Observando o Processo do Ciclo da Água e seu Impacto de Danos

Todos concordam que a água é um dos elementos importantes para a vida humana. No entanto, poucas pessoas sabem sobre o processo do ciclo da água em si, que devemos manter para que a quantidade e a qualidade da água na terra permaneçam boas por centenas de anos no futuro. A água é a única substância na Terra com 3 formas ao mesmo tempo, a saber, sólida (gelo), líquida (água) e gasosa (nuvem). Todos os três podem mudar de forma no ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico. O ciclo da água é um ciclo contínuo da água na terra, até a atmosfera, até retornar à terra. Em termos simples, o ciclo da água consiste em evaporação, condensação e precipitação, embora na verdade seja mais complexo do que isso.

O ciclo da água ocorre nestes 5 estágios

A chuva é uma forma de precipitação no ciclo da água. Mais de 96% das reservas de água do mundo vêm dos oceanos. Não é surpreendente que muitas descrições do ciclo da água comecem a partir desse lugar. O ciclo da água que começa no próprio mar costuma passar por 5 fases, que são as seguintes:

1. Exposição ao sol

Quando o sol brilha na superfície do mar, as moléculas de água se movem. Quanto mais rápido essas moléculas de água se moverem, maior será a evaporação que ocorre.

2. Suba para a atmosfera (evaporação)

O atrito que ocorre nas moléculas de água faz com que a água se transforme em vapor e comece a subir para a atmosfera.

3. Condensa-se e torna-se uma nuvem (condensação)

Nesse estágio, todo o vapor de água evaporado sobe para a atmosfera. Quanto mais alto for o vapor de água, mais fria será a temperatura, de modo que as moléculas de água desaceleram e se unem. É quando ocorre a condensação, que é visível como uma nuvem ao olho humano.

4. Precipitação

As gotículas de água continuam a se combinar até que as nuvens se tornem grandes e pesadas, de modo que no final caem de volta à terra ou é chamado de precipitação. A precipitação pode assumir a forma de chuva, neve ou cristais de gelo, dependendo da temperatura à qual se condensa.

5. A água flui na terra

O último estágio do ciclo da água é quando as gotas de precipitação caem na superfície da Terra. Parte da precipitação será absorvida pela terra e então armazenada como reservas de água subterrânea. Parte dele flui para rios, lagos, mares e assim por diante. [[Artigo relacionado]]

Fatores que podem interromper o ciclo da água

Quer percebamos ou não, as atividades humanas geralmente prejudicam a natureza, uma das quais está mudando o ciclo da água. Condições e atividades que apresentam risco de interromper o ciclo da água são o desmatamento e o efeito estufa.

1. Desmatamento

O corte de árvores na floresta (desmatamento), por exemplo, para abrir terras agrícolas ou novos assentamentos, é um dos principais fatores que podem alterar o ciclo da água. Normalmente, ao respirar, as árvores liberam vapor de água que voa para a atmosfera e se transforma em chuva ou neve que cai na área. No entanto, quando a floresta é desmatada devido à extração de madeira, esse vapor d'água vai diminuindo de forma que a chuva também é rara na área. Além da interrupção do ciclo da água, o solo da região ficará seco e instável, podendo ocorrer deslizamentos de terra quando chover.

2. O efeito estufa

O efeito estufa é um processo natural em que a Terra confina certos gases, de forma que a temperatura do ar na Terra é mais estável do que em outros planetas do sistema solar. No entanto, as atividades humanas, como a queima de combustível, fazem com que a temperatura da Terra fique mais quente do que deveria. Esta condição também é conhecida como aquecimento global. O aquecimento global interrompe o ciclo da água porque faz com que as calotas polares derretam. Quando esse degelo continuar, a Terra passará por mudanças climáticas que também terão um impacto negativo na vida humana.

Impacto da mudança climática no ciclo da água

As mudanças climáticas podem causar inundações. Infelizmente, a mudança climática, uma das quais é afetada pelo aquecimento global, também mudou o ciclo da água. De acordo com o Instituto de Ciências da Indonésia, existem pelo menos 5 impactos significativos das mudanças climáticas no ciclo da água, como segue:
  • Poluição da água em todos os lugares, que afetará a qualidade da água potável ou da água para outras necessidades humanas.
  • Falta de água potável e saneamento, o que, por sua vez, reduzirá a qualidade de vida humana.
  • perda de biodiversidade, incluindo o aumento dos tipos de plantas e animais classificados como 'em perigo'.
  • Houve secas e inundações, o que é um impacto direto da perda de vários tipos de plantas como barreira para as águas pluviais resultante do ciclo das águas.
  • Conflito de água devido à falta de disponibilidade de água potável na terra.
Outra consequência da mudança do ciclo da água é a elevação do nível do mar na Indonésia. Isso faz com que várias pequenas ilhas fiquem submersas e várias cidades localizadas na orla marítima, como Jacarta, Semarang e Surabaya, sejam vulneráveis ​​a enchentes, quando chove ou quando a maré está alta.