Estas são as causas dos inchaços nas palmas das mãos que você precisa saber

Uma das causas dos caroços nas palmas das mãos é a contratura de Dupuytren. Esta doença causa a formação de nódulos ou nós sob a pele nas palmas das mãos. A contratura de Dupuytren pode causar movimento limitado do dedo ou até mesmo prender (dobrar) até que não possa ser endireitado para trás. A progressão da doença tende a ser lenta e pode levar anos. O anelar e o dedo mínimo são os dedos mais comumente afetados por essa condição. No entanto, a contratura de Dupuytren pode afetar qualquer dedo que esteja próximo à saliência da palma.

Causas de saliências nas palmas das mãos devido à contratura de Dupuytren

A causa do caroço na palma da mão devido à contratura de Dupuytren não pode ser determinada. No entanto, existem vários grupos que apresentam maior risco de desenvolver esta doença, incluindo:
  • Cara
  • Entre 40-60 anos
  • Ter histórico familiar da mesma doença
  • Fumar e beber álcool
  • Diabéticos
  • Convulsões, por exemplo, como em pessoas com epilepsia.
Enquanto isso, lesões nas mãos, excesso de trabalho com as mãos e fazer o mesmo trabalho ou movimento repetidamente não causarão a contratura de Dupuytren. Esticar os dedos com força não é recomendado porque, em vez de curar, isso pode realmente acelerar a flexão para piorar.

Fase de contratura de Dupuytren

A fase mais severa da contratura de Dupuytren é quando o dedo fica torto e rígido, dificultando o endireitamento. Existem pelo menos três fases que ocorrem antes que o dedo não funcione corretamente.

1. Nódulos

O primeiro sintoma da contratura de Dupuytren é caracterizado por um caroço na palma da mão que parece sensível (nódulo). Esses caroços sob a pele são tecido conjuntivo espessado da fáscia palmar. O caroço pode doer no início, antes que o desconforto diminua e desapareça.

2. Cabo

Com o tempo, o nódulo vai engrossar e formar um "fio" de tecido que se torna cada vez mais rígido (faixa fibrosa). Essa condição fará com que os dedos comecem a dobrar em direção à palma e percam a flexibilidade.

3. Contratura

A fase de contratura é a mais grave da doença. Seus dedos podem ser muito difíceis ou mesmo impossíveis de endireitar. Indivíduos que entraram na fase de contratura podem ter dificuldade para realizar ações simples, como apertar as mãos, escrever, pegar, calçar luvas e agarrar algo. [[Artigo relacionado]]

Tratando a contratura de Dupuytren

Não há cura para os caroços nas palmas devido à contratura de Dupuytren. Embora essa doença possa durar a vida toda, você não precisa se preocupar muito com ela. A contratura de Dupuytren não é perigosa ou ameaça a vida. Pessoas que apresentam caroços nas palmas das mãos ainda podem realizar atividades sem tratamento especial. Existem vários tratamentos que podem tratar os sintomas da contratura de Dupuytren. Você pode precisar de tratamento se:
  • O caroço é doloroso e fica cada vez mais incômodo com o tempo.
  • Os dedos começam a dobrar e ficam difíceis de endireitar, dificultando as atividades diárias.
Os médicos podem fornecer o tratamento adequado de forma não cirúrgica ou cirúrgica.

Ação não cirúrgica

Medidas não cirúrgicas para tratar caroços nas palmas devido à contratura de Dupuytren podem ser realizadas por meio dos procedimentos a seguir.

1. Injeções de esteróides

O médico injetará corticosteroides no nódulo para aliviar a inflamação e o inchaço. Esta injeção serve para aliviar a dor causada por protuberâncias nas palmas das mãos ou prevenir dobras mais severas. No entanto, se o dedo estiver dobrado, esta injeção não funcionará para endireitar o dedo.

2. Injeção de enzima

Uma injeção de enzima é dada quando o dedo está dobrado. Esse procedimento geralmente é feito com injeções de colagenase para flexionar a faixa fibrosa rígida.

3. Aponeurotomia com agulha

Este procedimento é uma ação de tratamento com a inserção de uma agulha para quebrar ou separar os cabos fibrosos. Este procedimento também é chamado fasciotomia por agulha. Este tratamento demorará cerca de 30 minutos. No entanto, nem todas as contraturas podem ser tratadas com esse método.

Ação cirúrgica

A cirurgia para tratar caroços nas palmas devido à contratura de Dupuytren pode ser feita por meio dos procedimentos a seguir.

1. Fasciotomia

A fasciotomia é um procedimento para separar faixas de tecido ligamentar para que os dedos possam se mover livremente. É necessária uma pequena incisão na palma da mão perto do dedo afetado. Durante a cura, você deve usar uma tala de dedo (tala de dedo).

2. Fasciectomia palmar subtotal

A fasciectomia palmar subtotal é um procedimento que remove o máximo de tecido e fios possível para que o dedo possa ser esticado. Este procedimento cirúrgico é mais complicado do que uma fasciotomia e requer mais tempo para ser executado e restaurado. O tratamento de saliências nas palmas das mãos devido à contratura de Dupuytren pode exigir uma combinação de vários métodos. Alguns tratamentos podem aliviar os sintomas ou restaurar a condição do dedo, mas lembre-se de que a contratura de Dupuytren pode voltar. Consulte um ortopedista para escolher o tipo certo de tratamento de acordo com a condição e a progressão da doença. Se você tiver alguma dúvida sobre caroços nas palmas das mãos, não hesite em perguntar ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe-o na App Store ou Google Play agora!