Tipos de gotas auriculares líquidas para remoção de sujeira de acordo com as recomendações BPOM

A limpeza mais segura do ouvido só pode ser feita por um especialista em ouvido, nariz e garganta (ENT). No entanto, você pode usar um líquido especial vendido sem prescrição na farmácia para limpar seus ouvidos sozinho, se não tiver tempo para consultar um médico. Que tipo de limpador de ouvido é seguro para usar?

Ingredientes em fluido de limpeza de ouvido seguro

Existem muitas marcas comerciais de fluido para limpeza de ouvidos no mercado. Portanto, você deve ser sábio ao escolher os colírios conforme necessário. A própria Agência de Supervisão de Alimentos e Medicamentos (BPOM) emitiu recomendações para substâncias que devem estar contidas no fluido para limpeza de ouvido e podem ser usadas para tratar distúrbios auditivos menores, incluindo:

1. Peróxido de hidrogênio (3% H2O2)

O peróxido de hidrogênio, também conhecido como fluido peridrol, é usado para facilitar a remoção da cera do ouvido. No entanto, tenha cuidado. O uso excessivo de H2O2 para limpar o ouvido pode realmente causar infecção. O motivo é que pode haver líquido no ouvido que torna o ambiente interno úmido. O canal auditivo que está constantemente úmido pode se tornar um terreno fértil para bactérias.

2. Fenol Glicerina

A função dessas gotas para os ouvidos é semelhante à do peróxido de hidrogênio, que amolece o cerúmen e também hidrata o canal auditivo. O fluido para limpeza de ouvido é classificado como seguro e não irritante.

3. Docusato de sódio

O docusato de sódio também limpa o ouvido, amolecendo a cera para que saia mais facilmente. No entanto, este não é um fluido de limpeza de ouvido para crianças, considerando sua natureza, que tende a fazer com que a superfície da pele da orelha fique vermelha.

Gotas de líquido para limpar o ouvido infectado

Além das três recomendações acima, o tipo de fluido de limpeza administrado a você que tem infecção no ouvido será ajustado de acordo com a causa. Em infecções de ouvido causadas por bactérias, o médico prescreverá gotas para os ouvidos que contêm antibióticos, como neomicina e polimixina (para interromper o crescimento de bactérias) e corticosteróides (para interromper a inflamação e o inchaço). O uso excessivo de antibióticos pode realmente reduzir a eficácia do medicamento e até mesmo torná-lo resistente aos antibióticos. Portanto, o uso de fluido para limpeza de ouvido geralmente deve ser feito no máximo 4 vezes ao dia ou conforme orientação de um médico. O fluido para limpeza de ouvido também pode ser uma solução para o alívio de infecções de ouvido em crianças e bebês. No entanto, os médicos geralmente recomendam o uso por 5 a 7 dias (especialmente para crianças com 6 anos ou mais) e um máximo de 10 dias consecutivos se não houver complicações graves no ouvido, como rompimento do tímpano.

Como usar o fluido para limpeza de ouvido corretamente

Antes de aplicar o limpador de ouvido, segure o frasco cheio de gotas para os ouvidos para aquecê-lo. Esse método é feito para minimizar a sensação de tontura depois que o medicamento é colocado no ouvido. Você também pode fazer isso submergindo o corpo da garrafa em água morna. Mesmo BPOM também permite que o fluido de limpeza de ouvido contendo peróxido de hidrogênio, docusato de sódio e fenol glicerina seja misturado um pouco com água morna na proporção de 1: 1. Não se esqueça de lavar as mãos para evitar contaminação e peça a outra pessoa para ajudar com o gotejamento, se possível. Procure não tocar na ponta do frasco com as mãos ou colocá-lo na superfície do ouvido infectado para que o medicamento não fique contaminado com germes. Depois disso, siga as seguintes etapas sobre como limpar adequadamente seus ouvidos:
  • Deite-se com a orelha infectada voltada para cima.
  • Certifique-se de que a ponta do conta-gotas do fluido de limpeza de ouvido está voltada para o canal auditivo, mas não em contato com a pele.
  • Deite o líquido para limpeza das orelhas de acordo com o número de gotas recomendado pelo médico.
  • Mantenha essa posição por 5 minutos ou cubra o canal auditivo com um cotonete que seja seguro, especialmente para crianças.
  • Repita as mesmas etapas no outro ouvido se ele também tiver uma infecção.
Limpe a ponta do conta-gotas no frasco de gotas para ouvido após o uso e feche bem a tampa. Não se esqueça de lavar as mãos novamente após dar o medicamento. Armazene o medicamento em recipiente bem fechado, em local seco, protegido da luz e a temperatura ambiente não ultrapasse 15 graus Celsius. [[Artigo relacionado]]

Outra maneira de limpar ouvidos com segurança

A opção segura de terapia de ouvido para manter a saúde do ouvido é a irrigação do ouvido. A irrigação do ouvido é a maneira correta de limpar a sujeira ou objetos estranhos do ouvido. Neste procedimento, o médico irá enxaguar o canal auditivo com água esterilizada ou solução salina esterilizada. Evite limpar a cera de ouvido com óleo de bebê e cotonetes. Isso ocorre porque o óleo de bebê e os cotonetes podem deixar a sujeira mais profunda no ouvido. Escolha uma maneira segura de remover a cera e limpe-a para evitar esse problema.

Notas de SehatQ

Você precisa determinar o motivo da remoção dessa cera. O uso de líquidos de limpeza sem prescrição médica é permitido apenas em casos de pequenos problemas, como cera de limpeza ou a entrada de animais (formigas ou insetos) no ouvido. Se você deseja limpar seu ouvido porque há uma infecção (marcada por dor, inchaço, febre ou secreção do ouvido), você deve primeiro verificar sua reclamação com um médico otorrinolaringologista. O mesmo se aplica à limpeza da cera do ouvido interno em bebês ou crianças.