5 benefícios do ácido fólico para homens, um dos quais aumenta a fertilidade

Durante esse período, o ácido fólico é mais conhecido por muitas pessoas como uma vitamina útil para mulheres grávidas, pois pode ajudar a reduzir o risco de defeitos congênitos. Na verdade, existem benefícios do ácido fólico para os homens que você talvez não conheça. O ácido fólico é uma forma de vitamina B9 que traz muitos benefícios à saúde. Os benefícios do ácido fólico para os homens também variam, desde melhorar a qualidade do esperma até ajudar a prevenir uma série de doenças.

Benefícios do ácido fólico para homens

O ácido fólico oferece muitos benefícios para a saúde masculina, desde o aumento da fertilidade até a prevenção de doenças. Os benefícios do ácido fólico para os homens incluem:

1. Aumentar a fertilidade

O esperma determina se um homem é fértil ou não. Idealmente, os homens produzem até 1.500 novos espermatozoides (espermatozóides) a cada segundo por meio de um processo chamado espermatogênese. O ácido fólico é de fato muito útil para aumentar a fertilidade masculina. Um dos benefícios do ácido fólico para a fertilidade masculina, entre outros, desempenha um papel no processo de alteração dos espermatozoides, a partir das células-tronco linha germinativa tornam-se células de esperma maduras. Demora 60 dias para as células de esperma se formarem, o ácido fólico desempenha um papel na divisão celular e na síntese de DNA. Além disso, um estudo descobriu que os espermatozoides com baixos níveis de ácido fólico tinham uma estabilidade de DNA mais pobre.

2. Ajuda a superar a depressão

Pessoas que estão deprimidas geralmente têm uma baixa ingestão de ácido fólico. Pesquisas descobriram que pessoas que estão deprimidas têm uma baixa ingestão de ácido fólico. Essas descobertas concluíram então que a falta de ácido fólico era a causa de o corpo não ser capaz de responder bem ao tratamento com antidepressivos. É por isso que seu médico pode prescrever suplementos de ácido fólico para ajudar seu corpo a responder à medicação antidepressiva. No entanto, ainda são necessárias muitas pesquisas sobre esse assunto. Lembre-se de que o ácido fólico não é uma alternativa à terapia antidepressiva convencional.

3. Ajuda a prevenir obesidade e diabetes

O ácido fólico tem o potencial de prevenir a obesidade e o diabetes tipo 2. Isso não pode ser separado de sua capacidade de quebrar os triglicerídeos. Os triglicerídeos são gorduras no sangue que são a causa do diabetes e da obesidade.

4. Previna a doença de Alzheimer

Um estudo de 2005 descobriu que uma quantidade adequada de ácido fólico no corpo pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer. Neste estudo, 579 pessoas foram solicitadas a consumir 400 mcg de ácido fólico por meio de alimentos e suplementos regularmente todos os dias. O resultado, o ácido fólico pode reduzir o risco de desenvolver Alzheimer em mais de 50 por cento. Enquanto isso, outros estudos mostraram que o ácido fólico desempenha um papel na prevenção da perda de memória com a idade.

5. Ajuda a prevenir doenças cardíacas

O ácido fólico junto com a vitamina B12 atua como uma coenzima que ajuda a metabolizar os aminoácidos homocisteína e metionina. Se o corpo não tem ácido fólico, os níveis de homocisteína aumentam, desencadeando doenças cardiovasculares. [[Artigo relacionado]]

Como atender às necessidades de ácido fólico no corpo

O brócolis contém ácido fólico natural de que o corpo necessita. O ácido fólico certamente não é benéfico apenas para os homens. Todos, independentemente de sexo e idade, também precisam disso. Por isso, é importante atender às necessidades de ácido fólico. O ácido fólico não é produzido naturalmente no corpo humano. Você precisa obtê-lo de fora, por meio de alimentos e bebidas que contenham ácido fólico. A seguir estão os alimentos e bebidas que contêm ácido fólico:
  • Vegetais com folhas verdes escuras (espinafre, aspargos, brócolis)
  • Nozes
  • Grãos
  • Fruta fresca ou sumo de fruta
  • Ovo
  • Coração
  • Frutos do mar
Mesmo assim, aqueles de vocês que sofrem de alergias devem ter cuidado ao escolher alimentos que atendam às necessidades de ácido fólico. Se for difícil suprir a ingestão de ácido fólico por meio dos alimentos, você pode tomar suplementos.

Efeitos colaterais de consumir muito ácido fólico

De acordo com especialistas, a ingestão de ácido fólico dos alimentos tende a ser segura e não representa risco para a saúde. Além disso, essa vitamina é solúvel em água, portanto, será eliminada pela urina se a quantidade for excessiva no corpo. No entanto, tomar suplementos de ácido fólico talvez causa efeitos colaterais, como dores de estômago, distúrbios do sono e convulsões. A dificuldade para dormir é um resultado do excesso de ácido fólico no corpo. Um estudo também afirma que tomar altas doses de suplementos de ácido fólico aumenta o risco de câncer de próstata. O estudo descobriu que tomar altas doses de suplementos de ácido fólico aumentou o risco de câncer de próstata em 163 por cento em comparação com aqueles que não os tomaram. Por isso, é uma boa ideia consultar um médico para determinar a dose certa de ácido fólico para os homens, com base nas condições de saúde. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O ácido fólico é uma vitamina necessária ao corpo. Não apenas para mulheres grávidas, esta forma sintética de vitamina B9 também oferece muitos benefícios para os homens. Embora os benefícios do ácido fólico para os homens sejam muitos, você deve prestar atenção à dose de uso de suplementos de ácido fólico. Para receber uma dose de ácido fólico de modo que os benefícios do ácido fólico para os homens sejam ótimos, você pode consulte um médico diretamenteatravés do aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo HealthyQ agora também na App Store e Google Play.