Muitas vezes cãibras nas pernas: causas e como superá-las

Cãibras nas pernas são uma condição comum experimentada por todos. Cãibras nas pernas são contrações ou enrijecimento dos músculos das pernas que ocorrem repentinamente. No entanto, se as suas pernas têm cãibras com frequência, pode ser devido a certos problemas de saúde. As cólicas podem durar de alguns segundos a alguns minutos. Geralmente, essa condição pode ocorrer enquanto você está dormindo ou descansando. Em alguns casos, cãibras nas pernas não são uma condição perigosa. No entanto, às vezes a causa de cãibras nas pernas pode ocorrer devido a certas condições de saúde.

Várias causas de cãibras frequentes nas pernas que precisam ser conhecidas

Na maioria dos casos, a causa das cãibras nas pernas não pode ser explicada. No entanto, alguns suspeitam que as cãibras nas pernas podem ser causadas por fadiga muscular e disfunção nervosa. Aqui estão algumas das causas mais comuns de cólicas:

1. Desidratado

A desidratação ou falta de fluidos no corpo é uma das causas das cãibras nas pernas. A falta de fluidos corporais faz com que as terminações nervosas se tornem mais sensíveis. Como resultado, os nervos serão mais fáceis de contrair e pressionar as terminações nervosas motoras, causando cãibras nas pernas. Essa condição pode ocorrer quando você se exercita sob o sol quente e transpira muito.

2. Exercício excessivo

Cólicas frequentes podem ser uma indicação de que você está se exercitando por muito tempo ou muito. Isso pode causar cansaço nos músculos, causando cãibras nas pernas. Alguns exemplos de esportes que podem ser exagerados são corrida, futebol, boot camp e outros. Especialmente se você passar muito tempo se exercitando em um clima quente que o coloque em risco de ficar desidratado, essa condição pode piorar as cãibras nas pernas. Portanto, lembre-se de ficar bem descansado após o exercício para que sua saúde não seja comprometida.

3. Fadiga

A causa de cãibras nas pernas frequentes pode ocorrer é a fadiga durante as atividades diárias. A razão é que, quando o corpo se sente cansado, os nutrientes do corpo também são perdidos. Além disso, a fadiga também é a causa de cãibras nas pernas à noite. Embora não se saiba exatamente o que causa cãibras nas pernas à noite, é mais provável que esteja relacionado à fadiga muscular e disfunção nervosa. As pessoas que se exercitam excessivamente ou com intensidade mais alta correm o risco de cãibras nas pernas à noite.

4. Posição sentada ou em pé

Se você está acostumado a ficar sentado por longos períodos, mas de repente tem que ficar em uma fila por um longo tempo, ou vice-versa, pode se sentir cansado e mais sujeito a cãibras nas pernas frequentes. No entanto, isso não significa que ficar sentado por muito tempo também seja bom para os músculos. O motivo é que ficar sentado por muito tempo também pode tornar as fibras musculares rígidas e cólicas fáceis de sentir.

5. Deficiência mineral

Não só a falta de fluidos, de eletrólitos ou minerais no corpo, como sódio, cálcio, potássio, potássio e magnésio pode causar cãibras nas pernas frequentes. Para superar isso, você pode beber bebidas esportivas (bebida esportiva) que contém muitos eletrólitos. Além de prevenir a desidratação, beber bebidas com eletrólitos também pode prevenir cãibras nas pernas.

6. Gravidez

Cãibras frequentes nas pernas são comuns em mulheres grávidas, especialmente ao entrar no segundo e terceiro trimestres da gravidez. Isso pode acontecer porque mulheres grávidas têm tendência à falta de potássio e magnésio. Mulheres grávidas podem prevenir cólicas durante a gravidez, aumentando a necessidade de ingestão de líquidos e tomando suplementos de magnésio. No entanto, se você quiser tomar suplementos de magnésio, certifique-se de que as mulheres grávidas consultem primeiro um médico.

7. Uso de drogas

O uso de certos tipos de drogas pode causar cãibras nas pernas. Alguns tipos de medicamentos que têm efeitos colaterais de cãibras frequentes nas pernas, incluindo:
  • Medicamento para hipertensão.
  • Drogas para osteoporose (raloxifeno e teriparatida).
  • Remédio para anemia.
  • Medicamento para asma (albuterol).
  • Analgésicos (naproxeno e pregabalina).
  • estatinas.
  • Comprimidos de planejamento familiar.

8. Certas condições médicas

Se desidratação, exercícios excessivos ou posições incorretas de sentar e ficar em pé não forem os gatilhos para cãibras frequentes nas pernas, então você pode ter um determinado problema de saúde. Certos tipos de doenças que podem causar cãibras nas pernas incluem:
  • Doença na artéria periférica.
  • Esclerose múltipla.
  • Osteoartrite (calcificação das articulações).
  • Neuropatia periférica.
  • Falência renal.
  • Diabetes tipo 2.
  • Hipotireóide.
  • Mal de Parkinson.
  • Cirrose hepática.

Como lidar com cãibras nas pernas

Existem várias maneiras de tratar cãibras nas pernas, incluindo:

1. Alongamento

Uma maneira de lidar com as cãibras nas pernas é alongando-se. Interrompa as atividades que podem causar cãibras nos músculos. Você pode fazer alongamentos simples, como mover as pernas ou caminhar lentamente na ponta dos pés.

2. Aumente a ingestão de fluidos no corpo

Superar outras cãibras frequentes nas pernas é aumentar a ingestão de líquidos pelo corpo. Embora esse método seja mais lento para aliviar a dor, beber muita água ou bebidas esportivas ricas em eletrólitos pode ajudar a prevenir as cólicas.

3. Tome um banho quente

Um banho quente ou uma compressa quente também podem ajudar com as cólicas. No entanto, esse método não é recomendado para pessoas com diabetes ou lesão da medula espinhal.

4. Coma alimentos que contenham magnésio

Para evitar cãibras frequentes nas pernas, você pode comer alimentos ricos em magnésio, como banana, batata-doce, espinafre, nozes e sementes e iogurte. Acredita-se que os suplementos de magnésio sejam capazes de superar as cãibras nas pernas em mulheres grávidas. No entanto, isso ainda requer mais pesquisas. Se você quiser tomar suplementos de magnésio, certifique-se de que as mulheres grávidas consultem primeiro um médico. [[artigos relacionados]] Embora não seja perigoso, as causas das cãibras nas pernas ainda precisam ser vigiadas. Se você sentir cãibras nas pernas frequentes, muito frequentes para causar certas condições, consulte imediatamente um médico para obter tratamento sobre a maneira correta de lidar com as cãibras.