Benefícios do Betel Lime e seus perigos para a saúde

Você sabia que o badejo não tem nada a ver com folhas ou plantas de bétele? Sim, a folha de bétele vem da planta de bétele, enquanto o badejo é, na verdade, um termo indonésio para uma substância química chamada hidróxido de cálcio ou Ca (OH) 2. O hidróxido de cálcio é um pó branco e inodoro. No mundo industrial, o uso de hidróxido de cálcio é muito diversificado, desde uma mistura no tratamento de resíduos, produção de papel, até construção. Já na odontologia, o badejo costuma ser usado como uma mistura no preenchimento das raízes dos dentes. O mundo da culinária também não fica para trás com o uso do badejo, desde a preparação de picles até a preparação de sucos de frutas. No entanto, existe a hipótese de que o uso desse material pode desencadear doenças graves em humanos.

O badejo é prejudicial à saúde?

Supõe-se que a ingestão de badejo pode causar vários problemas de saúde, como dor de garganta, queimação na boca, dor de estômago, vômitos ou evacuações contendo sangue. Também se prevê que engolir o badejo danifique os órgãos do corpo porque o conteúdo desse composto tem altos níveis alcalinos (pH 11-12,5). No entanto, essa reação só ocorrerá se você consumir hidróxido de cálcio, que não é destinado à alimentação ou ainda não grade alimentar. Consumir badejo que não égrade alimentarrisco de causar ferimentos graves à morte. A própria Agência de Supervisão de Alimentos e Medicamentos (BPOM) garante que o uso de badejo Comida grau é bastante seguro, desde que seja realizado de uma boa maneira de produção de alimentos. Na Indonésia, esse ingrediente é frequentemente usado como uma mistura em biscoitos e quebradiços de amendoim para torná-lo mais crocante e crocante. Enquanto em outras partes do mundo, o uso de badejo também é amplamente utilizado como uma mistura em:
  • Picles: a água de badejo é usada como marinada para ingredientes em conserva, de modo que não fiquem facilmente pastosos.
  • Açúcar: O badejo é usado para remover as impurezas do açúcar e, ao mesmo tempo, aumentar sua estabilidade por meio de um processo denominado carbonatação.
  • Farinha de milho e chips: embebendo o milho com casca em água de badejo para que o milho possa ser processado mais facilmente.
  • Suco de frutas: O badejo é considerado por seu teor de cálcio para aumentar o valor agregado do suco.
[[Artigo relacionado]]

Os benefícios do badejo além da comida

Além de ser uma mistura de certos alimentos, o badejo também tem outros benefícios, como segue:
  • Elimina germes dentários

Estudos revelam que o badejo tem propriedades antimicrobianas que podem destruir bactérias que causam danos à membrana e ao DNA do dente. A existência desta função faz com que o badejo seja frequentemente utilizado como obturador de canal radicular para matar bactérias que ainda estão alojadas ali depois que seus dentes são tratados por um dentista. Além disso, o conteúdo de íons hidroxila no badejo também pode melhorar a formação de raízes duras. Isso é muito útil para o dentista no tratamento de seus dentes doloridos.
  • Alisar o cabelo

O hidróxido de cálcio é frequentemente usado em xampus para alisar o cabelo. O alto teor alcalino torna o badejo amplamente utilizado em xampus ou cremes para o cabelo como conservante. relaxantes de cabelo. Relaxantes de cabelo é um líquido que alisa os cabelos crespos sem causar danos ao couro cabeludo. O hidróxido de cálcio é realmente capaz de quebrar as ligações sidulfeto, que unem aminoácidos chamados cisteína, também conhecido como o conteúdo do cabelo que o faz enrolar naturalmente. Ao quebrar essas ligações, os cabelos cacheados serão mais fáceis de alisar. Além disso, o uso de badejo também é considerado útil para prevenir e eliminar o odor corporal. Isso porque o badejo tem um poder de adsorção capaz de repelir os odores corporais e absorver o suor. Isso o torna potencialmente um desodorante alternativo.

Cuidado com os efeitos colaterais do badejo

Certifique-se de que o badejo que você usa é seguro para comida, também conhecido como grade alimentar. Isso ocorre porque o consumo de hidróxido de cálcio destinado às indústrias de processamento de resíduos, papel e construção é classificado como uma emergência médica com os seguintes sintomas:
  • Cegueira
  • Dor ou inchaço na garganta
  • Sensação de queimação nos lábios ou língua
  • Dificuldade para respirar
  • Dor de estômago, náuseas e vômitos
  • Vomitando sangue
  • Há sangue nas fezes
  • Perda de consciência ou desmaio
  • Pressão sanguínea baixa
  • Diminuição do nível de acidez no sangue
  • Irritação na pele.
Se você sentir os sintomas acima e suspeitar que ingeriu hidróxido de cálcio de grau industrial, vá imediatamente ao pronto-socorro ou ao centro de saúde mais próximo. Você realmente tem que garantir a segurança de consumi-lo.