Causas da caspa úmida e a maneira certa de superá-la

Durante esse período, você pode pensar que a caspa é uma condição seca e escamosa do couro cabeludo, que produz flocos pequenos, brancos e finos. Na verdade, também existe uma condição conhecida como caspa úmida. O que causa a caspa úmida e como tratá-la? Confira mais informações sobre caspa úmida no artigo a seguir.

Causas da caspa úmida

Algumas das causas da caspa úmida que podem aparecer são as seguintes.

1. Produção excessiva de sebo

Na verdade, a causa da caspa úmida é o acúmulo de excesso de sebo ou óleo natural que gruda por muito tempo em um ambiente úmido. Olha, o couro cabeludo tem glândulas sebáceas ( sebáceo ), que funciona para produzir sebo ou óleo natural. O sebo desempenha um papel importante em manter o cabelo e couro cabeludo hidratados e evitar que sequem. Quando as glândulas sebáceas produzem excesso de óleo natural, por exemplo, devido a influências hormonais, o sebo se acumula no couro cabeludo. Com o tempo, a sebo irá aderir ao couro cabeludo. Se não for limpo corretamente, o sebo irá se depositar nas áreas úmidas do couro cabeludo. O sebo úmido e acumulado irá aderir à sujeira e às células mortas da pele, formando caspa úmida ou oleosa.

2. A maneira errada de lavar o cabelo

A próxima causa da caspa úmida é a maneira errada de lavar, fazendo com que o couro cabeludo e o cabelo fiquem sujos. Se feito continuamente, o acúmulo de óleo, sujeira e células mortas da pele irão se estabelecer, fazendo com que a condição do couro cabeludo continue úmida.

3. Certos problemas de pele

A causa mais comum de caspa úmida é a dermatite seborréica. Até o momento, não se sabe o que desencadeia o aparecimento da dermatite seborréica no couro cabeludo. No entanto, existem vários fatores que contribuem para a dermatite seborréica, como:
  • Genética
  • Estresse
  • infecção fúngica
  • Consumo de certas drogas
  • Certos problemas médicos
  • Tempo seco
  • Resposta do sistema imunológico
Em alguns casos, a dermatite seborréica pode ser afetada por várias condições, como:
  • psoríase. A psoríase é uma doença crônica da pele caracterizada por pele gretada e escamosa. Essa condição pode ocorrer no couro cabeludo.
  • Eczema. Eczema ou dermatite atópica causa inflamação do couro cabeludo, cotovelos e joelhos.
  • Rosácea. A rosácea pode ocorrer juntamente com a dermatite seborreica. O sintoma é uma erupção na pele vermelha, especialmente na área do rosto. A rosácea pode ocorrer novamente, embora já tenha cicatrizado antes.
  • Lúpus eritematoso sistêmico (SLE). Em algum estágio, o LES pode causar uma erupção cutânea em forma de borboleta no centro do rosto.
Os recém-nascidos costumam ter dermatite seborréica que se parece com a crosta ou flocos de um bebê tampão de berço. Além dos recém-nascidos, os adultos com idade entre 30-60 anos também são suscetíveis à dermatite seborréica, principalmente homens e pessoas com pele oleosa. Também preste atenção aos fatores de risco que fazem com que os adultos tenham caspa úmida devido à dermatite seborréica, como pele propensa a acne, alcoolismo, depressão, epilepsia, ataque cardíaco ou atualmente se recuperando de um derrame.

Como lidar com a caspa molhada naturalmente?

Algumas maneiras alternativas de se livrar da caspa úmida que você pode fazer em casa incluem:

1. Gel de aloe vera

Aplique o gel de aloe vera na superfície do couro cabeludo. Uma maneira de lidar com a caspa úmida naturalmente pode ser com o gel de aloe vera. O gel de aloe vera contém enzimas de limpeza, como oxidase, amilase e catalase, bem como vitaminas B, C e E. O gel de aloe vera também contém glicoproteínas que podem reduzir a inflamação e aliviar a coceira no couro cabeludo. Acredita-se que esses vários bons benefícios ajudam a remover o acúmulo de células mortas da pele no couro cabeludo e o excesso de sebo que causa o aparecimento de caspa úmida. Veja como lidar com a caspa úmida com aloe vera integralmente.
  • Aplique o gel de aloe vera na superfície do couro cabeludo uniformemente.
  • Molhe uma toalha limpa em uma tigela com água morna. Pegue uma toalha e esprema a água.
  • Enrole o cabelo com uma toalha quente.
  • Deixe agir por 1,5 horas.
  • Lave o cabelo com água e shampoo até ficar limpo.
Faça esta etapa 3 vezes por semana para obter os melhores resultados.

