Tabus de vitiligo que os sofredores devem entender

O vitiligo é uma doença de pele em que os melanócitos são incapazes de produzir melanina, o pigmento da pele. Embora não possa ser completamente curado, na verdade, existem vários tipos de tabus alimentares para o vitiligo aos quais você deve prestar atenção, pois acredita-se que eles apresentam alto risco de agravar o vitiligo que você está experimentando.

O que é a doença do vitiligo?

O vitiligo é uma doença que ataca o pigmento da pele. Em condições normais, a cor da pele, do cabelo e dos olhos é determinada por um pigmento chamado melanina. No entanto, no caso do vitiligo, as células que compõem a melanina param de funcionar ou morrem, resultando em manchas brancas na pele. Isso pode ocorrer devido à incapacidade de produzir melanina na pele (despigmentação). Embora não haja como prevenir e tratar o vitiligo, acredita-se que essa doença possa ser controlada com a adoção de uma determinada dieta.

Proibição e tabu do vitiligo na alimentação

De acordo com Vitiligo Support International, pessoas com vitiligo podem ser deficientes em certos nutrientes do corpo. No entanto, não há resultados de pesquisas que comprovem que existem tipos de alimentos que podem melhorar ou piorar o quadro desta doença. Apenas a evidência anedótica sugere que algumas pessoas com vitiligo experimentam reações negativas quando comem certos tipos de alimentos. Especialmente o tipo de alimento que contém agentes despigmentantes hidroquinona. Aqui estão os tabus alimentares do vitiligo que devem ser evitados:
  • Bagas, incluindo cerejas, morangos, framboesas, mirtilos e amoras
  • Frutas cítricas (laranjas e limões), romãs, tomates, uvas
  • Produtos lácteos, como leite, queijo, iogurte
  • Fontes de proteína animal, como carne vermelha, carne bovina, peixe
  • Comida apimentada
  • Alimentos gordurosos e com gorduras ruins
  • Picles
  • Alimentos processados ​​de trigo
  • Comida rápida
  • Refrigerante
  • Refrigerantes
  • Bebidas alcoólicas
  • Bebidas com cafeína, como chá e café
  • Chocolate
Além dos tabus alimentares para a doença de vitiligo, existem vários tipos de alimentos que se acredita serem seguros para consumo por quem sofre de vertigem, a saber:

1. Grãos Inteiros

Um tipo de alimento considerado seguro para consumo por pessoas com vitiligo são os grãos inteiros. Os grãos inteiros contêm fibras, vitaminas e minerais que são bons para a saúde do corpo. Os grãos inteiros, como a aveia, contêm grande quantidade de vitamina E, que pode ajudar a estimular o sistema imunológico e combater as bactérias nocivas. Com isso, sua pele ficará saudável.

2. Vegetais

Embora os vegetais sejam muito bons para a saúde do corpo, acredita-se que vários tipos de vegetais tenham um efeito positivo nas pessoas com vitiligo. Um deles é o espinafre. O espinafre contém muitos nutrientes que podem aumentar a regeneração da pele e reparar os vasos sanguíneos danificados no corpo. Além disso, o repolho também é bom para consumo por pessoas com vitiligo, pois contém vários nutrientes e substâncias que ajudam o corpo a combater substâncias nocivas.

3. Gorduras saudáveis

Pessoas com vitiligo são aconselhadas a comer gorduras saudáveis. As gorduras saudáveis ​​podem ser obtidas através do azeite e de alguns tipos de nozes. No entanto, existem tipos de nozes que são proibidos de causar vitiligo, nomeadamente pistácios e castanha de caju.

4. Ginkgo biloba

Um estudo sugere que o extrato de ginkgo biloba pode reduzir o risco de propagação da despigmentação do vitiligo. Além dos tipos de alimentos mencionados acima, também é importante fortalecer o sistema imunológico do corpo com alimentos que contenham fitoquímicos, beta-caroteno e antioxidantes. Por exemplo, bananas, maçãs, couve, beterraba, cenoura, rabanete e tâmaras. Vários tipos de tabus de alimentos e bebidas para a doença de vitiligo que precisam ser evitados e não acima podem não ser necessariamente eficazes para todos os que sofrem de vitiligo. Portanto, as recomendações e tabus sobre o vitiligo do ponto de vista alimentar não podem ser generalizados para todos os que sofrem de vitiligo.

