Dieta durante a gravidez não é proibida, esta é uma maneira saudável de fazer isso

A dieta durante a gravidez às vezes é necessária para ajudar a se livrar do excesso de gordura em mulheres obesas. É uma forma de manter a saúde da gestante de forma a reduzir os riscos que podem colocar em risco a gravidez. Embora na dieta durante a gravidez existam algumas dicas saudáveis ​​que podem ser seguidas, as grávidas que desde o início já têm um peso normal, não são recomendadas a fazer dieta alimentar. Mulheres grávidas que não têm problemas de peso antes da gravidez são aconselhadas a manter o foco na nutrição satisfatória para a mãe e o bebê. Mulheres grávidas que desejam fazer dieta devem primeiro consultar seu obstetra para que o método de dieta escolhido não prejudique a mãe ou o bebê.

Por que às vezes é necessário fazer dieta durante a gravidez?

A dieta durante a gravidez deve ser realizada por mães com excesso de peso.Cada mulher grávida precisa ganhar pelo menos 11-16 kg (kg). Mesmo assim, o ganho de peso que ocorre pode ser menor ou maior que a faixa recomendada. Mulheres com sobrepeso são aconselhadas a manter o ganho de peso entre 7-11 kg durante a gravidez. Porque, se o ganho de peso experimentado for muito alto, o risco de problemas durante a gravidez e durante o parto aumentará. Esses riscos incluem:
  • Parto por cesariana
  • Doença cardíaca congênita em bebês
  • Diabetes gestacional durante a gravidez e futuro diabetes tipo 2
  • Hipertensão da mãe
  • Pré-eclâmpsia
  • apnéia do sono
  • Formação de coágulos sanguíneos, especialmente nas pernas
  • Infecção na mãe
  • Nascimento prematuro
  • Bebê nascido morto
No entanto, para evitar esses riscos, as mulheres grávidas não precisam seguir uma dieta extremamente restrita. A chave para fazer dieta durante a gravidez é a consistência para que você possa perder peso lentamente. Assim, tanto a mãe quanto o bebê podem passar por ela de forma saudável. [[Artigo relacionado]]

Dicas de dieta para mulheres grávidas que são seguras

Para manter o seu peso, veja aqui como fazer uma dieta durante a gravidez que pode ser seguida com segurança. Escolha alimentos de baixa caloria ao fazer dieta durante a gravidez

1. Reduza a ingestão de calorias

A chave para perder peso é reduzir a ingestão diária de calorias. Então, qual é o peso ideal para uma gestante? Isso depende do seu índice de massa corporal antes da gravidez. Se você está acima do peso ou é obesa, seu peso ideal durante a gravidez só deve aumentar de 5 a 11,5 kg. Portanto, para que o ganho de peso não seja excessivo, recomenda-se que mães com excesso de peso e obesidade façam dieta durante a gravidez. [[artigo relacionado]] Para perder 0,5 kg de peso, você precisa reduzir aproximadamente 3.500 calorias. Portanto, em uma semana, você é aconselhado a reduzir a ingestão de alimentos em aproximadamente 500 calorias por dia. No entanto, antes de reduzir calorias comendo menos, primeiro saiba o número de calorias que você consome diariamente. Porque as grávidas não devem ingerir menos de 1.700 calorias por dia, para que mães e bebês continuem saudáveis ​​e tenham energia.

2. Preste atenção à porção e frequência de alimentação

Você pode sentir mais fome durante a gravidez. No entanto, isso não significa que você sempre pode aumentar a porção da refeição de uma mulher grávida duas vezes mais do que o normal. Além disso, se o alimento consumido for um alimento rico em gordura e açúcar. Para contornar isso, mantenha sua dieta, não comendo grandes porções em uma refeição. Melhor, comer em pequenas porções, mas com mais frequência. Claro, o tipo de alimento consumido também precisa ser considerado e certifique-se de comer alimentos saudáveis ​​e nutricionalmente equilibrados.

