Durante esse período, você pode pensar que a caspa é uma condição seca e escamosa do couro cabeludo, que produz flocos pequenos, brancos e finos. Na verdade, também existe uma condição conhecida como caspa úmida. O que causa a caspa úmida e como tratá-la? Confira mais informações sobre caspa úmida no artigo a seguir.
Causas da caspa úmida
Algumas das causas da caspa úmida que podem aparecer são as seguintes.1. Produção excessiva de sebo
Na verdade, a causa da caspa úmida é o acúmulo de excesso de sebo ou óleo natural que gruda por muito tempo em um ambiente úmido. Olha, o couro cabeludo tem glândulas sebáceas ( sebáceo ), que funciona para produzir sebo ou óleo natural. O sebo desempenha um papel importante em manter o cabelo e couro cabeludo hidratados e evitar que sequem. Quando as glândulas sebáceas produzem excesso de óleo natural, por exemplo, devido a influências hormonais, o sebo se acumula no couro cabeludo. Com o tempo, a sebo irá aderir ao couro cabeludo. Se não for limpo corretamente, o sebo irá se depositar nas áreas úmidas do couro cabeludo. O sebo úmido e acumulado irá aderir à sujeira e às células mortas da pele, formando caspa úmida ou oleosa.2. A maneira errada de lavar o cabelo
A próxima causa da caspa úmida é a maneira errada de lavar, fazendo com que o couro cabeludo e o cabelo fiquem sujos. Se feito continuamente, o acúmulo de óleo, sujeira e células mortas da pele irão se estabelecer, fazendo com que a condição do couro cabeludo continue úmida.3. Certos problemas de pele
A causa mais comum de caspa úmida é a dermatite seborréica. Até o momento, não se sabe o que desencadeia o aparecimento da dermatite seborréica no couro cabeludo. No entanto, existem vários fatores que contribuem para a dermatite seborréica, como:- Genética
- Estresse
- infecção fúngica
- Consumo de certas drogas
- Certos problemas médicos
- Tempo seco
- Resposta do sistema imunológico
- psoríase. A psoríase é uma doença crônica da pele caracterizada por pele gretada e escamosa. Essa condição pode ocorrer no couro cabeludo.
- Eczema. Eczema ou dermatite atópica causa inflamação do couro cabeludo, cotovelos e joelhos.
- Rosácea. A rosácea pode ocorrer juntamente com a dermatite seborreica. O sintoma é uma erupção na pele vermelha, especialmente na área do rosto. A rosácea pode ocorrer novamente, embora já tenha cicatrizado antes.
- Lúpus eritematoso sistêmico (SLE). Em algum estágio, o LES pode causar uma erupção cutânea em forma de borboleta no centro do rosto.
Como lidar com a caspa molhada naturalmente?
Algumas maneiras alternativas de se livrar da caspa úmida que você pode fazer em casa incluem:1. Gel de aloe vera
Aplique o gel de aloe vera na superfície do couro cabeludo. Uma maneira de lidar com a caspa úmida naturalmente pode ser com o gel de aloe vera. O gel de aloe vera contém enzimas de limpeza, como oxidase, amilase e catalase, bem como vitaminas B, C e E. O gel de aloe vera também contém glicoproteínas que podem reduzir a inflamação e aliviar a coceira no couro cabeludo. Acredita-se que esses vários bons benefícios ajudam a remover o acúmulo de células mortas da pele no couro cabeludo e o excesso de sebo que causa o aparecimento de caspa úmida. Veja como lidar com a caspa úmida com aloe vera integralmente.- Aplique o gel de aloe vera na superfície do couro cabeludo uniformemente.
- Molhe uma toalha limpa em uma tigela com água morna. Pegue uma toalha e esprema a água.
- Enrole o cabelo com uma toalha quente.
- Deixe agir por 1,5 horas.
- Lave o cabelo com água e shampoo até ficar limpo.