Existe uma maneira de tratar o vitiligo?

Na verdade, o tratamento do vitiligo visa melhorar a aparência da pele, mas não consegue curar completamente a doença. Como tratar o vitiligo tem como objetivo principal melhorar a estética ou a aparência da pele, restaurando a cor original da pele. Um dos problemas das pessoas com vitiligo é a luz solar. Quando exposta à luz solar, a pele produz melanina para protegê-la contra os raios ultravioleta (UV) prejudiciais. Em pessoas com vitiligo, a quantidade de melanina na pele não é suficiente para que a pele não fique protegida da luz solar. Portanto, certifique-se de usar um protetor solar com FPS 30 ou mais para evitar maiores danos à pele. Você também pode usar um creme de camuflagem para a pele para uniformizar o tom da pele. Este creme à prova d'água funciona para disfarçar as manchas de vitiligo.

Tratamento médico para tratar o vitiligo

Passar por um tratamento médico requer paciência porque leva muito tempo até sentir sua eficácia. Aqui estão vários tratamentos médicos que as pessoas com vitiligo podem se submeter.

1. Medicação tópica de corticosteroide

Os médicos podem prescrever pomadas contendo corticosteróides para restaurar a cor da pele de pessoas com vitiligo. Em geral, o tom da sua pele pode ficar uniforme após 4 a 6 meses de tratamento. No entanto, o uso de corticosteroides tópicos deve ser feito sob a supervisão de um médico. Porque o uso prolongado de corticosteroides tópicos pode fazer com que a pele fique fina, seca e quebradiça.

2. Ingestão de vitamina D

Pacientes com vitiligo são aconselhados a evitar a exposição à luz solar direta, pois pode ter um impacto negativo na pele. Na verdade, a vitamina D é uma fonte importante para a manutenção de ossos e dentes saudáveis. Portanto, a maioria das pessoas com vitiligo precisa da ingestão de vitamina D por meio de fontes alimentares, como óleo de peixe, e também de suplementos de vitamina D para garantir a vitamina D adequada no corpo.

3. Terapia de luz (fototerapia)

Este método de tratamento de vitiligo é escolhido se as manchas de vitiligo experimentadas são generalizadas e não podem ser tratadas com drogas corticosteróides tópicos. Essa terapia usa luz ultravioleta B (UVB) para restaurar a cor da pele afetada pelo vitiligo. Muitas pessoas com vitiligo afirmam ser capazes de se recuperar com essa terapia. No entanto, manchas de vitiligo podem reaparecer dentro de um a quatro anos após o término do tratamento.

4. Terapia PUVA

A terapia com PUVA é feita combinando luz ultravioleta A (UVA) com psoraleno (pode ser tomado por via oral ou tópica). Na verdade, cerca de 50-70% das pessoas com vitiligo afirmam ser ajudadas por tratamentos que visam restaurar a cor da pele no rosto, tórax, braços e pernas.

5. Cirurgia de enxerto de pele

Neste procedimento, a pele saudável de uma parte do corpo que não tem vitiligo é retirada e usada para revestir a pele que apresenta manchas brancas de vitiligo. O tratamento do vitiligo pode ser recomendado se o uso de medicamentos e a terapia não forem eficazes. Embora não haja uma maneira de tratar o vitiligo que garanta que o paciente possa se recuperar completamente, alguns dos tratamentos acima podem ajudá-lo a disfarçar suas manchas de vitiligo. Mas lembre-se de que o efeito de um tratamento e de outro certamente pode reagir de maneira diferente, dependendo da sua condição. Portanto, consulte primeiro seu médico antes de decidir sobre o tipo certo de tratamento. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O vitiligo é uma doença de pele em que os melanócitos são incapazes de produzir melanina, o pigmento da pele. Embora não possa ser completamente curado, na verdade, existem vários tipos de tabus alimentares para o vitiligo que devem ser considerados e formas de tratá-lo que podem reduzir o risco de espalhar manchas brancas na pele.