O que causa a febre tifóide? Vamos, cuidado com a maneira como isso se espalha!

A febre tifóide ou tifóide é uma doença causada por uma infecção bacteriana que ainda se esconde nos países em desenvolvimento. Esta infecção é facilmente transferida de alimentos e bebidas contaminados. Embora bastante comuns, as causas da febre tifóide podem levar ao risco de morte se não forem tratadas. O que exatamente causa a febre tifóide?

O que causa a febre tifóide (febre tifóide)?

A causa da febre tifóide ou tifóide é uma infecção bacteriana Salmonella Typhi (S. Typhi). Uma pessoa pode contrair essa doença ao consumir água ou alimentos contaminados com a bactéria S. Typhi. A disseminação ou transferência de bactérias causadoras de tifo geralmente ocorre pela via fecal para a via oral. Isso significa que as bactérias nas fezes de uma pessoa infectada podem ser transferidas para alimentos ou bebidas se ela não lavar bem as mãos depois de usar o banheiro. As bactérias também podem ser encontradas nas fezes de pessoas que se recuperaram da febre tifóide, mas ainda "carregam" a bactéria Salmonella Typhi (S. Typhi). O risco de febre tifóide ou tifóide ainda é relativamente alto em pessoas que ainda têm dificuldade de acesso à água potável e não têm boas instalações de saneamento. [[Artigo relacionado]]

A via de transmissão da bactéria que causa a febre tifóide (febre tifóide)

Transmissão bacteriana Salmonella typhi como a principal causa do tifo ocorre nos dois cenários a seguir:

1. Transmissão fecal-oral de pacientes com tifo

Nesse cenário, a transmissão se origina nas fezes do paciente contendo a bactéria que causa a febre tifóide. Às vezes, em alguns casos, a urina de quem sofre de tifo pode transportar bactérias Salmonella Typhi . Se o paciente preparar comida ou bebida, mas suas mãos não estiverem limpas após usar o banheiro, o alimento corre o risco de ser contaminado por bactérias causadoras da febre tifóide. Então, se outra pessoa comer a comida que foi servida, essa pessoa pode estar infectada Salmonella Typhi e tornou-se febre tifóide.

2. Transmissão fecal-oral de portadores de bactérias causadoras de febre tifóide

Além de se mover de pessoas que realmente sofrem de febre tifóide, a transmissão também pode ocorrer em pacientes que se recuperaram, o que é chamado de portador crônico. Algumas fezes de pacientes com febre tifóide que se recuperaram às vezes ainda "carregam" a bactéria que causa o tifo e correm o risco de se transferir para outras pessoas. Portanto, é importante ter cuidado em lavar as mãos adequadamente após usar o banheiro e antes de processar os alimentos, para que não sejam infectados com a bactéria que causa o tifo. [[Artigo relacionado]]

Sintomas que podem aparecer se você estiver infectado com a bactéria que causa a febre tifóide

Depois de consumir alimentos ou beber água contaminada com bactérias Salmonella typhi , a bactéria descerá para o trato digestivo. A bactéria que causa a febre tifóide se multiplica rapidamente no corpo e começa a infectar. Os primeiros sinais de infecção devido a Salmonella typhi são febre alta, dor abdominal e distúrbios digestivos, como prisão de ventre ou diarreia. Se não for tratada, a bactéria que causa a febre tifóide entrará na corrente sanguínea e se espalhará para outras áreas do corpo. A disseminação da infecção pode fazer com que os sintomas da febre tifóide se tornem mais graves nas semanas seguintes à exposição. Outros sintomas que os portadores de febre tifóide apresentarão são:
  • Corpo fraco
  • Dor de cabeça
  • Apetite diminuído
  • erupção cutânea
  • corpo cansado
  • Confusão
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a febre tifóide ou tifóide ocorre até 11-20 milhões de casos a cada ano. Esses milhões de casos são relatados para causar 128.000-161.000 mortes por ano.

Tratamento da febre tifóide ou tifóide

A febre tifóide ou tifóide é geralmente tratada com antibióticos, como os antibióticos da classe das fluoroquinolonas. No entanto, casos de bactérias tifóide que são resistentes a antibióticos (resistência a antibióticos), incluindo fluoroquinolonas, têm sido amplamente relatados. Esse fenômeno permite que os médicos mudem para os antibióticos mais novos, como as cefalosporinas e a azitromicina. Além disso, como afirmado acima, alguns pacientes que se recuperaram ainda correm o risco de carregar a bactéria que causa a febre tifóide. Ou seja, eles podem espalhar a bactéria para outras pessoas por meio de suas fezes. Portanto, se você ou alguém próximo a você está infectado com a bactéria que causa a febre tifóide, é necessário prestar atenção às seguintes etapas:
  • Tome os antibióticos que foram prescritos pelo médico
  • Lave as mãos com água e sabão após usar o banheiro
  • Não prepare ou sirva comida para outras pessoas
  • Volte ao médico para um reexame, para se certificar de que não há bactérias causadoras do tifo no corpo

Qual é a diferença entre tifo e tifo?

Embora o nome seja semelhante, o tifo e o tifo são duas doenças diferentes. A febre tifóide ou tifóide é causada por uma infecção bacteriana Salmonella Typhi . Enquanto isso, o tifo é causado por bactérias rickettsia ou orientia. Essas duas doenças são freqüentemente equiparadas pela sociedade.

Notas de SehatQ

A causa da febre tifóide ou tifóide é uma infecção bacteriana Salmonella Typhi (S. Typhi). Uma pessoa pode ser infectada com essa bactéria ao consumir bebidas ou alimentos contaminados com a bactéria S. Typhi. Se você ainda tiver dúvidas sobre a causa da febre tifóide, pode conversar diretamente com o médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. Aplicativo HealthyQ disponível livre em Appstore e Playstore para lhe fornecer informações de saúde confiáveis.