3. Coma mais vegetais e frutas

No cardápio da dieta durante a gravidez, frutas e verduras devem ser a principal ingestão. Evidentemente, vegetais e frutas são alimentos saudáveis ​​para mulheres grávidas. Porque uma boa comida para mulheres grávidas contém ácido fólico, que é necessário para manter o crescimento e o desenvolvimento fetal. Coma pelo menos 5 porções de vegetais e frutas, tanto na forma de frutas frescas quanto de sucos, para atender às necessidades nutricionais das gestantes. Lembre-se de que frutas e vegetais também devem ser processados ​​de forma saudável, para não adicionar o consumo excessivo de gordura e calorias. Limite o consumo de alimentos fritos durante uma dieta

4. Preste atenção em como processar alimentos

Para reduzir a ingestão de gordura, é aconselhável fazer dieta para mulheres grávidas, substituindo as gorduras prejudiciais. Você pode mudar de margarina ou manteiga para óleos mais saudáveis, como o azeite de oliva. Além do mais, as gorduras saudáveis ​​são importantes para ajudar o cérebro e os olhos do seu bebê a crescer e se desenvolver. Além disso, limite tanto quanto possível o consumo de alimentos fritos, como fast food.

5. Contorne os desejos que param por

Quando você deseja algo doce como bolo ou sorvete, pode contornar isso adicionando um pouco de doçura à comida saudável que está comendo. Por exemplo, você pode adicionar granola com sabor de chocolate quando estiver comendo um cereal integral com alto teor de fibras. Alimentos ricos em fibras também ajudam a mantê-lo satisfeito. Uma fonte de fibra que você pode tentar fazer dieta durante a gravidez são as nozes.

6. Exercício de 30 minutos por dia

Os exercícios durante a gravidez podem ajudar a derreter a gordura em mulheres grávidas, reduzir o risco de defeitos congênitos e reduzir a dor que geralmente ocorre durante a gravidez. Claro, nem todos os esportes são adequados para mulheres grávidas. Para mulheres grávidas, os exercícios recomendados além da dieta para mulheres grávidas são:
  • Nadar
  • Caminhando sem pressa
  • jardinagem
  • Ioga pré-natal
  • corrida
Nesse ínterim, evite:
  • Esportes que exigem equilíbrio, como o ciclismo
  • Esportes para fazer em clima quente
  • Esportes que podem causar dores no corpo
  • Movimento que requer as costas como apoio, principalmente após a idade gestacional atingir 12 semanas
Se 30 minutos de exercícios por dia são extenuantes, você pode dividi-los em minutos várias vezes ao dia.

7. Beba muita água

Mulheres grávidas que fazem dieta precisam beber muita água. Beber bastante água, além de prevenir a desidratação, também fará com que você se sinta mais saciada no intervalo entre as refeições. A dieta durante a gravidez é feita bebendo até 10 copos por dia.

8. Controle de peso no início da gravidez

O ganho drástico de peso geralmente ocorre no segundo e terceiro trimestres da gravidez. Porque nessa idade gestacional o peso do bebê também aumenta de forma mais significativa e você não consegue controlar o ganho de peso que ocorre devido ao processo natural da gravidez como o crescimento da placenta. A melhor época para começar a controlar seu peso é a partir do primeiro trimestre da gravidez. Mulheres grávidas que são obesas, mas que começaram a fazer dieta durante a gravidez para controlar o ganho de peso desde o primeiro trimestre de gravidez, experimentam menos ganho de peso ao entrar no terceiro trimestre.

9. Discuta regularmente com o obstetra

Para que o processo de dieta durante a gravidez corra bem sem perturbar a saúde de mulheres grávidas e bebês no útero, você deve consultar um médico regularmente porque os médicos podem monitorar o progresso da perda de peso da mãe enquanto garantem que o bebê no útero está crescendo Nós vamos. Os alimentos dietéticos recomendados para mulheres grávidas incluem:
  • noz
  • Aveia
  • Espargos
  • Amoras
  • Nozes
Certifique-se de comer um cardápio de dieta durante a gravidez que contenha
  • Proteína
  • Gorduras não saturadas
  • Ácido fólico
  • Ferro
  • Iodo
  • Cálcio
  • Fibra
  • Vitaminas e minerais.
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A dieta da gestante é diferente da dieta que pode ser feita todos os dias. Porque, além de prestar atenção à saúde da mãe, a saúde do bebê também precisa ser monitorada. Portanto, uma forma segura de fazer dieta para a gestante precisa ser discutida com cada obstetra e nutricionista ou nutricionista para que o padrão alimentar realizado esteja de acordo com as condições de saúde da mãe e do bebê.