A varicocele é um alargamento das veias do escroto, a bolsa que envolve os testículos ou testículos nos homens. Esta condição varicosa é uma causa comum de diminuição da produção e qualidade do esperma, colocando-o em risco de desencadear infertilidade. Há algum sintoma ou sinal de varicocele que os homens devam conhecer?
Quais são os sinais e sintomas de uma varicocele?
Você precisa saber, a própria varicocele é dividida em vários níveis, de leve a grave. Em casos leves de varicocele, os homens geralmente não apresentam sintomas. A ausência dessas características leves de varicocele torna essa doença dos órgãos reprodutores masculinos muitas vezes difícil de detectar. No entanto, o aumento moderado das veias do testículo geralmente não requer tratamento. Na verdade, a condição pode curar por si mesma. No entanto, a história é diferente se a varicocele estiver piorando. Esta condição é caracterizada por uma série de características, a saber:- A dor no escroto varia de aguda a surda
- Aumento da dor ao ficar em pé ou fazer atividades físicas, especialmente por longos períodos de tempo
- A dor piora mesmo em um dia
- A dor diminui quando o sofredor se deita de costas
- O aparecimento de um caroço em um dos testículos ou testículos
- Edema escrotal
- Vasos sanguíneos aumentados e tortos visíveis no escroto e parecem vermes.
Quando você deve ir ao médico?
As varicoceles tornam o escroto ou testículos doloridos. No entanto, a dor testicular ou escrotal não é a única varicocele. É aconselhável consultar um médico imediatamente se sentir as seguintes condições:- Sentindo dor ou constatando inchaço no escroto
- Encontrando uma massa no escroto
- Observe a diferença no tamanho dos testículos
- Ter um histórico de varicocele no passado
- Tendo problemas com fertilidade
Como tratar a varicocele?
As varicoceles geralmente não precisam de tratamento se forem assintomáticas. O tratamento médico pode ser necessário se uma varicocele causar dor, atrofia testicular (encolher os testículos) e infertilidade. Existem várias maneiras de tratar a varicocele, a saber:- Cirurgia de varicocele (varicocelectomia), é uma operação realizada para amarrar os vasos sanguíneos ao redor dos testículos que apresentam problemas. A varicolectomia consiste em laparoscopia e cirurgia aberta.
- A embolização é um procedimento para liberar bobinas ou substâncias que mais tarde bloquearão os vasos sanguíneos nos testículos. O objetivo é bloquear o fluxo que leva sangue para a varicocele para que o problema seja corrigido.
- Exercícios moderados (corrida, ciclismo ou ioga)
- Comer comida fibrosa
- Evite fatores que causam o agravamento das varicoceles, como levantar pesos muito pesados
- Usar suporte atlético ou cueca esportiva para reduzir a dor
- Tomando analgésicos (paracetamol, ibuprofeno)
Quais são as possíveis complicações de uma varicocele?
Como outras doenças, a varicocele também pode causar certas complicações. Complicações de uma varicocele, incluindo:- Redução testicular (atrofia) , supostamente ocorre porque o sangue acumulado pode aumentar a pressão e as toxinas nos vasos sanguíneos, de modo que tem o potencial de fazer os testículos não funcionarem adequadamente.
- Fertilidade prejudicada (infertilidade) , O risco de varicocele faz com que a temperatura dentro e ao redor dos testículos aumente. Isso afetará a formação, o movimento (motilidade) e a função dos espermatozoides.