8 causas de manchas marrons quando não menstruadas

A causa da secreção de manchas marrons nas margens do período menstrual nem sempre é perigosa. Para algumas mulheres, essa secreção com manchas marrons é comum nas 1 a 2 semanas antes da menstruação, devido ao sangue antigo grudado no canal vaginal. Essa condição também pode ocorrer como um sinal precoce de gravidez. Manchas marrons que aparecem quando você não está menstruada geralmente ainda são categorizadas como corrimento vaginal. O corrimento vaginal normal é branco ou transparente e não é acompanhado de odor ou coceira. Enquanto a secreção marrom que se assemelha a manchas, o fluido que sai da vagina foi misturado com gotículas de sangue. Manchas marrons que ocorrem apenas uma vez são provavelmente inofensivas. No entanto, se essa condição persistir por vários meses ou mesmo anos, além de outros sintomas, pode ser um sinal de uma determinada doença.

Causas de manchas marrons inofensivas

O processo de ovulação pode desencadear o aparecimento de manchas marrons. As manchas marrons que surgem antes da menstruação não são vivenciadas por todas as mulheres, podendo não acontecer todos os meses, por isso esta condição pode deixá-la preocupada. No entanto, a maioria das causas de corrimento marrom são inofensivas, como:

1. Ovulação

Se as manchas marrons surgirem cerca de 2 semanas antes da data do seu período, pode ser um sinal de ovulação, também conhecido como período fértil. Normalmente, a ovulação ocorre 10-16 dias após o dia seguinte ao último dia do período anterior. No entanto, a duração de cada mulher pode ser diferente, dependendo da duração do ciclo ou menstruação regular / irregular. Durante a ovulação, o nível do hormônio estrogênio no corpo da mulher é tão alto que causa o aparecimento de manchas marrons em algumas mulheres. Para vocês que estão no programa para ter filhos, fazer sexo durante o período fértil pode aumentar suas chances de engravidar.

2. Antes da menstruação

Se as manchas marrons surgirem antes do dia da menstruação, pode ser um sinal de que sua menstruação está chegando mais rápido. Novamente, isso não é algo com que você deva se preocupar.

3. Grávida

A secreção de manchas marrons antes da data da menstruação pode ser um dos sinais encorajadores. Essa condição pode sinalizar um sintoma de gravidez precoce denominado sangramento de implantação. A implantação é a fixação de um óvulo fertilizado na parede uterina, que então se desenvolverá em um feto. Manchas marrons que são um sinal de implantação geralmente são acompanhadas por outros sintomas, como cãibras. A diferença com a menstruação, essas manchas marrons duram apenas 1-2 dias e só sai um pouco de sangue, você nem precisa usar absorvente.

4. Tome pílulas anticoncepcionais

Nos primeiros 3-6 meses após tomar pílulas anticoncepcionais, o aparecimento de manchas marrons é normal porque seu corpo ainda está se adaptando às mudanças hormonais causadas pela pílula. A mesma coisa pode acontecer quando você deixa de tomar uma ou duas vezes a dose diária de pílulas anticoncepcionais, mas as manchas irão desaparecer quando você voltar a tomar o anticoncepcional regularmente.

Causas de manchas marrons perigosas

A inflamação pélvica pode desencadear corrimento marrom. Manchas marrons que não aparecem durante a menstruação também podem indicar um problema de saúde mais sério, como:

1. Doença inflamatória pélvica

Além do corrimento marrom, a doença inflamatória pélvica também é acompanhada por sintomas, como dor na parte inferior do abdômen, dor durante a relação sexual, febre, corrimento vaginal fétido e sensação de queimação ao urinar.

2. Doenças sexualmente transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como gonorreia ou clamídia, geralmente são acompanhadas por sintomas de manchas marrons ou dor durante a relação sexual, sensação de queimação ao urinar e corrimento vaginal fétido.

3. Síndrome do ovário policístico (SOP)

A SOP reflete um desequilíbrio dos níveis hormonais no corpo e geralmente é acompanhada por outros sintomas, como ciclos menstruais irregulares, nenhuma menstruação, menstruação intensa, dor pélvica e dificuldade para engravidar.

4. Câncer cervical

Em casos muito raros, manchas marrons acompanhadas de dor durante a relação sexual a ponto de sangrar podem ser um sinal de câncer cervical.

Manchas marrons indicam aborto espontâneo?

Quando você é declarada grávida, corrimento marrom da vagina é frequentemente identificado como um sinal de aborto espontâneo. No entanto, um estudo de 2010 revelou que um aborto espontâneo só ocorrerá se você tiver sangramento intenso acompanhado de contrações uterinas ou cólicas abdominais. Se você só tiver manchas, especialmente se durar apenas 1-2 dias e não for acompanhada por outros sintomas, o feto provavelmente está seguro. No entanto, ainda é aconselhável verificar com seu médico ou parteira para ter certeza disso e encontrar uma solução para uma gravidez saudável até o nascimento do bebê. Seu médico pode realizar testes adicionais, como ultrassom para fazer o teste de Papanicolaou, para confirmar sua condição. [[Artigo relacionado]]

Quando as manchas marrons devem ser examinadas por um médico?

Você pode verificar as manchas marrons sempre que estiver preocupado. Portanto, mesmo que não haja outros sintomas associados e a condição pareça normal, mas se você sentir necessidade de fazer um exame médico, não hesite em fazê-lo. Por outro lado, existem várias condições que fazem com que a secreção da mancha marrom deva ser verificada por um médico imediatamente, tais como:
  • Acompanhado de dor leve a forte
  • Sensação de coceira ou calor na área vaginal
  • Há um cheiro desagradável na vagina
  • Manchas se transformam em sangramento de alto volume
Se você quiser saber mais sobre as causas das manchas marrons e seu tratamento, pergunte diretamente para o médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.