11 funções dos órgãos digestivos humanos e como eles funcionam

Cada alimento e bebida que consumimos deve passar por uma longa jornada até que todos os nutrientes possam ser utilizados pelo corpo. Esse processo é complicado porque envolve o sistema digestivo, que consiste em vários órgãos do corpo humano, da boca ao ânus. Aqui está uma explicação mais completa.

Qual é o sistema digestivo humano?

O sistema digestivo é um processo realizado por um grupo de órgãos do corpo humano para quebrar e processar os alimentos a fim de absorver seus nutrientes. Os nutrientes obtidos serão distribuídos por todo o corpo para serem utilizados como energia e manter o funcionamento de outros órgãos. Enquanto isso, os resíduos alimentares que não podem ser decompostos, digeridos ou absorvidos serão excretados pela urina ao urinar ou pelas fezes durante a defecação. O sistema digestivo dos alimentos é regulado pelo cérebro, que é auxiliado por outros componentes (como nervos, hormônios e enzimas) para que a função de cada órgão e o processo de cooperação entre eles funcionem em um ritmo regular. O sistema digestivo humano também é apoiado por uma série de músculos que coordenam o movimento dos alimentos para ajudar a suavizar o processo de processamento.

Órgãos do sistema digestivo humano e suas funções

Uma descrição completa do sistema digestivo humano O sistema digestivo humano consiste em um tubo na forma de uma "mangueira" de rosca longa que começa sequencialmente na boca, garganta e termina no ânus. Ao longo desse duto, existem outros órgãos "acessórios" que também são importantes para auxiliar a digestão, como a vesícula biliar, o fígado e o pâncreas. Enquanto isso, os órgãos classificados como os principais órgãos digestivos humanos são divididos em dois grupos, a saber, órgãos sólidos e órgãos não sólidos (que têm a forma de sacos). Os órgãos incluídos no sistema digestivo não sólido são boca, esôfago, estômago, intestino grosso, intestino delgado e ânus. Por outro lado, os órgãos incluídos no sistema digestivo sólido são o fígado, o pâncreas e a bile. A seguir está uma lista dos órgãos do sistema digestivo humano e suas funções em ordem e suas funções, de cima para baixo:

1. Boca

A boca é a porta de entrada para o trato digestivo humano. Quando mastigamos, o processo de digestão dos alimentos realmente começou. Mesmo antes de o alimento entrar na boca, nosso sistema digestivo está pronto para secretar saliva para molhar a boca. Quando entra na boca, o movimento de mastigação transforma o alimento em partículas menores. Enquanto isso, as enzimas da saliva podem esmagar os alimentos para que sejam mais fáceis de processar posteriormente. Depois que o alimento é esmagado, a língua o empurra para o próximo destino, ou seja, a garganta.

2. Garganta

Esse órgão, que é medicamente chamado de faringe, é o caminho usado pelos alimentos para chegar ao esôfago. Quando o alimento foi esmagado na garganta, existem duas possibilidades que podem acontecer, a saber:
  • Os alimentos podem passar pelo caminho certo, nomeadamente para o esófago e depois para o estômago.
  • Os alimentos, na verdade, vão para o caminho errado para o trato respiratório. A segunda possibilidade é o que nos faz sufocar.
Para evitar que os alimentos passem pelo caminho errado, há uma epiglote na garganta. A epiglote é a parte do trato digestivo que tem o formato de uma folha. Sua função é quase a mesma de uma porta, que pode abrir e fechar conforme necessário.

3. Esôfago

O esôfago é um órgão que faz parte do sistema digestivo com uma forma semelhante a um tubo muscular que se estende da faringe até o estômago. Por meio de um mecanismo de compressão denominado peristaltismo, o esôfago leva o alimento ao estômago.

4. Estômago

O próximo sistema digestivo humano é o estômago. Além de armazenar os alimentos, o estômago também desempenha um papel na mistura e na decomposição dos alimentos em uma forma que seja mais facilmente absorvida. Essa função é realizada por enzimas e ácidos produzidos pelo estômago. Quando o alimento vai para o próximo órgão após o estômago, sua consistência é como uma pasta ou líquido. [[Artigo relacionado]]

5. Intestino delgado

Do estômago, a comida irá para o intestino delgado. O intestino delgado é dividido em três partes, a saber:
  • duodeno (duodeno)
  • Jejuno
  • Ileum
Esse órgão continuará processando alimentos usando enzimas produzidas pelo pâncreas e pelo fígado. O duodeno é responsável por quebrar continuamente os alimentos e processá-los. Enquanto isso, o jejuno e o íleo desempenham um papel importante para que os nutrientes dos alimentos possam ser absorvidos pelo corpo. No intestino delgado também ocorre o peristaltismo, que movimenta os alimentos e os mistura com substâncias liberadas por outros órgãos digestivos humanos.

6. Intestino grosso

Depois disso, a comida vai para o intestino grosso. Aqui, o alimento que entra são os restos da digestão e serão transferidos para o reto e depois para o ânus. Mas antes disso, a água contida nos restos será retirada, para que a consistência fique mais densa. O restante do alimento continuará no intestino grosso, até que haja um movimento que desencadeie sua expulsão do reto. Geralmente, os restos de comida levam cerca de 36 horas para passar pelo intestino grosso.

