Conheça as válvulas cardíacas e suas funções

As válvulas cardíacas são partes localizadas em cada átrio do coração e sua função é fornecer acesso ao fluxo sanguíneo para certas partes do coração e evitar que o sangue volte para as câmaras cardíacas anteriores. Em termos gerais, existem quatro tipos de válvulas cardíacas: válvula aórtica, válvula mitral, válvula tricúspide e válvula pulmonar. Cada um deles tem um papel importante em manter esse órgão vital funcionando adequadamente.

O que é uma válvula cardíaca?

Comparado com sua forma, que é quase do tamanho do punho do dono, a tarefa do coração é extraordinária. Este pequeno órgão é responsável por bombear sangue para todos os órgãos do corpo, o que faz com que os órgãos e outras partes do corpo funcionem adequadamente. Por trás de sua forma simples, verifica-se que o coração possui partes com funções especiais. Esta seção é geralmente conhecida como válvula cardíaca. A seguir estão os tipos de válvulas em nosso coração.
  • válvula mitral

A válvula cardíaca mitral está localizada entre o átrio ou átrio esquerdo do coração e o ventrículo ou ventrículo esquerdo do coração. Essa válvula atua fechando o átrio esquerdo e evitando que o sangue volte para ele quando o sangue rico em oxigênio for coletado dos pulmões. Depois disso, a válvula cardíaca mitral se abrirá para fluir o sangue para o ventrículo esquerdo do coração.
  • válvula aórtica

A válvula aórtica está localizada entre o ventrículo esquerdo e a veia aórtica, que é o maior vaso sanguíneo do corpo. A válvula cardíaca aórtica é útil para fechar o ventrículo esquerdo quando o sangue com alto teor de oxigênio é expelido do coração para o resto do corpo através dos vasos sanguíneos da aorta.
  • Válvula tricúspide

Se a válvula mitral estiver entre o átrio direito e o ventrículo direito, a válvula cardíaca tricúspide está localizada entre o átrio direito e o ventrículo direito. A função da válvula cardíaca tricúspide é impedir que o sangue entre no átrio direito e fornecer acesso para que o sangue entre no ventrículo direito.
  • Valvula pulmonar

A válvula pulmonar está localizada entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar. A válvula pulmonar bloqueia o acesso do sangue para entrar no ventrículo direito e remove o sangue do ventrículo direito para os pulmões através das artérias pulmonares. [[Artigo relacionado]]

Como funcionam as válvulas cardíacas?

À primeira vista, como as válvulas cardíacas parecem muito complicadas, mas depois de entender o fluxo do sangue, você notará os padrões que moldam o funcionamento das válvulas cardíacas. É assim que funciona a válvula cardíaca:

1. Abertura das válvulas cardíacas tricúspide e mitral

A princípio, o fluxo sanguíneo do corpo entrará no átrio direito e irá para o ventrículo direito através da válvula cardíaca tricúspide aberta. Ao mesmo tempo, o fluxo de sangue rico em oxigênio do átrio esquerdo também entrará no ventrículo esquerdo através da válvula cardíaca mitral aberta.

2. As válvulas cardíacas tricúspide e mitral estão fechadas

Quando os ventrículos direito e esquerdo estão cheios, as válvulas cardíacas tricúspide e mitral se fecham para evitar que o sangue entre nos átrios direito e esquerdo quando ocorrem contrações musculares nas câmaras cardíacas.

A abertura das válvulas pulmonar e aórtica

Quando as câmaras cardíacas se contraem, as válvulas pulmonar e aórtica se abrem. O fluxo sanguíneo do ventrículo direito entrará nas veias pulmonares quando a válvula cardíaca pulmonar está aberta e o fluxo sanguíneo do ventrículo esquerdo entrará nos vasos sanguíneos aórticos quando a válvula cardíaca aórtica abrir.

4. Fechamento das válvulas pulmonar e aórtica

Quando os músculos das câmaras cardíacas relaxam, as válvulas pulmonar e aórtica se fecham para evitar que o sangue volte para os ventrículos direito e esquerdo do coração. Das veias pulmonares, o sangue irá para os pulmões, enquanto dos vasos sanguíneos da aorta circulará por todo o corpo. Posteriormente, o fluxo sanguíneo retornará ao coração através dos estágios iniciais anteriores.

Que problemas podem ocorrer com as válvulas cardíacas?

Cada órgão do corpo humano certamente tem o potencial de ter problemas, as válvulas do coração também podem ter problemas. Quando há um problema com as válvulas cardíacas, elas podem se tornar menos flexíveis ou incapazes de abrir e fechar corretamente.
  • Estenose

A estenose é uma condição em que as válvulas cardíacas ficam rígidas e não podem abrir corretamente. Este distúrbio faz com que o coração precise bombear mais para estimular o fluxo sanguíneo para entrar nas pequenas vias fornecidas pelas válvulas cardíacas. Os problemas cardíacos estenóticos fazem com que o coração bombeie sangue de forma anormal e causam alterações na estrutura e função das câmaras cardíacas.
  • Atresia

A atresia é um problema de desenvolvimento das válvulas cardíacas que surge na infância. Essa condição impede que o sangue entre dos átrios para os ventrículos ou das câmaras para as veias. Isso faz com que a corrente sanguínea encontre outra rota para chegar ao seu destino. Geralmente, a atresia está presente desde o nascimento.
  • Válvula vazando

Uma válvula com vazamento é o oposto de estenose. O problema com válvulas com vazamento é quando as válvulas cardíacas fecham. Em pessoas com válvulas com vazamento, as válvulas cardíacas não podem se fechar completamente e fazer com que o sangue flua de volta para as câmaras cardíacas anteriores. A reentrada do fluxo sanguíneo faz com que o coração tenha que trabalhar mais para bombear de volta o sangue que entra. Semelhante à estenose, esse distúrbio pode fazer o coração bombear sangue de forma anormal e provocar alterações na estrutura e função das câmaras cardíacas. [[artigos relacionados]] Sempre consulte um médico se você tem problemas de coração, como falta de ar, taquicardia e assim por diante. O exame e o tratamento adequados evitarão complicações mais graves.