A psicologia da personalidade explora a singularidade de cada indivíduo

Existem muitos ramos da psicologia, um dos maiores e mais populares é a psicologia da personalidade. O que é psicologia da personalidade? O que mais se aprende neste ramo da psicologia? A psicologia da personalidade é um estudo científico que visa compreender o indivíduo como um ser individual que possui características únicas em relação a outras pessoas. A singularidade pode ser vista a partir do comportamento, pensamentos, sentimentos e motivações que existem em cada pessoa. No entanto, essas diferenças também podem mostrar certos padrões que têm em comum com outras pessoas. Para procurar essas semelhanças, os psicólogos da personalidade geralmente examinam os traços, o temperamento, os motivos, os objetivos, os valores, os interesses, a identidade, a autocompreensão e o estado psicológico da pessoa.

Psicologia da personalidade

A psicologia da personalidade nasceu de várias teorias sobre a própria personalidade humana. Uma das primeiras teorias apresentadas por Gordon Allport, que afirma que a personalidade humana pode ser dividida em 3 grupos de características, a saber: comum, central, e cardeal. grupo de traço comum pode ser visto em pessoas com a mesma cultura. Além do mais, central é um grupo de características que constituem a personalidade de uma pessoa. Enquanto isso, cardeal é um grupo de características dominantes em uma pessoa, que eventualmente são conhecidas como características. Em seu desenvolvimento, muitas outras teorias surgiram de modo que a própria psicologia da personalidade humana deu origem a várias correntes, a saber:

1. Psicanálise

Esta escola presta atenção às influências fora da consciência, especialmente impulsos sexuais. Os especialistas acreditam que o impulso sexual pode ser uma motivação para uma pessoa em vários campos, incluindo campos não sexuais.

2. Neo-análise (ego)

Esse fluxo da psicologia da personalidade enfatiza os esforços para superar emoções e impulsos internos e as demandas dos outros.

2. Biológico

Esta escola enfoca as tendências e limitações que vêm da herança genética.

3. Behaviorismo

Essa base de análise mais científica concentra-se nas experiências que moldam a personalidade de uma pessoa.

4. Cognitivo

Esta escola vê a natureza ativa da mente humana.

5. Características

Esta escola aprende uma boa técnica no exame individual.

6. Humanismo

Esse fluxo da psicologia da personalidade respeita a natureza espiritual da pessoa e enfatiza seus esforços para alcançar a autorrealização.

7. Interacionismo

Nesse fluxo, cada pessoa tem uma personalidade diferente em cada situação. [[Artigo relacionado]]

Contribuição da psicologia da personalidade na vida real

A psicologia da personalidade é uma disciplina científica que pode contribuir com vários benefícios na vida humana, incluindo:
  • Desenvolver padrões relativos à contribuição da singularidade de uma pessoa na vida das pessoas
  • Prever o comportamento de uma pessoa com base nas características que exibe
  • Encontrar o ponto de vista único do indivíduo sobre sua própria personalidade
  • Descobrir a personalidade de alguém da qual eles podem não estar cientes
  • Encontrar a personalidade que reúne as diferentes características de uma pessoa
  • Dar preferência a certos conceitos sobre a individualidade de uma pessoa, por exemplo, sistema do ego, traços ou história de vida
  • Desenvolver conhecimento sobre a natureza humana
  • Transformando impressões interpessoais em conhecimento que pode ser extraído para o progresso científico
  • Representar os indivíduos de forma adequada na ciência, respeitando o indivíduo
Em um nível pessoal, a psicologia da personalidade pode ajudá-lo a compreender seus traços e características de personalidade. Isso ajudará muito a melhorar as relações sociais com amigos, familiares e colegas de trabalho.

Desvio de personalidade

A psicologia da personalidade também estuda como identificar pessoas com transtornos de personalidade. Os transtornos de personalidade são geralmente caracterizados por transtornos mentais crônicos que afetam seriamente o pensamento, o comportamento e as relações interpessoais de uma pessoa. De acordo com a orientação sobre transtornos mentais (DSM-5), há uma série de traços de personalidade que são categorizados como desviantes, incluindo:
  • Anti-social (PPE)
  • transtorno de personalidade limítrofe (TPB)
  • Narcisista (NPD)
  • Obsessivo-compulsivo (OCPD)
Para obter um diagnóstico do desvio acima, você deve se submeter a uma série de testes psicológicos de personalidade. Atualmente existe um teste conectados. No entanto, é melhor se submeter a um teste sob supervisão direta de um psicólogo, para obter um diagnóstico de transtorno de personalidade. É natural sentir medo ou ansiedade quando você foi diagnosticado com um desvio após passar por um teste psicológico de personalidade. No entanto, existem vários tratamentos com um psicólogo aos quais você pode se submeter para controlar o desconforto que sente devido a esse transtorno de personalidade.