olhos pode danificar os vasos sanguíneos ao redor dos olhos e aumentar o risco de afinamento da córnea ou ceratocone. Conhecer a anatomia do olho, bem como sua função, pode ajudá-lo a entender melhor o desempenho e a importância de cada parte. Se você tiver certos problemas ou distúrbios oculares, consulte imediatamente um médico para obter o tratamento correto. Quer saber mais sobre a função do olho? Pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App store e no Google Play.