11 maneiras de superar a falta de ar naturalmente, sem drogas

Falta de ar ou dispneia Ocorre quando você tem dificuldade para respirar devido à falta de ar que entra nos pulmões. As causas da falta de ar podem variar devido ao excesso de peso, tabagismo, alergia a alguma coisa, temperaturas extremas ou ansiedade. Além disso, também pode ser causado por condições subjacentes, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, anemia, tuberculose, função pulmonar anormal, câncer de pulmão, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, embolia pulmonar, Covid-19 e outros. Essa maneira natural de lidar com a falta de ar é feita para que as vias respiratórias fiquem mais relaxadas. No entanto, além disso, você também deve entrar em contato com um médico. Para obter mais detalhes, consulte a explicação abaixo.

11 maneiras de superar a falta de ar naturalmente

Existem várias maneiras de lidar com a falta de ar naturalmente que você pode aprender. As etapas a seguir podem ajudar a relaxar as vias aéreas. Assim, a falta de ar será reduzida.

1. Respirando pela boca

Respirar pela boca é uma maneira simples de tratar a falta de ar sem medicação. Esta etapa pode ajudar a diminuir a taxa de respiração, tornando cada respiração mais profunda. Isso é especialmente útil se a falta de ar for causada por ansiedade. Além disso, esse método ajuda a liberar oxigênio retido nos pulmões. Você pode fazer isso com as seguintes etapas.
  • Sente-se ereto em uma cadeira com os ombros para trás.
  • Relaxe os músculos do pescoço e dos ombros.
  • Inspire lentamente pelo nariz, contando até dois, e não abra a boca.
  • Aperte os lábios, como se fosse assobiar.
  • Em seguida, expire lentamente pela boca, até contar até quatro.
  • Repita novamente e faça assim por 10 minutos.
Este método pode ser feito a qualquer momento, quando você sentir falta de ar.

2. Respire profundamente

Respirar profundamente pela barriga pode ajudá-lo a lidar com a falta de ar. Faça da seguinte maneira.
  • Deite-se e coloque as mãos sobre o estômago.
  • Inspire profundamente pelo nariz e inspire o estômago, até que os pulmões se encham de ar.
  • Prenda a respiração por alguns segundos.
  • Em seguida, expire pela boca. Isso pode esvaziar o ar dos pulmões de maneira adequada.
  • Repita este método por 5-10 minutos.
Siga estas etapas sempre que sentir falta de ar.

3. Fazer certas posições

Várias posições em pé, sentado ou deitado podem ajudá-lo a relaxar e regular a respiração. Se a falta de ar for causada por hiperatividade ou inquietação, isso pode ser muito útil. Algumas das posições a seguir você pode fazer para tratar a falta de ar sem medicação.
  • Sente-se em uma cadeira com a cabeça apoiada em um travesseiro sobre a mesa.
  • Fique em pé com as costas e quadris contra a parede.
  • Fique de pé com as mãos apoiadas na mesa.
  • Deite-se com a cabeça e os joelhos apoiados em um travesseiro.
Algumas dessas posições podem reduzir a pressão no trato respiratório e aumentar a capacidade de respirar, quando houver falta de ar.

4. Consumir gengibre fresco

Consumir gengibre fresco adicionando água morna como bebida pode ajudar a superar a falta de ar, causada por infecções respiratórias. Um estudo mostrou que o gengibre é eficaz no combate a vírus que são uma causa comum de infecções do trato respiratório. Não só os adultos podem beber, mas as crianças também podem consumir bebidas de gengibre.

5. Usando um ventilador

Com base em pesquisas, usar um ventilador para soprar ar no nariz e no rosto pode reduzir a falta de ar. Quando você respira o ar de um ventilador, recebe muito ar entrando. Provou ser uma forma eficaz de reduzir o desconforto respiratório sem medicação.

6. Beba café puro

Beber café puro pode ajudar com falta de ar sem medicação. A cafeína do café pode reduzir a fadiga dos músculos das vias respiratórias. Vários estudos mostraram que a cafeína pode melhorar a função respiratória em asmáticos, tornando mais fácil respirar. No entanto, você não deve consumir muito dele, porque o café pode aumentar sua freqüência cardíaca.

7. Tosse

Você pode ter muito muco que dificulta a respiração. No entanto, uma tosse controlada pode ajudá-lo a respirar melhor. A tosse tem força suficiente para soltar os tampões de muco do trato respiratório. Tente tossir 2 a 3 vezes pela boca aberta, sentado. A tosse deve ser forte e aguda para que o muco que a está bloqueando possa sair facilmente.

8. Inalação de vapor

A inalação do vapor pode manter as vias nasais desobstruídas, o que torna a respiração mais fácil. O vapor pode quebrar o muco nos pulmões e também reduzir a falta de ar. Você pode experimentar em casa, preparando uma tigela de água quente. Em seguida, adicione algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ou de eucalipto. Coloque o rosto sobre a tigela e cubra a cabeça com uma toalha. Respire fundo e inale o vapor. Em vez disso, deixe a água esfriar um pouco para evitar escaldar a pele.

9. Obtenha ar puro

Se sentir falta de ar quando estiver em uma área poluída, saia imediatamente da área e tome um pouco de ar limpo. Respirar ar puro pode ajudá-lo a respirar melhor, reduzindo o congestionamento.

10. Usando um umidificador

Se o ar em sua casa estiver muito seco, você pode tentar usar um umidificador. Essa ferramenta serve para manter o ar úmido de modo que ajuda a superar as passagens nasais secas e torna a respiração mais fácil. No entanto, certifique-se de que o umidificador esteja limpo para que não se torne um terreno fértil para bactérias e fungos.

11. Ter um estilo de vida saudável

Ao lidar com a falta de ar, você também deve fazer mudanças em seu estilo de vida. Também é benéfico para manter a saúde respiratória. Existem várias coisas que você pode fazer para ter um estilo de vida saudável, incluindo:
  • Pare de fumar e evite o fumo do tabaco.
  • Evite a exposição à poluição, alérgenos e toxinas.
  • Perca peso se estiver com sobrepeso ou obeso.
  • Exercícios regulares para melhorar o condicionamento físico.
  • Mantenha a saúde comendo alimentos saudáveis, dormindo o suficiente e consultando um médico se houver problemas de saúde.
  • Siga o plano de tratamento recomendado pelo seu médico se você tiver uma doença subjacente que causa falta de ar, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquite e outros.
[[artigos relacionados]] Se a falta de ar não melhorar, se tornar grave de repente ou for acompanhada de dor no peito, consulte imediatamente um médico. O médico certamente fará um diagnóstico e determinará o tratamento certo para você. O tratamento depende da causa subjacente. Portanto, é muito importante que você consulte um médico se ocorrer falta de ar.