Como ler os resultados do ultrassom 2D que as mulheres grávidas precisam entender

Muitos pais podem querer saber como ler os resultados do ultrassom 2D. A princípio a leitura dos resultados do ultrassom será sempre explicada primeiro pelo médico. No entanto, nunca é demais saber ler fotos de ultrassom bidimensional (ultrassonografia) de sua própria gravidez.

Como ler os resultados do ultrassom 2D?

Os resultados da ultrassonografia 2D são geralmente descritos por um ginecologista. A ultrassonografia bidimensional é o tipo de ultrassom padrão realizado com mais frequência durante os testes de gravidez. Este teste usa ondas sonoras para criar imagens 2D em uma tela de computador que mostram a condição e o desenvolvimento do feto no útero da mãe. O exame de ultrassom 2D pode ser feito em cada trimestre da gravidez para diferentes propósitos. No primeiro trimestre, a ultrassonografia 2D pode ajudar a determinar sua idade gestacional. No segundo e terceiro trimestres, o exame ultrassonográfico visa observar o desenvolvimento do feto no útero. [[artigo relacionado]] Os pais podem aprender a ler os resultados do ultrassom bidimensional. Você só precisa prestar atenção a dois indicadores importantes nas fotos de ultrassom: cor e orientação da imagem.

1. Cor

Existem três cores vistas na foto de ultra-som 2D, ou seja, cinza, preto e branco. A cor cinza na imagem mostra o tecido, a cor preta indica o líquido amniótico e a cor branca indica o osso. O feto estará no centro das três cores cercado por uma imagem preta.

2. Orientação da imagem

Além da cor, ver o feto no útero também pode ser visto pela orientação da imagem ou pelo formato da foto exibida. A visualização da orientação da imagem é usada para detectar a posição da cabeça e da coluna do bebê. A posição da cabeça é vista para determinar se o bebê está pélvico ou não. Se for pélvica, a posição da cabeça ainda é na parte superior do útero, o que pode dificultar o parto da mãe. A direção da coluna é vista para determinar para onde o bebê está voltado no momento do exame. No entanto, a posição do feto ainda pode girar até a gravidez na velhice. Converse com seu obstetra se a posição do bebê é adequada para a idade gestacional.

3. Abreviações em fotos de ultrassom

Para facilitar a leitura dos resultados das fotos de ultrassom 2D, você precisa entender algumas das seguintes abreviações relacionadas à gravidez:
  • Idade gestacional (IG): estimativa da idade gestacional pelo comprimento dos braços, pernas e diâmetro da cabeça fetal.
  • Saco gestacional (GS): o tamanho do saco gestacional que geralmente tem a forma de um círculo preto.
  • Diâmetro biparietal (BD): o diâmetro da cabeça do bebê.
  • Circunferência da cabeça (HC): circunferência da cabeça do bebê.
  • Comprimento coroa-garupa (CRL): o comprimento do feto da cabeça à nádega.
  • Circunferência abdominal (AC): ao redor da barriga do bebê.
  • Comprimento do fêmur (FL): comprimento do osso da perna do bebê.
  • Data de vencimento estimado (EDD): data estimada de parto (HPL) com base em uma idade gestacional máxima de 280 dias (40 semanas) após o primeiro dia da última menstruação
Saber como ler os resultados do ultrassom bidimensional tornará mais fácil detectar possíveis distúrbios da gravidez no feto. Algumas anormalidades fetais que podem ser detectadas por ultrassom são anormalidades da coluna vertebral, fenda labial, anormalidades dos dedos e integridade de órgãos, anormalidades do coração, anormalidades da cabeça e assim por diante. Síndrome de Down . [[Artigo relacionado]]

Quão precisos são os resultados de ultrassom 2D?

O médico explica como ler o sexo do bebê no ultrassom 2D. Um estudo publicado no National Institutes of Health (NIH) afirma que os resultados do ultrassom 2D para leitura e determinação do sexo são bastante precisos. Nesse estudo, os resultados ultrassonográficos mostrando um feto do sexo masculino tiveram uma precisão de até 100%. Isso significa que o feto que se prevê ser homem pelo exame de ultrassom geralmente nascerá com o mesmo sexo. No entanto, se o ultrassom detectar uma mulher, a precisão do feto verdadeiro nascerá como uma menina é menor. Ou seja, existe a possibilidade de que o feto previamente previsto pelas mulheres tenha nascido menino.

Quais são as vantagens e desvantagens do ultrassom 2D em comparação com outros tipos de ultrassom?

Um ultrassom 2D fornecerá um esboço do desenvolvimento do bebê com uma imagem plana. No entanto, mesmo sendo plano e visível apenas de um lado, os resultados de um ultrassom bidimensional ainda podem mostrar imagens dos órgãos internos do bebê. O ultrassom bidimensional (USG) também é mais barato e pode ser coberto por seguro ou outro seguro saúde. Mesmo que o preço seja acessível, os exames de gravidez com ultrassom 2D ainda são recomendados porque atendem aos padrões para exames básicos de gravidez e ainda podem ajudar a diagnosticar anormalidades no feto, como coração, rim e outras anormalidades internas. Enquanto isso, o exame de ultrassom 3D pode exibir imagens externas tridimensionais. Os resultados dessa foto de ultrassom também têm uma função mais ampla de ver quaisquer distúrbios no feto, um dos quais é detectar problemas de fenda labial. O mesmo ocorre com o ultrassom quadridimensional, que agora é cada vez mais popular. Os resultados das fotos de ultrassom 4D produzirão imagens em movimento que parecem mostrar o feto como na vida real, em vez de apenas como uma imagem plana em 2 dimensões. No entanto, ultrassom 3D e 4D certamente têm um preço muito mais caro. Você também deve consultar primeiro se quiser fazer um exame de gravidez com um ultrassom tridimensional e um ultrassom quadridimensional. [[artigos relacionados]] Se você deseja consultar diretamente sobre como ler fotos de ultrassom bidimensional, pode conversar com os médicos no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo agora no Google Play e Apple Store.