7. Reto

O reto é um "espaço" que conecta o intestino grosso e o ânus. A função desse órgão digestivo é receber resíduos de alimentos que se transformaram em fezes e armazená-los. Quando as fezes entram no reto, sensores localizados nessa área enviam mensagens ao cérebro, para determinar se as fezes precisam ser expelidas ou não.

8. Ânus

O ânus é a última porta do sistema digestivo humano. Esse órgão consiste em músculos usados ​​para manter e reter as fezes do reto quando ele não está pronto. Além disso, esse músculo também nos impede de defecar espontaneamente durante o sono.

Órgãos que ajudam o sistema digestivo humano e suas funções

Além das oito ferramentas acima, o sistema digestivo humano também é auxiliado por três outros órgãos que também estão localizados na cavidade abdominal: o fígado, o pâncreas e a bile.

1. Coração

O fígado também desempenha um papel no sistema digestivo. Esse órgão produz uma substância chamada bile, útil para digerir a gordura e se livrar do excesso. Os nutrientes contidos nos alimentos também serão filtrados pelo fígado. Além disso, o fígado também filtra toxinas e outros produtos químicos prejudiciais ao corpo.

2. Pâncreas

O pâncreas produz enzimas que são então liberadas no duodeno para ajudar a digerir quimicamente as gorduras, proteínas e carboidratos.

3. Bile

O fluido biliar é armazenado e excretado da vesícula biliar. Quando a comida gordurosa entra no duodeno, a vesícula biliar se contrai e libera a bile.

O papel dos hormônios e da função do sistema nervoso no sistema digestivo humano

O sistema digestivo humano pode funcionar bem porque é controlado por hormônios e nervos. Ambos fornecem uma espécie de sinal, que viaja ao longo do trato digestivo até o cérebro.

1. O papel dos hormônios na digestão humana

Os hormônios que desempenham um papel no sistema digestivo humano são produzidos por células encontradas no estômago e nos intestinos. Esse hormônio funciona para desencadear a produção de componentes que auxiliam na digestão e enviam sinais de saciedade e fome ao cérebro. Além disso, também existem hormônios produzidos no pâncreas, que desempenham um papel importante na digestão.

2. O papel do sistema nervoso na digestão humana

No corpo, existem nervos que conectam o sistema nervoso central, ou seja, o cérebro e a medula espinhal, ao sistema digestivo e o controlam. Portanto, quando você vê uma comida deliciosa, os nervos em seu cérebro enviam sinais às glândulas salivares para tornar a cavidade oral mais úmida, em preparação para comer. Além disso, também existem nervos nas paredes do trato digestivo responsáveis ​​por regular o processamento rápido ou lento dos alimentos nessa área. Os nervos também podem enviar sinais aos músculos do trato digestivo, para se contrair ou relaxar, para mover os alimentos pelos intestinos.

Manter a saúde do sistema digestivo humano

Manter o sistema digestivo saudável pode ajudá-lo a evitar problemas digestivos. Siga estas etapas fáceis para manter seu sistema digestivo em ótima forma:
  • Adicione frutas e vegetais suficientes ao seu menu diário. Frutas e vegetais contêm fibras, minerais, enzimas, vitaminas e prebióticos que podem manter seu sistema digestivo saudável.
  • Coma pães integrais, massas e cereais. Consumir alimentos com ingredientes à base de grãos, como aveia, pode ajudar as bactérias benéficas em seu intestino.
  • Evite carnes processadas, como salsichas e cachorros-quentes, pois podem causar problemas no sistema digestivo. Você também deve limitar o consumo de boi, porco e cordeiro. Essas carnes têm maior probabilidade de transportar bactérias que podem danificar o sistema digestivo.
  • Obtenha cálcio e vitamina D. suficientes Você pode prevenir problemas digestivos certificando-se de comer alimentos e bebidas ricos em cálcio, como leite, tofu e iogurte.
  • Tomar suplementos de vitamina D e tomar sol da manhã também pode ajudar a prevenir problemas digestivos.
  • Exercite-se regularmente. Manter-se fisicamente ativo pode ajudar a manter o sistema digestivo saudável. Tente se manter exercitando pelo menos 10-15 minutos por dia.
Se você estiver acima ou abaixo do peso, pode estar mais sujeito a problemas digestivos. Fazer exercícios e seguir uma dieta saudável pode ajudar a diminuir o risco de problemas no sistema digestivo. Se você está tendo problemas para perder ou ganhar peso, converse com seu médico sobre o que você pode fazer a respeito. [[artigos relacionados]] Cada parte do corpo humano foi organizada de forma que possa realizar suas funções adequadamente, incluindo o sistema digestivo humano. Cada órgão do sistema digestivo humano tem sua própria função de manter o ritmo de trabalho no processamento de todos os alimentos e bebidas que consumimos. Portanto, você precisa mantê-lo comendo alimentos saudáveis ​​e fazendo exercícios regularmente.