Comparação de resultados de raios-X de pacientes normais e Covid-19

Covid-19 é uma doença causada por um vírus denominado SARS-CoV-2, que é um tipo de um grupo de vírus denominado corona. Ao entrar no corpo, o principal objetivo desse vírus é danificar os pulmões. Isso fica evidente nas radiografias de pacientes com Covid-19, que geralmente mostram uma área branca e turva nos pulmões, indicando danos ao principal órgão respiratório desse humano. A imagem dos pulmões é, de fato, uma das referências para detectar a infecção pelo vírus corona no corpo de uma pessoa. Por isso, além do exame de esfregaço de garganta (PCR), a radiografia de tórax ou radiografia de tórax também é utilizada como um dos exames realizados para confirmar o diagnóstico e acompanhar a evolução da doença em pacientes que foram comprovados positivos para Covid-19.

A diferença na imagem dos pulmões do paciente corona com pulmões normais

Ao entrar no corpo, o vírus SARS-CoV-2, a causa da Covid-19, viaja para o trato respiratório e causa infecção. Quando ocorre uma infecção, o corpo tenta combatê-la com o sistema imunológico como linha de frente. Essa batalha entre o sistema imunológico e o vírus causa inflamação na área infectada. Na infecção por Covid-19, a inflamação pode ocorrer em todas as vias respiratórias, da garganta aos alvéolos. A inflamação também faz com que os pulmões inchem até se encherem de líquido. Essas alterações serão observadas quando alguém exposto ao Covid-19 for examinado por meio de uma radiografia de tórax. Em pessoas cuja infecção ainda é leve, as alterações observadas nas radiografias não são muito diferentes dos pulmões normais. Enquanto isso, em pacientes com infecções graves, a imagem radiográfica dos pulmões parecerá claramente diferente das normais. Como um órgão mole, os pulmões normais apresentam uma cor preta ou escura nas radiografias. Entretanto, quando os pulmões começam a ficar brancos, é um sinal de que começaram a ser cobertos por fluidos ou outros danos. A seguir está uma imagem dos resultados das radiografias pulmonares entre pacientes com Covid-19 e as radiografias pulmonares normais. Imagem pulmonar normal: parece totalmente preto (fonte da foto: artigo de pesquisa de Stefan Jaeger) Imagem do pulmão de um paciente corona, parece que há uma camada branca cobrindo parte do pulmão (fonte da foto: assistente de radiologia)

Detalhes dos pulmões de pacientes corona, de leve a crítico

A seguir está uma explicação das diferenças nas imagens dos pulmões de pacientes corona daqueles cuja condição é leve a crítica.

1. Imagens pulmonares em pacientes corona leves a moderados

Os pacientes coronais que se enquadram na categoria leve a moderada apresentam sintomas muito diversos. Uma pessoa pode sentir apenas coceira na garganta e tosse seca. Em seguida, outras pessoas podem sentir sintomas piores, como dificuldade para respirar, porque os sacos de ar nos pulmões, chamados alvéolos, começam a ficar inflamados. Embora os sintomas possam ser diferentes, os pacientes com Covid-19, cujos sintomas são leves a moderados, têm algo em comum. No exame realizado com uma radiografia de tórax, os pulmões dessas duas categorias de pacientes apresentam uma imagem desfocada. Esta imagem pode ser vista em um ou ambos os pulmões. A imagem pode ser comparada a um vidro que condensa quando exposto a vapor quente. Na linguagem médica, essa aparência é muitas vezes referida como opacidade de vidro fosco.

2. Imagem de pulmões em pacientes com corona grave

Em casos graves, o inchaço causado pela infecção piorou. Os pulmões também começam a se encher de fluido e resíduos de sujeira das células que morreram por terem perdido a luta contra o vírus. Essa condição torna difícil para o paciente respirar oxigênio, fazendo-o ficar sem fôlego. Nessa condição, manchas ou áreas brancas nos pulmões já são visíveis, não mais borradas. Os pontos também parecem ter começado a se conectar.

3. Imagens pulmonares em pacientes coronais críticos

Em pacientes que entraram em estado crítico, geralmente aparecerão várias complicações corona. Uma das complicações mais comuns é a síndrome da angústia respiratória aguda (SDRA). Quando o paciente corona tem SDRA, a imagem de seus pulmões já parece branca em ambos os lados. Além disso, clinicamente, o paciente também terá muita dificuldade para respirar porque seus pulmões já estão cheios de líquido, sujeira e outros resíduos metabólicos. Isso faz com que os pulmões não sejam mais capazes de fornecer o oxigênio necessário para o funcionamento dos órgãos vitais. Como resultado, pode ocorrer insuficiência de órgãos vitais, o que pode levar à morte. • Tipos de verificações de corona: Esta é a diferença entre um teste rápido e um teste de cotonete para corona • Medicamento fitoterápico corona, existe ?: Tipos de plantas que afirmam ser capazes de prevenir Covid-19 • Complicações Covid-19: 10 tipos de doenças que podem ser uma complicação se infectadas com corona

Nem todos os casos positivos de Covid-19 podem ser detectados por meio de raios-X

Embora a imagem dos pulmões de um paciente corona mostre uma aparência distinta, na verdade nem todas as pessoas positivas para Covid-19 apresentam alterações significativas em seus pulmões. Em um estudo realizado com pessoas que tiveram contato próximo com pacientes positivos para Covid-19, cerca de 30% deles não apresentaram quaisquer sintomas. As radiografias dos pulmões não mostraram alterações. Enquanto isso, o restante, ou cerca de 70% deles, mostrou uma mudança na imagem dos pulmões quando examinados por meio de raios-X. Dos 70% dos entrevistados, cerca de 20% deles apresentaram sintomas de Covid-19, embora não graves. Portanto, pode-se concluir que algumas pessoas podem ser positivas para Covid-19 sem quaisquer sintomas e alterações na imagem dos pulmões. Por esse motivo, os resultados de uma radiografia de tórax são apenas uma referência para o diagnóstico e outros exames, como um esfregaço de garganta, ainda devem ser feitos para confirmar o diagnóstico.