11 doenças cardiovasculares que você deve conhecer

O sistema cardiovascular funciona para fazer o sangue circular por todo o corpo, envolvendo o coração e os vasos sanguíneos. No entanto, se houver interferência em ambas as partes, a circulação sanguínea será interrompida e poderá causar doenças cardiovasculares. A doença cardiovascular é a causa número 1 de morte no mundo. Esta doença tem vários tipos, os quais podem pôr em perigo a vida do doente. Portanto, é importante que você saiba quais são esses tipos de doenças cardiovasculares.

Tipos de doença cardiovascular

A doença cardiovascular é uma doença que ocorre devido a distúrbios do coração e dos vasos sanguíneos. Os tipos mais comuns de doença cardiovascular incluem:
  • Ataque cardíaco

Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo sanguíneo para o coração é bloqueado por um coágulo sanguíneo. Esses coágulos sanguíneos podem causar a morte do músculo cardíaco porque ele não recebe suprimento de sangue suficiente. Se você não buscar ajuda médica imediatamente, um ataque cardíaco pode ser fatal e levar à morte. Os sintomas que podem ocorrer são dor no peito esquerdo, como ser atingido por uma carga pesada, dor que se irradia para o pescoço, mandíbula e braços, bem como falta de ar e suor.
  • Aterosclerose

A aterosclerose é a inflamação dos vasos sanguíneos que ocorre quando a placa se forma ao longo das paredes dos vasos sanguíneos. Isso pode estreitar os vasos sanguíneos e restringir o fluxo sanguíneo, causando vários problemas no corpo. Este estreitamento dos vasos sanguíneos pode desencadear acidente vascular cerebral, embolia pulmonar, ataque cardíaco.
  • Arritmia

Arritmia é uma condição em que o coração apresenta um ritmo ou ritmo anormal. O coração pode bater muito devagar, muito rápido ou irregularmente. As arritmias podem afetar o funcionamento do seu coração. Se o batimento cardíaco é irregular, o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.
  • Doença coronariana

A doença cardíaca coronária ocorre devido ao bloqueio ou estreitamento das artérias coronárias devido ao acúmulo de placa. Essa condição pode fazer com que o suprimento de sangue ao coração seja reduzido, de forma que o corpo não obtenha oxigênio e nutrientes essenciais suficientes. A maior causa de doenças coronárias é o tabagismo.
  • acidente vascular encefálico

Um derrame ocorre quando um vaso sanguíneo que fornece sangue ao cérebro fica bloqueado. Esta doença geralmente ocorre devido a coágulos sanguíneos. Quando o suprimento de sangue ao cérebro é interrompido, algumas dessas células cerebrais são danificadas ou morrem. A interrupção do fluxo sanguíneo pode ser causada por duas coisas, nomeadamente a ruptura dos vasos sanguíneos (acidente vascular cerebral hemorrágico) ou bloqueio dos vasos sanguíneos (acidente vascular cerebral isquémico). Essa condição pode eliminar certas funções controladas pelo cérebro, resultando em fraqueza dos membros e até mesmo perda da fala.
  • doença valvular cardíaca

A doença das válvulas cardíacas é uma doença que ocorre devido a um problema ou distúrbio em uma ou mais das quatro válvulas cardíacas. Problemas que podem ocorrer, nomeadamente as válvulas cardíacas não estão abertas o suficiente para o fluxo do sangue, não fecham corretamente, causando vazamento de sangue, inchaço ou outros.
  • Trombose venosa profunda (DVT)

A trombose venosa profunda ou TVP ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma em uma veia, geralmente na perna. Em casos graves, esses coágulos sanguíneos podem viajar pela corrente sanguínea até os pulmões, causando uma embolia pulmonar. Esta condição pode ser fatal e requer atenção médica imediata.
  • Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não consegue se contrair e relaxar normalmente e, portanto, não consegue bombear o sangue pelo corpo como deveria. Esta condição pode causar inchaço e falta de ar. Se não for controlada, é claro que a insuficiência cardíaca será muito perigosa.
  • Doença cardíaca congênita

A doença cardíaca congênita é uma doença que ocorre devido a anormalidades na estrutura do coração desde o útero. Alguns podem apresentar sintomas ao nascer, mas alguns só o mostram na infância. Na maioria dos casos, não se sabe exatamente por que isso acontece. Porém, o sintoma típico que se pode observar é o azulado no rosto quando a criança chora, o que não acontece em todas as cardiopatias congênitas, pois em outras doenças os médicos podem detectá-lo ouvindo os sons cardíacos com um estetoscópio.
  • Doença na artéria periférica

A doença arterial periférica é uma condição em que o fluxo sanguíneo para as pernas é bloqueado devido ao estreitamento das artérias. O estreitamento é causado pelo acúmulo de placas nas artérias. Essa condição pode fazer com que as pernas fiquem sem suprimento de sangue, causando dor, principalmente ao caminhar.
  • Doença venosa periférica

A doença venosa periférica ocorre quando há danos nas veias que transportam o sangue das pernas e braços de volta ao coração. Essa condição pode causar inchaço nas pernas e o aparecimento de veias varicosas. [[Artigo relacionado]]

Como prevenir doenças cardiovasculares

Você corre mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares se tiver uma dieta pouco saudável, raramente fizer atividades físicas, tiver o hábito de fumar, consumir frequentemente bebidas alcoólicas, hipertensão, diabetes e obesidade. No entanto, existem várias etapas que você pode seguir para prevenir doenças cardiovasculares, a saber:
  • Controle de peso

Ter um peso normal pode diminuir suas chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Portanto, é importante que você controle seu peso para não ficar com excesso de peso ou abaixo do peso.
  • Exercite-se regularmente

A United States Heart Association recomenda que uma pessoa faça 150 minutos de exercícios moderados a intensos por semana. Além disso, certifique-se de aquecer e esfriar antes e depois do exercício.
  • Tenha uma dieta saudável para o coração

Na prevenção de doenças cardiovasculares, é importante que você tenha uma dieta saudável para o coração. Coma alimentos que contenham gorduras poliinsaturadas e ácidos graxos ômega-3. Além disso, junto com o consumo de frutas e vegetais saudáveis. Reduza o consumo de alimentos processados, sal e gordura saturada.
  • Parar de fumar

Fumar está associado ao risco de várias doenças perigosas. Mesmo que seja difícil de parar, você tem que continuar tentando. Parar de fumar pode reduzir drasticamente o risco de desenvolver várias doenças cardiovasculares, o que pode tornar o corpo mais saudável.
  • Check-up regular da gravidez todos os meses

As grávidas devem fazer um check-up pré-natal mensal. Os médicos não olham apenas para o sexo ou peso do feto. O médico também examinará outros órgãos, como o sistema circulatório fetal, rins, trato urinário, etc. O objetivo é detectar a doença no futuro bebê desde muito cedo, para que seja mais fácil de controlar. Ao seguir esses passos simples, suas chances de contrair doenças cardiovasculares serão reduzidas. Portanto, acostume-se com um estilo de vida saudável para o seu futuro. [[Artigo relacionado]]