A contaminação cruzada é uma condição perigosa, mesmo?

Literalmente, contaminação é contaminação ou contaminação, especialmente devido a elementos externos. Enquanto isso, contaminado fica exposto à sujeira ou contaminado por elementos externos. Existem muitas coisas que podem ser contaminadas, mas uma que pode ter um impacto direto na saúde humana é a contaminação dos alimentos. Alimentos contaminados com bactérias ou outros parasitas são uma das causas comuns de indigestão. Através dos alimentos, bactérias ou parasitas podem entrar e infectar o corpo humano

Tipos de contaminação de alimentos

Os tipos de contaminação de alimentos podem ser diferenciados com base na causa da contaminação. Aqui estão três tipos de contaminação que você precisa estar ciente:

1. Contaminação química

Uma das causas comuns de alimentos contaminados são os produtos químicos que vêm de fora ou de dentro dos próprios alimentos. Tipos de produtos químicos que vêm de dentro dos alimentos, por exemplo, venenos em alguns tipos de peixes ou plantas.

2. Contaminação biológica

A contaminação biológica é o processo de contaminação dos alimentos devido a substâncias produzidas por seres vivos (humanos, pragas ou microrganismos). Algumas coisas que estão incluídas na contaminação biológica são a contaminação de bactérias, vírus e parasitas que são transmitidos pela saliva, sangue ou fezes.

3. Contaminação física

A contaminação física é um tipo de contaminação de alimentos causada por objetos estranhos. Essa contaminação geralmente ocorre durante o processo de produção de alimentos. Objetos que contaminam alimentos podem ferir a vítima. Esse tipo de contaminação tem o potencial de desencadear contaminação biológica que pode levar a doenças infecciosas. Exemplos de contaminação física incluem aparas de unhas, plástico, cabelo ou outros detritos.

Contaminação cruzada de alimentos

A contaminação cruzada é a transferência acidental de bactérias ou microrganismos de uma substância para outra, principalmente devido a procedimentos de manuseio não higiênicos. Essa contaminação também é uma das causas comuns de distúrbios digestivos. A contaminação cruzada pode ocorrer durante a produção de alimentos e em qualquer lugar. Existem três tipos de contaminação cruzada que podem fazer com que os alimentos sejam contaminados com uma fonte de doença, incluindo:

1. De comida para comida

Essa contaminação cruzada ocorre quando o alimento contaminado com bactérias se espalha em outros alimentos que ainda são higiênicos. Essa condição pode ocorrer ao combinar tipos de alimentos contaminados e higiênicos. Por exemplo, ao misturar vegetais crus que não foram lavados com outros vegetais que foram bem lavados. Tipos de alimentos que apresentam maior risco de contaminação bacteriana, a saber, vegetais verdes, brotos de feijão, leite não pasteurizado, carnes e frutos do mar.

2. Equipamentos para alimentação

Este tipo de contaminação cruzada pode ocorrer quando as superfícies dos utensílios que não são lavadas corretamente ou ainda deixam sujeira, são utilizadas para alimentos higiênicos. Esta condição desencadeia contaminação cruzada de equipamentos para alimentos. Por exemplo, usando uma tábua de cortar, faca ou o mesmo recipiente para processar vários tipos de ingredientes alimentícios.

3. Pessoas para comida

Este tipo de contaminação cruzada ocorre quando bactérias ou contaminantes presentes no corpo humano são transferidos para os alimentos. Por exemplo, quando mãos sujas tocam a comida diretamente, também degotícula tosses ou espirros que contaminam os alimentos.

Impacto da contaminação cruzada

A contaminação cruzada de alimentos pode causar náuseas. O impacto da contaminação cruzada em sua saúde pode variar de leve a grave. Os sintomas que podem aparecer quando uma pessoa apresenta uma infecção devido à ingestão de alimentos contaminados são:
  • Dor de estômago
  • Perda de apetite
  • Dor de cabeça
  • Enjoativo
  • Diarréia.
Esses sintomas geralmente aparecem dentro de 24 horas após a ingestão de alimentos contaminados. Os efeitos da contaminação podem até aparecer após algumas semanas. Quanto mais tempo os sintomas aparecem, mais difícil é determinar a causa exata. Enquanto isso, os impactos mais graves da contaminação cruzada são:
  • Diarréia que dura mais de três dias
  • Intoxicação alimentar
  • Fezes ensanguentadas
  • Febre
  • Desidratação
  • falha de função de órgão
  • Morte.
Quando tiver diarreia, é importante fazer esforços para reidratar aumentando a ingestão de líquidos, especialmente água. Se necessário, você pode beber SRO conforme indicado. Se os sintomas piorarem ou durarem mais de 1-2 dias, você deve consultar um médico imediatamente. Se sentir sintomas graves, você também deve consultar um médico. A contaminação cruzada não só causa envenenamento em uma pessoa, mas também pode causar surtos. Portanto, é importante conhecer os protocolos de saúde para a manutenção da higiene alimentar, por exemplo:
  • Sempre lave frutas e vegetais antes de processar
  • Não lave carne crua
  • Cozinhar comida até que esteja pronta
  • Use utensílios de cozinha diferentes para alimentos crus e cozidos
  • Lave facas, tábuas de cortar e todos os utensílios de cozinha após o uso
  • Use luvas, chapéus e máscaras ao cozinhar.
Além disso, a maneira mais eficaz de reduzir o risco de contaminação cruzada é lavar bem as mãos com sabão por pelo menos 20 segundos. Faça este hábito antes e depois de interagir com os alimentos. Se você tiver dúvidas sobre indigestão ou intoxicação alimentar, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.