HBsAg é um teste para detectar hepatite B

HBsAg significa hepatite B antígeno de superfície. Ao entrar no corpo, o vírus da hepatite B se formará antígeno de superfície que pode ser detectado por meio de um exame de sangue. Os resultados do exame HBsAg podem ser reativos (positivos) ou não reativos (negativos). HBsAg positivo, indicando que você foi infectado com a doença da hepatite B. Depois de saber a presença da infecção, o médico geralmente realizará testes adicionais para determinar se a infecção que você tem é nova (aguda) ou de longa data (crônica). Pessoas infectadas com hepatite B podem transmitir o vírus a outras pessoas por meio do sangue. Mulheres grávidas infectadas com essa doença também podem transmitir esse vírus para seus bebês no útero durante o parto.

Causas de HBsAg positivo

Quando uma pessoa é infectada por um vírus, o sistema imunológico ou a defesa do corpo formam um anticorpo para combater o vírus. Anticorpo ou antígeno de superfície isso é o que pode ser detectado quando você passa por um teste de HBsAg. Se o HBsAg for reativo ou positivo, significa que o antígeno já está em seu corpo. Com esses resultados, pode-se concluir que você é positivo para hepatite B. A hepatite B pode ser transmitida entre humanos através do sangue, esperma ou outros fluidos corporais. Algumas das coisas que podem fazer você contrair essa doença incluem:
  • Fazer sexo com outra pessoa com hepatite B sem preservativo
  • Compartilhando agulhas e abusando de drogas
  • Agulhas picadas acidentalmente usadas por pacientes com hepatite B. Esse incidente geralmente é vivenciado por profissionais da área médica, como médicos ou enfermeiras.
  • Compartilhando itens como escova de dentes e lâmina de barbear
  • Contato direto com sangue ou feridas abertas de uma pessoa infectada
A hepatite B também pode ser transmitida de uma mãe infectada para o filho durante o parto.

Diferença entre HBsAg e HBeAg

Depois que o resultado do HBsAg mostrar um resultado reativo, haverá um exame de acompanhamento para ver quando a infecção aparece. Verificações para isso também podem ser feitas simultaneamente no início. Pelos resultados do exame de sangue, além de ver os resultados do HBsAg, você também pode saber os resultados do HBeAg. HBeAg significa antígeno eletrônico da hepatite B. Este antígeno é uma proteína do vírus da hepatite B no sangue infectado, quando o vírus está se replicando ativamente. Um resultado positivo de HBeAg indica que a infecção em seu corpo está ativa e que o vírus interno está se multiplicando de maneira ideal. Os resultados também mostram que você pode facilmente transmitir a hepatite B para outras pessoas. Leia também: 9 sintomas de hepatite B que costumam atacar silenciosamente

HBsAg positivo em mulheres grávidas

Todas as mulheres grávidas geralmente precisam passar por um exame de hepatite B. Porque bebês nascidos de mães com essa infecção têm 90% de chance de contrair a doença. Durante a gravidez, as mulheres grávidas que são HBsAg positivas não transmitem este vírus ao feto que contêm. É apenas durante o trabalho de parto que o vírus pode passar da mãe para o bebê. Em mulheres grávidas com HBeAg positivo e uma quantidade muito elevada de vírus, o risco de transmissão da mãe para o bebê aumenta. Nessa condição, o médico fará modificações preventivas para que o bebê fique protegido dessa doença.

O que fazer se o HBsAg for positivo?

Se o resultado do seu teste de HBsAg for positivo, há várias coisas que você pode fazer, como o seguinte.

1. Como tratar HBsAg positivo em geral

Se o HBsAg mostrar um resultado reativo, o médico iniciará o tratamento para tratar a hepatite B.

• Tratamento para hepatite B aguda

Em casos de hepatite B aguda, os médicos geralmente não fornecem um tratamento específico. O motivo é que essa infecção aguda pode desaparecer sozinha, desde que você mantenha o sistema imunológico em boa forma. Em pacientes com hepatite B aguda, os médicos podem recomendar repouso frequente, aumentar o consumo de alimentos nutritivos e beber muita água para combater a infecção. No entanto, se a infecção aguda for suficientemente grave, o médico aconselhará você a hospitalizar e administrar medicamentos antivirais.

• Tratamento para hepatite B crônica

Enquanto isso, para pessoas com hepatite B crônica, o tratamento pode ser necessário por toda a vida para evitar que essa condição evolua para outras doenças hepáticas. O tratamento para hepatite B crônica inclui:
  • Medicamentos antivirais como entecavir, tenofovir, lamivudina, adefovir e telbivudina
  • Injeção de interferon
  • Transplante de fígado (se for muito grave)
[[Artigo relacionado]]

2. Como tratar HBsAg positivo em mulheres grávidas

Para mulheres grávidas cujos resultados laboratoriais mostram HBsAg positivo ou reativo, o médico irá encaminhá-las imediatamente a um especialista em medicina interna para tratamento posterior. De acordo com a Associação de Pediatras da Indonésia, para prevenir a transmissão da mãe para o bebê, após o parto, o bebê receberá imediatamente a vacina contra hepatite B (HB), o mais tardar 12 horas após o nascimento. Depois disso, a vacina é administrada quando o bebê tem 1 mês e 6 meses de idade. Portanto, os bebês devem receber um total de 3 vacinas para obter proteção máxima. Bebês nascidos de mães positivas para hepatite B também receberão uma injeção de imunoglobulina para hepatite B. Se você quiser saber mais sobre os resultados laboratoriais de HBsAg recebidos, pode pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.