Definição de gênero de acordo com a OMS e a diferença entre sexo

Na prática comum, os termos “sexo” e “gênero” são freqüentemente usados ​​alternadamente. No entanto, os dois têm significados diferentes. O que gênero significa de acordo com instituições confiáveis? Como é diferente do sexo?

Definição de gênero

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), gênero é uma característica socialmente construída de mulheres e homens, como normas, papéis e relações entre grupos de homens e mulheres. O gênero pode variar de um grupo comunitário para outro e pode mudar com o tempo. A partir da definição de gênero acima, gênero é algo que se forma socialmente e não a partir da forma corporal de homens ou mulheres. Gênero tende a se referir aos papéis sociais e culturais de mulheres e homens em uma determinada sociedade. No conceito de gênero, existem termos chamados identidade de gênero e expressão de gênero. A identidade de gênero é a perspectiva de uma pessoa ao se ver, seja como mulher ou como homem. Já a expressão de gênero é a forma como a pessoa expressa seu gênero (manifestação), por meio da forma de se vestir, corte de cabelo, voz, comportamento. O gênero é geralmente descrito como feminino e masculino. Você pode ter sido ensinado que os homens devem ser fortes, fortes e não devem ser chorões. Enquanto isso, as mulheres tendem a ser ensinadas a ser gentis e maternal. Essas características são intercambiáveis, de modo que os homens podem ser gentis e as mulheres podem ser firmes. Os papéis e estereótipos de gênero também são muito fluidos e podem mudar com o tempo.

Qual é a diferença entre sexo e gênero?

Gênero são as características de homens e mulheres que se formam na sociedade. Enquanto isso, sexo ou gênero é uma diferença biológica entre homens e mulheres. Essas diferenças biológicas podem ser vistas tanto nos órgãos genitais quanto nas diferenças genéticas. Uma pessoa faz sexo ou sexo como mulher, se tiver uma vagina com 46 cromossomos XX. Já os homens têm um órgão reprodutor em forma de pênis com 46 cromossomos XY. O gênero se forma naturalmente, isso pode ser visto desde o nascimento do indivíduo. Enquanto o gênero é moldado pelo social e pela cultura. O sexo tende a não ser intercambiável, que o pênis pertence ao homem e a vagina pertence à mulher. Enquanto isso, o gênero é intercambiável. Por exemplo, as mulheres podem ser masculinas e os homens podem ser femininos.

Exemplos de estereótipos de gênero que mudam com o tempo

Como afirmado acima, gênero é uma construção social e pode mudar com o tempo. Alguns casos de mudança de estereótipos de gênero, a saber:

1. Uso de salto alto

A esta altura, você deve concordar que o salto alto é sinônimo de mulher. No entanto, como se viu, os saltos altos foram originalmente projetados para os homens serem usados ​​durante a caça a cavalo.

A construção social moldou o estereótipo do salto alto como item feminino.

2. Cor rosa

Rosa ou rosa é uma cor feminina e só é considerada apropriada para mulheres. Isso também é uma mudança nos estereótipos de gênero, porque inicialmente o rosa era considerado adequado para os homens.

Gênero sempre anda de mãos dadas com gênero feminino e masculino?

Algumas pessoas acreditam que os traços masculinos devem ser possuídos por um homem, e a feminilidade deve ter uma mulher. Mesmo assim, a OMS afirma que gênero e sexo nem sempre andam de mãos dadas. Por exemplo, existem mulheres com traços masculinos dominantes. Além disso, muitos têm identidades de gênero que não estão de acordo com seu gênero. Esse indivíduo é chamado de transgênero e faz parte do grupo LGBT. Por exemplo, uma pessoa sente que é uma mulher, embora tenha um pênis na forma de um pênis. Alguns indivíduos que sentem que sua identidade de gênero não está de acordo com o sexo (sexo) que praticam correm o risco de sofrer um distúrbio psicológico denominado disforia de gênero. A ajuda de um psiquiatra é necessária para ajudar o indivíduo em questão a resolver o estresse interior que ele apresenta. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A OMS afirma que as pessoas com identidades de gênero diferentes de seu gênero frequentemente recebem discriminação e são socialmente excluídas. A OMS aconselha você a ser sensível e não discriminar pessoas cuja identidade de gênero seja consistente com seu gênero. É altamente recomendável que você respeite as outras pessoas cuja expressão de gênero possa ser diferente da sua.