Conheça a Estrutura do Fígado, também conhecida como Anatomia do Fígado Humano Completamente

Você sabia que o fígado é o segundo maior órgão depois da pele? Este órgão pesa cerca de 1,5 kg e está localizado no abdome superior direito, sob o diafragma. A estrutura mais visível do fígado são as duas partes ou lóbulos à direita e à esquerda. Mas por trás disso, há outro arranjo que compõe esse órgão. A principal função do fígado é filtrar o sangue que sai do trato digestivo antes de finalmente ajudar a distribuí-lo por todo o corpo. Este órgão também funciona para filtrar drogas e toxinas do corpo, produzir colesterol para ajudar a transportar gordura por todo o corpo, para armazenar ferro. O fígado também armazena o excesso de açúcar no corpo, que mais tarde será usado como reserva de energia. Além disso, aqui estão as partes do fígado que trabalharão juntas para que este órgão desempenhe suas várias funções.

A estrutura do coração e suas partes

O fígado é um órgão marrom-avermelhado flexível ao toque. No entanto, você não pode sentir seu coração ao tocar a área abdominal direita porque esse órgão é protegido pelas costelas. Abaixo do fígado estão a vesícula biliar, o pâncreas e os intestinos. O fígado e esses órgãos sempre trabalharão juntos para absorver, digerir e processar os alimentos e bebidas que consumimos. Externamente, este órgão é coberto por uma camada semelhante a uma cápsula chamada Cápsula de Glisson. À primeira vista, o fígado parece ter apenas dois lobos. Mas, na realidade, ainda existem dois lóbulos ocultos nas costas. Aqui estão os lóbulos do fígado:
  • Lóbulo direito. Este lobo é seis vezes maior que o lobo esquerdo.
  • Lobo esquerdo. O lóbulo é menor e mais plano do que o lóbulo direito.
  • lobo caudado. Este lobo está localizado atrás do lobo direito e circunda ou circunda a veia cava inferior ou veias, que levam ao coração.
  • Lóbulo quadrado. Este lobo está localizado abaixo do lobo caudado e envolve a vesícula biliar.
Os lobos direito e esquerdo são delimitados por uma estrutura chamada ligamento falciforme. Este ligamento é um dos quatro grupos de ligamentos que mantêm o fígado no lugar. Além disso, o que se segue é uma explicação dos ligamentos do fígado:

1. O ligamento falciforme

Esse ligamento em forma de meia-lua está localizado na parte frontal do fígado e serve para separar os lobos direito e esquerdo. Esse ligamento dá suporte à parte frontal do fígado porque se conecta à parede abdominal frontal.

2. Ligamentos coronários

Este ligamento está na parte superior do fígado e continua na parte inferior do diafragma e serve para apoiar a parte superior do fígado.

3. Ligamento triangular

O ligamento triangular é dividido em duas partes, esquerda e direita. O ligamento triangular esquerdo é uma combinação dos ligamentos coronários que estão na parte superior do fígado na parte frontal e posterior. Este ligamento se liga do lobo esquerdo ao diafragma. Enquanto isso, o ligamento triangular direito se liga do lobo direito ao diafragma.

4. Menor omento

O omento menor suporta o fígado com dois tipos de ligamentos, a saber, o ligamento hepatoduodenal, que conecta o fígado ao duodeno, e o ligamento hepatogástrico, que conecta o fígado ao estômago.

Outras estruturas do coração

Além dos lobos e ligamentos, ainda existem várias partes do fígado que desempenham um papel importante, a saber:

• Lóbulos

A estrutura interna do fígado, quando vista microscopicamente, na verdade parecerá composta por cerca de 100.000 unidades de lóbulos hexagonais ou hexagonais. Dentro dos lóbulos, existem muitos vasos sanguíneos conectados por canais chamados sinusóides. Os sinusóides consistem em dois tipos principais de células, nomeadamente células de Kupffer e hepatócitos. As células de Kupffer desempenham um papel na filtragem dos glóbulos vermelhos. Enquanto isso, os hepatócitos são células que desempenham um papel em quase todas as funções do fígado, desde o metabolismo, digestão e armazenamento.

• Ducto biliar

No fígado também existe um ducto biliar, que conecta o fígado à vesícula biliar. Esses dutos são bastante numerosos e o arranjo é ramificado como uma árvore e depois se une em certas partes, formando o ducto hepático. Este ducto hepático atua como um canal para a entrada e saída da bile.

• Vaso sanguíneo

O fígado possui um arranjo único de vasos sanguíneos porque este órgão tem seu próprio sistema denominado sistema de veia porta hepática. Portanto, o fígado pode filtrar as células sanguíneas antes de distribuí-las por todo o corpo e devolvê-las ao coração. [[artigos relacionados]] As partes do fígado trabalham juntas para que este órgão possa continuar a funcionar adequadamente. Visto que a função hepática é muito importante para o corpo, você deve continuar a manter a saúde, levando um estilo de vida saudável e praticando exercícios regularmente.