Cuidado, essas 9 causas de caroços no peito, você deve estar ciente

Quem disse que um caroço no peito é sempre causado por câncer? Na verdade, existem muitas doenças que podem causar isso. Começando com cistos, lipomas, hematomas, até tuberculose óssea. Uma variedade de condições médicas pode causar o aparecimento de um nódulo no peito. Além disso, um impacto forte que atinge o peito pode causar o aparecimento de um nódulo.

9 causas de caroços no peito a serem observados

Quando aparece um caroço no peito, muitas pessoas pensam que é câncer. Na verdade, existem muitas causas para os caroços no peito que podem ser facilmente tratadas com a ajuda de um médico. Para obter mais detalhes, identifique as várias causas desse caroço no peito.

1. Câncer de mama

A causa mais temida de um caroço no peito é o câncer de mama. Normalmente, os caroços que aparecem no peito devido ao câncer de mama têm uma textura dura e um ângulo irregular. Geralmente, os caroços no peito devido ao câncer não são dolorosos ao toque. Mas, em alguns casos, o caroço pode doer.

2. Cisto

Os cistos podem causar um caroço no peito A próxima causa de um caroço no peito é um cisto. Os cistos são caroços cheios de líquido que variam em tamanho, alguns são muito pequenos e alguns são grandes. Os cistos podem ser causados ​​por muitas coisas, como fatores genéticos, tumores, lesões que rompem os vasos sanguíneos e bloqueios no corpo. Para as mulheres, geralmente os cistos que aparecem no peito ou na mama aparecem na idade de 35-50 anos (perto da menopausa).

3. Fibroadenoma

Esse caroço no peito é freqüentemente experimentado por mulheres. O fibroadenoma é geralmente indolor e aparece na idade de 20 a 30 anos. A textura desse caroço no peito é dura, mas macia. Se tocados, esses caroços podem se mover. Embora pareça assustador, o fibroadenoma é um nódulo não canceroso que não é perigoso.

4. Lipoma

Os lipomas são pedaços de tecido adiposo que crescem logo abaixo da pele. Esses caroços podem aparecer no peito, assemelhando-se a um caroço. Esses caroços crescem muito lentamente e são indolores, a menos que o lipoma cresça perto de um nervo ou vaso sanguíneo, então pode ocorrer dor. Qualquer pessoa pode ter o aparecimento de um lipoma, mas esse caroço no peito é mais comum em pessoas com idade entre 40 e 60 anos.

5. Necrose de gordura

A necrose gordurosa ocorre quando o tecido adiposo da mama é danificado por lesão ou após ser submetido à radioterapia. Embora a necrose de gordura seja mais comum em mulheres, isso não significa que os homens não possam experimentá-la. No entanto, os caroços no tórax que aparecem devido à necrose gordurosa não são cancerosos e não causam dor.

6. Ferve

Um caroço no peito? Pode ser apenas uma fervura. Uma fervura ou abcesso é o resultado de um acúmulo de pus que está inflamado. Esses caroços também podem aparecer no peito. Você precisa ter cuidado se tiver úlceras, pois essa condição pode causar sintomas de dor, fadiga e até febre. Furúnculos geralmente são causados ​​por uma infecção bacteriana. Quando a bactéria entra no corpo, o sistema imunológico do corpo atribui glóbulos brancos para combatê-la. Como resultado, alguns tecidos corporais morrem e causam o aparecimento de úlceras.

7. Lesão

Não se engane, um impacto ou qualquer coisa que cause uma lesão no peito também pode causar o aparecimento de um nódulo. Geralmente, um caroço no peito causado por uma lesão pode doer ao toque. Experimente aplicar um cubo de gelo no caroço para aliviar a dor. Se a dor também não passar, vá imediatamente ao médico.

8. Tuberculose óssea

A tuberculose (TB) é causada por bactérias Mycobacterium tuberculosis. Quando a tuberculose se espalha para além dos pulmões, essa condição é conhecida como tuberculose óssea. A tuberculose pode causar o aparecimento de caroços na parede torácica. Os sintomas incluem dor e perda de peso.

9. Fasceíte nodular

A fascite nodular é um tumor benigno que pode aparecer em várias partes do corpo, incluindo a parede torácica. Um caroço no tórax causado por fasceíte nodular geralmente cresce rapidamente e tem textura irregular. Além disso, a fascite nodular pode causar dor. [[Artigo relacionado]]

Quando um nódulo no tórax deve ser examinado por um médico?

Se houver alterações em qualquer parte do corpo, incluindo o aparecimento de um nódulo no peito, você deve consultar um médico imediatamente para um diagnóstico e tratamento adequados. Se um nódulo no peito for acompanhado por qualquer um dos seguintes sintomas, consulte um médico imediatamente:
  • Inchaço
  • Dor no peito
  • Atrofia muscular (diminuição da massa muscular)
  • Peito expandido
  • Movimento corporal prejudicado.
Além disso, consulte um médico se o caroço aparecer após uma pancada forte no tórax e se você tiver histórico familiar de câncer antes. Se você tiver dúvidas sobre a causa de um caroço no peito, pode consultar um médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App Store e Google Play.