Reconhecer os sinais de um cisto de Bartholin para evitar a infecção

O termo cisto de Bartholin ainda pode ser estranho para você. Mas o fato diz que duas em cada 10 mulheres têm potencial para sofrer com esse problema de saúde. Portanto, é importante conhecer os sinais de um cisto de Bartholin para que você possa consultar imediatamente um médico e obter o melhor tratamento.

O que causa o cisto de Bartholin?

Os cistos de Bartholin são cistos que aparecem ao redor da vagina. As glândulas de Bartholin estão localizadas em cada lado da boca da vagina e são muito pequenas. Portanto, sua presença muitas vezes não é palpável ou sentida em condições normais. As glândulas de Bartholin são responsáveis ​​pela produção desse fluido, que flui para a vagina por meio de certos canais. A função desse fluido é hidratar a vagina, além de atuar como lubrificante nas relações sexuais. Quando o duto é bloqueado, o fluido retorna às glândulas de Bartholin. Como resultado, pode ocorrer inchaço na forma de cistos nas glândulas de Bartholin. Esses cistos são conhecidos como cistos de Bartholin e são mais comuns em mulheres entre 20 e 30 anos, que são sexualmente ativas. Os cistos de Bartholin geralmente não ocorrem em crianças porque as glândulas de Bartholin ainda não estão ativas. Enquanto nas mulheres que entraram na menopausa, esses cistos podem diminuir por si próprios. O aparecimento de cistos de Bartholin também pode ser desencadeado por infecções bacterianas que desencadeiam doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e clamídia. Mas, ao contrário da doença, o cisto de Bartholin não é contagioso, mesmo por meio da relação sexual.

Sinais e sintomas de um cisto de Bartholin inofensivo

Não entre em pânico imediatamente ao encontrar um caroço nos lábios da vagina (lábios). A razão é que nem todos os cistos de Bartholin interferem nas atividades diárias e requerem tratamento médico. Os sinais e sintomas de Bartholin que não requerem uma consulta médica incluem:
  • O caroço é relativamente pequeno, macio e indolor.
  • Durante a relação sexual, a presença de um caroço não causa enjôo.
Mesmo assim, você ainda deve precisar consultar um médico para obter o diagnóstico correto.

Isto sintoma Cisto de Bartholin perigoso

Se surgir um grande caroço e dor, os sintomas de um cisto de Bartholin devem ser verificados. A presença de um cisto de Bartholin geralmente só é percebida por mulheres quando o tamanho do cisto aumenta ou infecciona. Os sinais de um cisto de Bartholin infectado são os seguintes:

1. Forma saliente

Quando infectado, o cisto de Bartholin cresce até o tamanho de uma bola de golfe. Pode ser preenchido com líquido ou gás. Se o cisto crescer em um dos lábios, um lado do lábio vaginal ficará mais baixo do que o outro.

2. Dor

Um cisto de Bartholin que fica maior pode ser doloroso, especialmente quando você faz sexo ou faz rotinas simples, como sentar e andar.

3. O abscesso aparece

Se a infecção não for tratada imediatamente, um cisto de Bartholin pode formar um abscesso (um caroço cheio de pus). Esses abscessos podem se desenvolver muito rapidamente e são muito dolorosos. Os sinais de um cisto de Bartholin que desenvolveu um abscesso é a pele ao redor ficar vermelha, dolorida e quente ao toque. Os pacientes também podem apresentar febre acima de 38 graus Celsius, bem como corrimento anormal da vagina. Leia também:Conheça os diferentes tipos de doenças vaginais e suas causas

Tratamento de cisto de Bartholin

• Tome um banho quente

Para fazer isso, é aconselhável mergulhar em água morna não muito profunda, que é importante para cobrir a localização do cisto de Bartholin. Faça isso várias vezes ao dia durante três ou quatro dias.

• Drenagem

Durante esse procedimento, o médico fará uma pequena incisão na superfície do cisto. Em seguida, o médico colocará uma espécie de tubo ou cateter como saída do fluido que se acumulou em seu interior.

Esse cateter geralmente precisa ser colocado por seis semanas até que o fluido seja completamente drenado.

• Antibióticos

• analgésicos

• compressa quente

• Lasers

• Excisão

Portanto, se for necessário, é possível que o médico recomende a retirada de toda a glândula de Bartholin para que a doença não continue ocorrendo.

[[Artigo relacionado]]

Quando você deve consultar um médico?

Se sentir o aparecimento de sinais de cisto de Bartholin, normal ou infectado, consulte imediatamente um médico. Basicamente, qualquer caroço que cresce na área genital deve ser verificado imediatamente para descobrir se é um sintoma potencial de câncer ou não. Apenas um médico pode fazer o diagnóstico de um cisto de Bartholin. Normalmente, o médico pode tirar conclusões com base em um exame físico de sua vagina. Para descobrir exatamente o que desencadeia um cisto de Bartholin, seu médico recomendará que você faça um teste de urina ou tire uma amostra de muco ou pus de um cisto infectado. Se você tem 40 anos, mas ainda apresenta sinais de cisto de Bartholin, seu médico colherá uma amostra de tecido (biópsia) do cisto. Esta etapa tem como objetivo determinar se o cisto contém células cancerosas ou não. Se os resultados do exame mostrarem que não há células cancerosas, você pode respirar com facilidade. O cisto de Bartholin pode ser tratado, mas também pode reaparecer a qualquer momento. O que está claro, o cisto de Bartholin pode deixar você desconfortável, embora não seja classificado como uma doença mortal.