11 Efeitos colaterais dos antibióticos, de comuns a raros

Os efeitos colaterais dos antibióticos são bastante diversos, variando desde o aparecimento de condições que são classificadas como leves a perigosas. Esses efeitos colaterais devem ser compreendidos para que você possa distinguir quais condições precisam ou não de tratamento. Os antibióticos são uma classe de medicamentos prescritos por médicos para tratar infecções bacterianas. Este medicamento atua matando ou inibindo o crescimento de bactérias no corpo. Infelizmente, existem alguns efeitos colaterais que podem ocorrer devido ao desempenho de antibióticos em nossos corpos. Quais são os efeitos colaterais dos antibióticos?

Efeitos colaterais comuns de antibióticos

A maioria dos efeitos colaterais dos antibióticos não é grave. Mesmo assim, existem também alguns efeitos colaterais mais graves, como anafilaxia. É por isso que é importante conhecermos os efeitos colaterais dos antibióticos para saber como evitá-los.

1. Problemas digestivos

Problemas digestivos, como náuseas, vômitos, diarreia e flatulência, são efeitos colaterais comuns dos antibióticos. Os antibióticos macrolídeos, como cefalosporinas, penicilinas e fluoroquinolonas, são os tipos mais comuns de antibióticos que causam efeitos colaterais digestivos. Pergunte ao seu médico se você deve comer alimentos antes de tomar antibióticos. Porque os efeitos colaterais desse antibiótico geralmente podem ser reduzidos comendo antes de bebê-lo.

2. Sensível à luz

Sensível à luz ou fotossensibilidade Este é um efeito colateral comum dos antibióticos. Essa condição pode fazer com que a luz pareça mais brilhante aos seus olhos. Por outro lado, fotossensibilidade Também pode causar queimaduras na pele com mais facilidade. Geralmente, os antibióticos que o tornam mais sensível à luz são as tetraciclinas. Tente usar um protetor solar que contenha UVA ou UVB, bem como usar roupas de mangas compridas e óculos escuros quando sair durante o dia.

3. Febre

A febre é um efeito colateral dos antibióticos, geralmente causado por uma reação alérgica. Geralmente, são causadas por antibióticos, como beta-lactâmicos, cefalexina, minociclina e sulfonamidas. Os efeitos colaterais desses antibióticos geralmente desaparecem por conta própria. No entanto, se a febre não diminuir após 1-2 dias, pergunte ao seu médico se você pode tomar paracetamol ou ibuprofeno para tratar a febre. Se a febre atingir 40 graus Celsius, ou for acompanhada por sintomas de erupção cutânea e falta de ar, procure imediatamente o médico.

4. Infecção fúngica

Enquanto os antibióticos matam as bactérias, podem ocorrer infecções fúngicas. Porque, antibióticos podem matar bactérias boas que têm a função de prevenir infecções fúngicas do corpo. Como resultado, podem surgir infecções de fermento na vagina, boca e garganta. Se isso acontecer, vá imediatamente ao médico e consulte-o. Normalmente, você receberá medicamentos antifúngicos para tratá-lo.

5. Descoloração do dente

Alguns antibióticos, como a tetraciclina e a doxiciclina, podem causar manchas permanentes nos dentes, especialmente em crianças (menores de 8 anos) cujos dentes ainda estão crescendo. Da mesma forma com mulheres grávidas, os efeitos colaterais desses antibióticos podem ocorrer nos dentes do bebê posteriormente. É por isso que os pais e as mulheres grávidas devem consultar um médico antes de tomar antibióticos, especialmente a tetraciclina e a doxiciclina.

6. Reações alérgicas

Os efeitos colaterais dos antibióticos podem causar alergias. As reações alérgicas podem ser causadas por muitos medicamentos, incluindo antibióticos. Algumas reações alérgicas são leves, mas algumas podem causar sintomas mais graves, como falta de ar ou até anafilaxia. Se você realmente tem alergia a antibióticos, geralmente os sintomas aparecem logo depois de tomá-los. Consulte imediatamente um médico para obter assistência médica. Lembre-se de que uma reação alérgica é um efeito colateral sério dos antibióticos. Nunca o subestime.

7. Insuficiência renal

Pacientes com doença renal devem ser mais cuidadosos ao tomar antibióticos, pois eles são considerados prejudiciais aos rins. Especialmente em pessoas idosas cuja função renal não é a ideal. Normalmente, os médicos darão antibióticos em doses mais baixas para evitar efeitos colaterais. A insuficiência renal é um efeito colateral sério dos antibióticos. Fale primeiro com o seu médico se tiver doença renal antes de tomar antibióticos.

8. Mudanças no sangue

Alguns antibióticos, como beta-lactâmicos e sulfametoxazol, podem causar alterações no sangue. Um deles é a leucopenia, que reduz os níveis de glóbulos brancos no corpo, facilitando o ataque de infecções. Além disso, também pode ocorrer trombocitopenia (condição de diminuição das plaquetas ou plaquetas sanguíneas). Isso pode causar sangramento, hematomas e coagulação sanguínea lenta. Se você tem um sistema imunológico fraco, consulte seu médico antes de tomar antibióticos.

9. Problemas cardíacos

Em casos raros, os antibióticos também podem causar problemas cardíacos, como batimento cardíaco irregular ou pressão arterial baixa. Essa condição geralmente é causada pelo tipo de antibiótico eritromicina, ciprofloxacina, à terbinafina. Se você tiver uma doença cardíaca, informe o seu médico sobre a condição para que possam receber os antibióticos corretos.

10. Apreensões

Efeitos colaterais dos antibióticos a serem observados As convulsões são um efeito colateral raro dos antibióticos, mas isso não significa que você deve ignorá-los. Os efeitos colaterais desses antibióticos são geralmente causados ​​pelos tipos de antibióticos ciprofloxacina, imipenem, cefixima e cefaxelina. Se você tem epilepsia ou já teve convulsões antes, converse com seu médico antes de tomar antibióticos.

11. Tendinite

Tendinite é a inflamação do tendão. Os tendões são tecido conjuntivo que conecta os músculos aos ossos. Esse problema também pode ser causado por antibióticos como a ciprofloxacina. Algumas pessoas têm maior risco de tendinite, incluindo:
  • Pacientes com insuficiência renal
  • Teve um transplante de coração, pulmão ou rim
  • Ter um histórico de doença do tendão
  • Tomando drogas esteróides
  • Idoso (acima de 60 anos).
Se você se enquadrar nos critérios acima, consulte seu médico para evitar os efeitos colaterais dos antibióticos. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ:

Consulte seu médico antes de tomar qualquer medicamento, incluindo antibióticos. Pois, o médico irá lhe dizer a dose e como tomá-la de forma adequada para que os efeitos colaterais não ocorram. Alguns dos efeitos colaterais dos antibióticos acima certamente não podem ser subestimados. Essas várias condições são um lembrete de que devemos permanecer vigilantes e sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento.