Suando nas mãos e nos pés, conheça a causa e como superá-la

A transpiração é normal, mas a transpiração excessiva não. Algumas pessoas têm problemas com suor excessivo nas mãos e nos pés. Este problema pode tornar o dia a dia do doente desconfortável, pode até causar odores ou outros problemas de pele. Causas comuns de suor, como nervosismo, clima quente ou exercícios, podem causar apenas suor normal nas mãos e nos pés. Porém, se a produção de suor se tornar excessiva, o que realmente acontece?

Causas de mãos e pés suados

O suor é o mecanismo normal do corpo para se resfriar. No entanto, se você suar excessivamente, apesar de não fazer atividades físicas extenuantes, esse problema é clinicamente conhecido como hiperidrose. A hiperidrose ocorre quando as glândulas sudoríparas recebem mensagens do sistema nervoso para produzir o excesso de suor. Um dos tipos mais comuns de hiperidrose é a hiperidrose palmoplantar, na qual os pés e as palmas suam excessivamente. Essa condição também pode afetar outras áreas do corpo, como axilas, virilha e outros. A hiperidrose pode estar presente ao nascimento ou se desenvolver ao longo do tempo, mas a maioria dos casos ocorre na adolescência. A causa exata de mãos e pés suados é conhecida como hiperidrose primária. Enquanto isso, se esse problema for baseado em outras condições de saúde, como obesidade, gota, menopausa, diabetes mellitus, hipertireoidismo ou uso de certos medicamentos, é chamado de hiperidrose secundária. Essa condição também é frequentemente referida como um sinal de coração fraco, mas isso nem sempre é verdade. O que é claro, mãos e pés suados podem interferir nas atividades normais. Você pode se sentir envergonhado de apertar as mãos ou porque seus pés podem ficar com mau cheiro. Esse problema tem o potencial de diminuir sua autoconfiança e pode até mesmo desencadear outros problemas psicológicos. Então, como resolver isso? [[Artigo relacionado]]

Como lidar com mãos e pés suados

A transpiração excessiva nas palmas das mãos e plantas dos pés pode ser um problema muito irritante. No entanto, existem algumas maneiras eficazes de tentar lidar com isso. Quanto a como lidar com mãos e pés suados, a saber:
  • Esfregando bicarbonato de sódio

Usar o bicarbonato de sódio é uma maneira rápida de tratar a condição das palmas das mãos e dos pés e a transpiração. A natureza alcalina do bicarbonato de sódio o torna capaz de ajudar a reduzir a transpiração e fazer o suor evaporar rapidamente. Você só precisa esfregar a pasta de bicarbonato de sódio nas mãos e nos pés. Deixe agir por 5 minutos e depois lave bem.
  • Aplicando vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode ajudar a secar as mãos e os pés suados, equilibrando os níveis de pH do corpo. Basta aplicar vinagre de maçã nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Deixe-o durante a noite para obter resultados eficazes.
  • Usar antiperspirante

Uma das maneiras eficazes e fáceis de lidar com a transpiração excessiva é usar antiperspirante . Esta ferramenta é geralmente usada para tratar a transpiração nas axilas, mas também pode impedir mãos e pés suados. Você pode manchar antiperspirante nas mãos e nos pés à noite, para que possa ser absorvido adequadamente. A maioria dos antiperspirante contém sais de alumínio que formarão um tampão para bloquear o suor.
  • Fazendo iontoforese

Em um tratamento de iontoforese, você colocará suas mãos e pés na água por cerca de 20-30 minutos. Enquanto isso, um dispositivo elétrico conduzirá uma corrente elétrica de baixa voltagem na água para evitar que você sue. Você tem que fazer este tratamento várias vezes por semana para sentir os benefícios. No entanto, este tratamento não é recomendado para mulheres grávidas e pessoas com problemas cardíacos ou epilepsia.
  • Fazendo injeções de Botox

Outra opção de tratamento para tratar mãos e pés suados são as injeções de botox (toxina botulínica A). As injeções de Botox são aprovadas para tratar a transpiração excessiva nas axilas, mas os médicos também as usam nas palmas das mãos e na planta dos pés. O Botox age impedindo a liberação de produtos químicos que podem sinalizar a atividade das glândulas sudoríparas. Os resultados desse tratamento podem durar até 1 ano.
  • Tomando drogas anticolinérgicas

Se os tratamentos anteriores não funcionarem, seu médico pode recomendar medicamentos prescritos, como anticolinérgicos. Este medicamento oral interromperá a atividade das glândulas sudoríparas. No entanto, nem todos podem tomá-lo porque esse medicamento tem efeitos colaterais, como visão turva, palpitações e problemas para urinar.
  • Realizar cirurgia

A cirurgia só é recomendada para pessoas com hiperidrose grave que outros tratamentos não conseguem controlar. Nesse procedimento, o médico pode cortar, raspar ou aspirar as glândulas sudoríparas para evitar a transpiração excessiva. Se suas mãos e pés suados o incomodam, não hesite em consultar um médico. O médico dará a direção certa para superar sua reclamação. Para mais discussão sobre mãos e pés suados, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .