Corpo quente, mas sem febre? 12 Essas coisas podem ser a causa

A condição do calor do corpo, mas não da febre, pode ser causada por muitas coisas. Não só a doença, sem perceber o estilo de vida e os fatores ambientais também podem aumentar a temperatura corporal. Dependendo da causa, o calor do corpo, mas sem febre, pode ser acompanhado de outros sintomas, como irritação da pele ao suor excessivo. A seguir estão algumas das possíveis causas dessa condição.

12 causas de calor corporal, mas sem febre

Para determinar se você está com febre ou não, use um termômetro para verificar sua temperatura. Se a temperatura do seu corpo atingir 38 graus Celsius ou mais, você está com febre. Enquanto isso, se a temperatura corporal estiver abaixo de 37 graus Celsius, você não está com febre. Se o corpo estiver quente, mas não com febre, isso significa que há outra causa subjacente. Aqui estão 12 causas possíveis.

1. Exercício excessivo

O exercício excessivo pode causar febre, especialmente se você não está acostumado a se exercitar, se o clima está quente ou se você está se esforçando demais. Pare de se exercitar imediatamente se você se sentir muito cansado ou desmaiar. Além disso, evite fazer exercícios quando o tempo estiver quente.

2. Comida e bebida

Alguns alimentos e bebidas podem deixar o corpo quente, mas não febril, como álcool, cafeína (chá ou café), alimentos condimentados ou outros alimentos e bebidas muito quentes. Considera-se que o corpo sente calor ou suor mais ao consumir os alimentos e bebidas acima.

3. Roupas justas

Usar roupas muito justas pode aumentar a temperatura corporal. Além disso, roupas justas também inibem a circulação de ar ao redor da pele. Não apenas roupas justas, roupas com fibras sintéticas também podem reter o calor e evitar que o suor evapore. Como resultado, o corpo ficará quente e suado.

4. Transtornos de ansiedade

Corpo quente, mas sem febre? Pode ser um transtorno de ansiedade! Não apenas hábitos e fatores ambientais, verifica-se que os transtornos de ansiedade também podem causar calor no corpo. A ansiedade é a resposta natural do corpo ao estresse. Quando ocorre um transtorno de ansiedade, o sofredor fica com medo. Isso pode ser sentido em situações de uma entrevista de emprego, de ir à escola pela primeira vez ou de fazer uma apresentação para uma grande multidão. Outros sintomas de transtornos de ansiedade incluem frequência cardíaca mais rápida, tensão muscular e respiração rápida.

5. Hipertireoidismo

O hipertireoidismo (tireoide hiperativa) ocorre quando a glândula tireoide produz uma quantidade excessiva do hormônio tiroxina. Essa condição pode acelerar o metabolismo do corpo, causando perda de peso e aumento da frequência cardíaca. Essa condição também pode causar calor corporal, mas não febre. Além disso, o hipertireoidismo também pode causar tremores nas mãos, diarreia, dificuldade para dormir ou fadiga.

6. Anidrose

Se a pele não consegue suar, a condição é conhecida como anidrose. A anidrose pode fazer com que algumas partes da pele percam a função de suor, de modo que a temperatura corporal aumente, aliás, o calor. Cuidado, além de aquecer o corpo, a anidrose também pode causar outras complicações. Vá imediatamente ao médico se ocorrer anidrose em você.

7. Diabetes

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, os diabéticos são mais sensíveis ao clima quente do que a pessoa média. Isso acontece por dois motivos:
  • Pacientes diabéticos ficam desidratados mais rápido quando em clima quente
  • As complicações do diabetes podem danificar os vasos sanguíneos e os nervos, fazendo com que as glândulas sudoríparas não funcionem adequadamente.
O diabetes deve ser tratado por um médico para que os sintomas possam ser controlados de forma que não interfiram nas atividades diárias.

8. Gravidez e ciclo menstrual

A menstruação pode causar calor corporal, mas não febre De acordo com o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido, é muito comum as mulheres sentirem um aumento na temperatura corporal durante a gravidez ou menstruação. Isso ocorre devido a alterações hormonais que aumentam o suprimento de sangue à pele. Da mesma forma, as mulheres grávidas, que experimentarão um aumento da temperatura corporal durante o processo de ovulação.

9. Menopausa e perimenopausa

As mulheres podem sentir o calor na parte superior do corpo antes, depois ou durante a menopausa. De acordo com o Instituto Nacional do Envelhecimento dos Estados Unidos, isso é causado por mudanças nos níveis do hormônio estrogênio no corpo das mulheres. Normalmente, essa sensação de calor na parte superior do corpo será acompanhada por outros sintomas, como:
  • Pele avermelhada no rosto e pescoço
  • Suor excessivo
  • Suar à noite (pode interferir no sono)
  • Sentindo frio e tremendo depois.
Se os vários sintomas da menopausa acima forem muito incômodos, converse com seu médico sobre esse problema.

10. Certos medicamentos

Existem certos medicamentos que podem causar calor no corpo, mas não febre. De acordo com a Sociedade Internacional de Hiperhidrose, são os medicamentos em questão:
  • Analgésicos, como tramadol e naproxeno
  • Drogas cardiovasculares, como amlodipina e losartan
  • Medicamentos hormonais, como testosterona
  • Drogas gastrointestinais, como omeprazol e atropina
  • Medicamentos para a pele, como lidocaína e isotretinoína
  • Medicamentos psiquiátricos, como fluoxetina
  • Alguns antibióticos e medicamentos antivirais.
Se os medicamentos acima causam calor corporal, mas não causam febre, consulte seu médico para descobrir outros tratamentos que não causam efeitos colaterais.

11. Esclerose múltipla (EM)

Esclerose múltipla ou MS tornará o paciente sensível ao clima quente. Quando a temperatura corporal aumenta um pouco, os sintomas da esclerose múltipla pioram. Além do clima quente, os sintomas da EM também podem ser exacerbados com um banho quente, exercícios excessivos ou febre alta. Os sintomas da EM diminuirão à medida que a temperatura corporal diminuir. Além disso, as pessoas que sofrem desta doença também precisam estar vigilantes porque podem sentir um calor corporal repentino.

12. Fator de idade

Os idosos com 65 anos ou mais sentirão uma sensação de calor diferente dos jovens. Isso ocorre porque o corpo dos idosos não consegue se adaptar às mudanças rápidas do clima como os jovens. Ou seja, o calor será mais sentido na pele dos idosos. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ:

Se você costuma sentir calor, mas não tem febre, é uma boa ideia ir ao médico para receber o tratamento certo. No hospital, os médicos podem realizar vários exames, como exames de urina ou de sangue, para diagnosticar a causa.