Olhos vermelhos de bebê? Esta é a causa e como superá-la

Quando você vê os olhos vermelhos de um bebê, é claro, os pais ficam preocupados. O olho vermelho é um dos problemas oculares mais comuns em bebês. Essa condição pode, de fato, indicar que o filho está apenas com sono. No entanto, os olhos vermelhos em bebês também podem ser causados ​​por certas condições ou doenças. Mesmo em alguns casos, pode ser contagioso e requer um exame médico. Não deixe que o tratamento de olhos vermelhos seja feito de forma descuidada.

Causas de olhos vermelhos de bebê

As condições de olhos vermelhos podem ser acompanhadas por outros sintomas que causam desconforto. Aqui estão algumas causas comuns de olho rosa em bebês:

1. Conjuntivite (inflamação dos olhos)

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva ou da membrana mucosa que reveste as pálpebras e cobre a parte branca dos olhos. Essa condição geralmente é inofensiva, mas pode deixar os olhos do filho vermelhos, com coceira e desconfortáveis. Além disso, seus olhos também são mais lacrimejantes ou uma secreção mais espessa que torna as pálpebras com crostas. Essa condição pode tornar mais difícil para os bebês abrirem os olhos ao acordar. Ele também esfregará os olhos com mais frequência e ficará inquieto. A conjuntivite pode ser causada por infecções virais ou bacterianas e alergias. A inflamação causada por infecções virais e bacterianas é altamente contagiosa. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os tipos comuns de conjuntivite em recém-nascidos incluem:
  • Conjuntivite de inclusão (clamídia) que faz com que os olhos do bebê fiquem vermelhos, inchados e com secreção de pus. Os sintomas tendem a aparecer de 5 a 12 dias após o nascimento.
  • Conjuntivite gonocócica que causa olhos vermelhos, pus espesso e pálpebras inchadas. Geralmente ocorre cerca de 2 a 4 dias após o nascimento.
  • Conjuntivite química que causa vermelhidão leve dos olhos e algum inchaço das pálpebras. Os sintomas tendem a durar de 24 a 36 horas.
Limpe os olhos com crostas do bebê com um cotonete umedecido em água morna. Você também pode colocar uma toalha quente sobre os olhos por alguns minutos para deixar o filho mais confortável. Se a conjuntivite não melhorar após 2 semanas, leve seu bebê ao médico imediatamente. Seu médico pode prescrever colírios, antibióticos ou pomadas especiais para tratar a infecção. Enquanto isso, os anti-histamínicos são necessários se olhos vermelhos forem causados ​​por alergias.

2. Irritação nos olhos

A irritação também pode causar olhos vermelhos em bebês. Os gatilhos da irritação nos olhos certamente variam, incluindo poeira, pêlos de animais, perfume, fumaça de cigarro ou cloro em piscinas. Não só faz com que os olhos do seu filho fiquem vermelhos, mas também pode causar coceira e lacrimejamento, por isso ele os esfrega com mais frequência. A irritação ocular é geralmente tratada com colírios e melhora em alguns dias.

3. Vasos sanguíneos rompidos

Os olhos vermelhos do bebê também podem ser causados ​​pela ruptura dos vasos sanguíneos sob a superfície da conjuntiva. O sangue que sai não pode ser absorvido pela conjuntiva, resultando em linhas vermelhas nos olhos do bebê, chamadas de hemorragia subconjuntival. Se ocorrer em recém-nascidos, essa condição é causada por pressão nos olhos durante o processo de parto. Mesmo assim, os olhos vermelhos desse bebê não são perigosos porque não afetam sua visão. Normalmente, também desaparece por conta própria em 1-2 semanas, portanto, não há tratamento especial. No entanto, se não melhorar após 2 semanas, você deve verificar o seu filho com o médico.

4. Gripe

A gripe também pode fazer com que os olhos do bebê fiquem vermelhos. Essa condição pode ocorrer devido ao contato direto ou indireto com uma pessoa infectada ou à inalação de germes que se espalham pelo ar quando alguém tosse ou espirra. Esta queixa de olhos vermelhos desaparecerá depois que a condição for curada. No entanto, leve seu filho imediatamente ao médico se ele tiver febre alta, tosse persistente, dificuldade para respirar, muito agitado, vômitos, diarreia, fraqueza ou convulsões. O médico fará um exame para determinar o tratamento para as queixas do bebê. Se não for controlada, essa condição pode certamente ser perigosa.

Como lidar com olhos vermelhos de bebê

As dicas a seguir podem ser feitas para superar olhos vermelhos em bebês leves, a saber:
  • Não esfregue ou esfregue os olhos do bebê
  • Não deixe cair o colírio sem orientação médica
  • Mantenha o quarto e os brinquedos do bebê limpos de poeira e outros objetos irritantes
  • Lave as mãos com sabão e água corrente antes e depois de tocar nos olhos do bebê
Olhos vermelhos em bebês devido a infecção bacteriana precisam ser tratados com colírios ou pomadas antibióticas, conforme prescrito pelo médico. Já os olhos vermelhos em bebês devido a infecções virais geralmente cicatrizam por si só, sem um tratamento especial. Se os sintomas de olho rosa em bebês não desaparecerem, piorarem ou deixarem o bebê inquieto, leve a criança imediatamente ao médico para diagnóstico e tratamento adicionais. [[Artigo relacionado]]

Nota Q saudável

Alguns casos de olho rosa em bebês não são perigosos e não requerem tratamento especial, mas outros podem indicar certas condições ou doenças. Portanto, se o estado do seu filho não melhorar, você deve levá-lo imediatamente ao médico para o tratamento adequado.