2. Vinagre de maçã

Despeje vinagre de maçã no couro cabeludo de maneira uniforme. Diz-se que o vinagre de maçã é uma forma natural de tratar a caspa úmida. Acredita-se que o alto teor de ácido no vinagre de maçã equilibra o pH do couro cabeludo, dificultando o aparecimento de caspa causada por fungos. A maneira de lidar com a caspa úmida com vinagre de maçã é simplesmente derramar uma xícara de vinagre de maçã em todo o couro cabeludo. Em seguida, massageie o couro cabeludo suavemente. Deixe agir por 10 minutos.

Como se livrar da caspa molhada que o médico recomenda?

Se a condição de caspa úmida não desaparecer depois de realizar as várias maneiras de superar os itens acima, até mesmo fazer com que o couro cabeludo fique vermelho, inchado ou os sintomas piorem, consulte um médico imediatamente. Não deixe se arrastar, pois o risco pode atrapalhar suas atividades diárias. O médico diagnosticará o problema de caspa úmida que você está enfrentando. Se necessário, ele colherá uma amostra de seu couro cabeludo e analisará em um laboratório. Depois de ter um diagnóstico definitivo, seu médico pode prescrever certos cremes antifúngicos, xampus ou medicamentos para aliviar os sintomas. Algumas maneiras alternativas de se livrar da caspa úmida que você pode fazer em casa incluem:

1. shampoo especial

Uma maneira de se livrar da caspa úmida pode ser usando um xampu especial. Você pode comprá-los sem receita em farmácias ou lojas que vendem produtos e dispositivos médicos, ou obtê-los por meio de receita médica. Geralmente, este tipo de shampoo contém carvão alcatrão , cetoconazol , selênio sulfureto, piritiona de zinco , e ácido salicílico nele.

2. Pomada

Ao consultar um médico, ele pode prescrever um medicamento antifúngico tópico ou loção Corticosteroides que podem ajudar a tratar o couro cabeludo problemático devido à dermatite seborreica. No entanto, observe que o uso deste medicamento tópico deve estar de acordo com as instruções do médico.

3. Banho de sol

O banho de sol pela manhã também pode ser feito como uma forma de se livrar da caspa úmida causada pela dermatite seborréica. Certifique-se de sempre aplicar protetor solar ou protetor solar antes de tomar sol. A longo prazo, como se livrar da caspa úmida causada pela dermatite seborréica pode causar efeitos colaterais. Consulte um médico imediatamente se sentir que os efeitos colaterais que surgem interferem nas atividades diárias. Em pessoas com certas condições cujo problema de caspa úmida é bastante grave, pode ser necessário fazer uma combinação de vários tratamentos ao mesmo tempo, enquanto se descobre uma maneira realmente eficaz de se livrar da caspa úmida.

Qual é a diferença entre caspa úmida e caspa seca?

Você pode estar confuso sobre a diferença entre caspa úmida e caspa seca. À vista de todos, a diferença entre caspa úmida e caspa seca pode ser vista a partir de:

1. A forma e o tamanho da caspa

Caspa úmida na forma de flocos do couro cabeludo presos à haste do cabelo. Uma das diferenças entre caspa úmida e caspa seca pode ser vista na forma e no tamanho. Na verdade, não existe um termo caspa seca no mundo médico. Condições de caspa seca podem surgir devido ao couro cabeludo seco e escamoso que produz pequenos flocos brancos finos. Enquanto isso, a caspa úmida tem a aparência de couro cabeludo escamoso que está descascando, de cor amarela e pegajosa e oleosa ao toque. A caspa úmida não cai facilmente como a caspa na forma de pequenos flocos finos. A caspa úmida geralmente adere à haste do cabelo e ao couro cabeludo. Se você coçar o couro cabeludo, pode sentir que a superfície está molhada ou úmida.

2. Sintomas

A caspa seca tem formato pequeno com uma cor branca mais fina. A diferença entre a caspa úmida e a caspa seca também está nos sintomas que causam. A caspa seca geralmente não causa irritação ou vermelhidão no couro cabeludo. Enquanto isso, a caspa úmida pode causar irritação ou vermelhidão. Essa condição pode durar muito tempo e pode até causar coceira intensa e inflamação do couro cabeludo. Caspa úmida causada por dermatite seborréica pode fazer com que o couro cabeludo pareça psoríase , eczema ou certas reações alérgicas. A localização da aparência da caspa úmida pode variar. Começando pela linha do cabelo na testa, na parte de trás do cabelo perto do pescoço ou ao redor das orelhas. Embora frequentemente apareça no couro cabeludo, a dermatite seborréica também pode ocorrer em outras áreas do corpo. [[artigo relacionado]] A caspa úmida é um acúmulo de sebo ou óleo natural que permanece por muito tempo em um ambiente úmido. Em certos casos, a causa da caspa úmida pode ser devido ao quadro de dermatite seborréica. Para superar isso, você pode consultar um dermatologista para obter tratamento de acordo com a causa. Você também pode consulte um médico por meio do aplicativo de saúde da família SehatQ para saber mais sobre as causas da caspa úmida e como lidar com ela. Como, baixe o aplicativo agora via App Store e Google Play .